O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2846 I SÉRIE - NÚMERO 81

O Sr. Presidente: - A palavra, para formular um pedido de esclarecimento, ao Sr. Deputado Medeiros Ferreira.

O Sr. Medeiros Ferreira (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Jorge Ferreira, fez o mesmo trabalho de casa para aquelas entidades que defenderam o referendo sobre a questão europeia antes de 1992 e depois de 1992?

O Sr. Presidente: - Apalavra, para formular um pedido de esclarecimento, ao Sr. Deputado Carlos Encarnação.

O Sr. Carlos Encarnação (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Jorge Ferreira, estou admirado com o trabalho enorme que V. Ex.ª teve e estou muito satisfeito pela alegria que lhe demos. V. Ex.ª teve a oportunidade de brilhar naquela tribuna fazendo essas citações todas, que foram muitas, que foram extensíssimas, devem ter dado um trabalhão doido para cotejar todos aqueles jornais, aquelas revistas, aquelas publicações! V. Ex.ª fez uma enorme intervenção «citativa», mas quero responder-lhe com três pequenas e brevíssimas observações. Primeira questão: aderimos ao PPE com uma ressalva explícita em relação à questão do federalismo que foi aceite pelo PPE e declarada por nós, que afirmámos que não aceitaríamos o federalismo tal como estava inscrito no PPE. E o PPE aceitou.

O Sr. Augusto Boucinha (CDS-PP): - São vice-presidentes!

O Orador: - E somos vice-presidentes.
Segunda questão: a do referendo. Simplicíssimo: o PSD, como o PS, aliás, foi contra o referendo e agora é a favor, mas isso devia ser motivo de júbilo para si.

Vozes do CDS-PP: - E é!

O Orador: - E cumprimentamo-lo por isso. O senhor satisfez o seu destino histórico, ganhou nessa batalha.

Aplausos do Sr. Deputado do CDS-PP Luís Queiró.

Mas esqueceu-se de uma pequena coisa que aí tem uma grande diferença em relação a nós: nós, desde 1992, somos a favor da moeda única. V. Ex.ª podia ter citado tanta coisa bonita acerca disso! Podia ter citado tanta coisa bonita da parte do seu partido contra, mas aí absteve-se. V. Ex.ª tem razão: somos a favor do referendo, queremos os portugueses a favor da moeda única, somos a favor da moeda única. Em relação ao PPE está esclarecidíssima a situação.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Apalavra ao Sr. Deputado Jorge Ferreira, para responder aos três pedidos de esclarecimento.

O Sr. Jorge Ferreira (CDS-PP): - Sr. Presidente, agradeço o tempo cedido pelos outros grupos parlamentares, quer para a intervenção quer para poder, rápida e brevemente, responder a estes pedidos de esclarecimentos.
Sr. Deputado Luís Sá, confirmo, tem razão, VV. Ex.as mudaram todos de opinião até o Dr. Álvaro Cunhal de quem também tenho algumas citações que neste momento julgo não ter interesse referir. Todavia, o ponto é que aquilo que os senhores, em 1992, votaram contra foi precisamente a abertura da possibilidade constitucional de se poder fazer o referendo. É isso mesmo. Também nisso mudaram. Parabéns, felicidades, sejam bem vindos, como de resto todos os outros partidos que mudaram nessa matéria. Por isso é que o PP ganhou essa batalha do referendo. É por isso que acho que tem que haver mais prudência da vossa parte quando hoje criticam propostas do PP.
Aliás, há um bonecos humorísticos num canal de televisão em que alguns ministros, há algum tempo, diziam para o Primeiro-Ministro: «Cuidado, nós há cinco anos, também éramos contra o referendo; veja lá o que vai dizer agora das propostas do Sr. Dr. Monteiro!»...

Risos do CDS-PP.

Sr. Deputado Medeiros Ferreira, é verdade que ainda não fiz todo o trabalho de casa mas como vai haver mais debates sobre a Europa. E no próximo V. Ex.ª terá oportunidade de ouvir o resto, pois, como compreenderá, não podemos «gastar os cartuchos» todos de uma só vez.

Risos do CDS-PP.

Sr. Deputado Carlos Encarnação, agora um pouco mais a sério porque parece que a amnésia nessa bancada é maior do que nas outras, solicito-lhe, de forma interessada do ponto de vista do estudo da ciência política, que me forneça a formalização dessa ressalva que diz, e eu acredito, que o seu partido obteve relativamente àquele partido europeu que adora a liberdade de pensamento, aceita a diversidade de opinião, não tem nada a mania de dar ordens a ninguém, não tem nada desses tiques!...

Risos do CDS-PP.

Acho interessante, do ponto de vista da ciência política, esse documento e, portanto, muito sinceramente, agradeço que me forneça um exemplar.

O Sr. Carlos Coelho (PSD): - Mas com toda a certeza.

O Orador: - É que o meu pedido tem uma razão de ser e não é só para estudar do ponto de vista da ciência política. É que da próxima vez que o Dr. Marcelo for chamado a Bruxelas nós próprios prestaremos o serviço de lembrar ao PPE que eles assinaram uma ressalva convosco para vos permitir ter opinião, o que, como sabe não é muito vulgar naquele partido.

Risos do CDS-PP.

Quanto ao mais. Sr. Deputado, o problema é só um. VV. Ex.as, em 1992, enganaram-se todos. Paciência... Errar é humano. Hoje concordam connosco. Só quis dizer o seguinte: da próxima vez, poupem uns aninhos ao pai, porque não temos muito tempo, e concordem connosco mais cedo.

Aplausos e risos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Apalavra, para uma intervenção, à Sr.ª Deputada Maria Carrilho.

Páginas Relacionadas