O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

612 I SÉRIE - NÚMERO 17

capítulo referente aos impostos locais, o Capítulo XI, conjuntamente com a sisa. De qualquer forma, trata-se de um artigo novo e penso que a metodologia a seguir é a de que os artigos novos são votados, no fim, independentemente da sua inserção sistemática.
Em todo o caso, se assim não for, a votação desta proposta nunca será feita neste momento mas, sim, quando discutirmos o Capítulo XI, ou seja, a seguir ao artigo 43.º da proposta de lei.

O Sr. Presidente: - Que diz a isto o Sr. Deputado Octávio Teixeira?

O Sr. Octávio Teixeira (PCP): - Sr. Presidente, em relação à proposta do Partido Socialista, concordo com o Sr. Deputado.
Agora, no que toca à nossa proposta, entendemos que os artigos novos poderão ou deverão ser votados no fim quando não têm numeração proposta, mas quando têm numeração proposta têm de ser discutidos e votados na ordem. Alguma razão há para que os grupos parlamentares apontem uma numeração para os artigos novos que propõem.

O Sr. Presidente: - Também me parece mais razoável, porque, se há uma proposta de inserção sistemática, votar-se-á conjuntamente o artigo proposto e a sua inserção sistemática, como é óbvio.

Sr. Deputado João Carlos da Silva, tem a palavra.

O Sr. João Carlos da Silva (PS): - Sr. Presidente, de facto, a proposta 55-P, do PCP, contém a numeração de artigo 22.º-A. A nossa proposta 4-P não refere numeração, diz apenas «Artigo novo».
De qualquer forma, penso que deveriam ser apreciados no capítulo referente aos impostos locais, a seguir ao artigo 43.º da proposta de lei. Parece que isso é consensual.

O Sr. Presidente: - Exacto. Tal como está no guião, aliás.

Srs. Deputados, vamos discutir a proposta 55-P, apresentada pelo PCP.

Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Sá.

O Sr. Luís Sá (PCP): - Sr. Presidente, gostaria apenas de chamar a atenção da Câmara para a importância muito particular que atribuímos a esta proposta.
Na verdade, o artigo 7.º, n.º 7, da Lei de Finanças Locais estabelece claramente que os municípios devem ser compensados, através de verba a inscrever no Orçamento do Estado, das reduções de impostos ou das isenções de impostos que revertem a seu favor.
Esta norma da Lei de Finanças Locais nunca foi cumprida. O Partido Socialista, quando estava na oposição, fez deste cumprimento uma bandeira, tendo, designadamente, criticado os sucessivos Governos e a maioria parlamentar do PSD por nunca terem garantido o cumprimento desta disposição.
Através da proposta do PCP, o PS tem a oportunidade de ser coerente e cumprir aquilo que ao longo dos anos sempre prometeu e que, aliás, a Associação Nacional de Municípios Portugueses tantas e tantas vezes reivindicou, por unanimidade, como uma das suas principais preocupações.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado José Junqueiro.

O Sr. José Junqueiro (PS): - Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Srs. Deputados: O PS considera esta matéria, como sempre considerou, pertinente e entende que ela vai ter solução com a nova lei das finanças locais.
De qualquer forma, aquando da audição da Associação Nacional de Municípios Portugueses, exprimimos a este respeito uma concordância quanto ao conjunto de preocupações então enunciado. No entanto, não nos parece próprio, neste momento, introduzirmos alterações que a nova lei vai resolver. Entendemos que se deve estudar aprofundadamente este problema, muito de acordo com o requerimento que nós próprios dirigimos ao Governo, em 20 de Novembro, onde, considerando impostos como os da sisa e da contribuição autárquica, lhe solicitávamos as medidas a adoptar, bem como os procedimentos futuros, de modo a obviar a este conjunto de preocupações.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Manuel dos Santos.

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr. Presidente, tinha pedido a palavra para falar sobre o artigo 27.º da proposta de lei.

O Sr. Presidente: - Então, tornarei a dar-lha quando esse artigo estiver em discussão.

Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Sá.

O Sr. Luís Sá (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: A este respeito, gostaria de lembrar ao Partido Socialista que no ponto 2.1. de um documento que foi entregue a esta Câmara pela Associação Nacional de Municípios Portugueses sobre o Orçamento do Estado, e que foi aprovado por unanimidade, é dito: «Verifica-se que não está inscrita qualquer verba destinada a compensar novas isenções ou reduções da sisa». No ponto 4.1., o mesmo é afirmado a propósito da contribuição autárquica.
Portanto, a posição da Associação Nacional de Municípios Portugueses é inquestionável nesta matéria, tal como o é o facto de o Partido Socialista sempre ter defendido este princípio quando estava na oposição.
Também creio que não tem qualquer justificação referir a revisão do regime de finanças locais para o efeito, porque este princípio está estabelecido na lei em vigor, a Lei n.º 1/87, sem margem para qualquer dúvida. O problema é apenas cumprir a lei, não há qualquer dúvida a esclarecer.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado José Junqueiro.

O Sr. José Junqueiro (PS): - Sr. Presidente, quero apenas reiterar o que afirmámos sobre esta matéria.
Quando chegámos ao Plenário e ao dia de hoje para discutir este e outros problemas, não o fizemos apenas para tentar dar a imagem pública de que neste momento estamos preocupados.
A matéria que estamos a discutir faz parte de um documento onde se consideram e sublinham as preocupações da Associação Nacional de Municípios Portugueses e onde o próprio Partido Socialista requer uma resposta clara a essas mesmas preocupações. Entendendo, como é óbvio, que é matéria que sempre dissemos querer ver resolvida,

Páginas Relacionadas
Página 0611:
12 DE DEZEMBRO DE 1996 611 orçamento das comissões de coordenação regional, destinada espec
Pág.Página 611
Página 0613:
12 DE DEZEMBRO DE 1996 613 afirmamos que o deverá ser no âmbito da nova lei das finanças lo
Pág.Página 613
Página 0614:
614 I SÉRIE - NÚMERO 17 É justamente por isso que o PSD apresenta esta proposta, com esta f
Pág.Página 614
Página 0615:
12 DE DEZEMBRO DE 1996 615 tir isso no quadro da concertação social. Justamente faz parte d
Pág.Página 615
Página 0616:
616 I SÉRIE - NÚMERO 17 tência e a sua convicção de que esta é uma medida que vai resolver
Pág.Página 616
Página 0617:
12 DE DEZEMBRO DE 1996 617 maior prazer fazê-lo. É, aliás, com satisfação que o faço, porqu
Pág.Página 617
Página 0618:
618 I SÉRIE - NÚMERO 17 segundo a estimativa dos seus promotores, abrangem 11 068 famílias,
Pág.Página 618
Página 0619:
12 DE DEZEMBRO DE 1996 619 O Orador:- Sim, mas eu... O Sr. Presidente: - Se esta prop
Pág.Página 619
Página 0620:
620 I SÉRIE - NÚMERO 17 O Orador: - Todos os sistemas incentivos a uma actividade económica
Pág.Página 620
Página 0621:
12 DE DEZEMBRO DE 1996 621 O Sr. João Carlos da Silva (PS): - Sr. Presidente, o Sr. Deputad
Pág.Página 621
Página 0622:
622 I SÉRIE - NÚMERO 17 Srs. Deputados. Já recebi mais dois pedidos de interpelação à Mesa
Pág.Página 622
Página 0623:
12 DE DEZEMBRO DE 1996 623 O Sr. Octávio Teixeira (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Membros do
Pág.Página 623
Página 0624:
624 I SÉRIE - NÚMERO 17 questões fiscais, não sabe que as empresas que têm prejuízos podem
Pág.Página 624
Página 0625:
12 DE DEZEMBRO DE 1996 625 O Sr. Presidente: - O CDS-PP também manifestou estar de acordo c
Pág.Página 625
Página 0626:
626 I SÉRIE - NÚMERO 17 O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, não posso obrigar as pessoas a le
Pág.Página 626
Página 0627:
12 DE DEZEMBRO DE 1996 627 O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Marques Gu
Pág.Página 627
Página 0628:
628 I SÉRIE - NÚMERO 17 O Orador: - É verdade! Peço imensa desculpa! Se estava distraído, p
Pág.Página 628
Página 0640:
640 I SÉRIE - NÚMERO 17 O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Secretário de Estado dos As
Pág.Página 640
Página 0646:
646 I SÉRIE - NÚMERO 17 O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Tem razão! O Sr. President
Pág.Página 646
Página 0651:
12 DE DEZEMBRO DE 1996 651 João Carlos Barreiras Duarte. José Álvaro Machado Pacheco Pe
Pág.Página 651