O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 DE JUNHO DE 1997 3029

O Sr. Carlos Encarnação (PSD): - Ausente!

O Orador: - ... noutra tarefa parlamentar e política e não está aqui.

O Sr. Presidente: - Está dado o esclarecimento.
A palavra ao Sr. Deputado Jorge Moreira da Silva, para formular um pedido de esclarecimento ao Sr. Deputado Gonçalo Almeida Velho.

O Sr. Jorge Moreira da Silva (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Gonçalo Almeida Velho, admito que esteja numa situação incómoda e por isso começo por pedir-lhe desculpa por fazer-lhe esta pergunta a si e não ao líder de Juventude Socialista, que estará certamente em trabalhos parlamentares muito mais importantes do que discutir o emprego...
E, já agora, qual é o papel da Juventude Socialista? Tenho andado a pensar nisso, porque também vou pensando qual é o papel da Juventude Social-Democrata, e surge-me aqui uma dúvida: uma juventude partidária serve para, sendo autónoma do partido, ser a lente amplificadora dos jovens junto do partido, ajudando este a tomar boas decisões naquilo que é essencial para os jovens. Nesse âmbito, temos de falar de emprego, de educação, de droga, de segurança social. Ou uma juventude partidária deve evitar falar dessas matérias estando sempre ao lado do Governo no que é essencial fazendo uns «números» políticos, brincando para a bancada?
Confesso que ainda não percebi qual é o vosso papel porque ainda que o digam de forma contrária, na prática, fizeram sempre o que o Governo queria e no que não era essencial tentaram divergir do Partido Socialista! Recordo-lhe que nas vagas adicionais e nos exames nacionais do 12.º ano, estiveram ao lado do Governo e do PS; que nas propinas foram vocês a anunciar, em nome do Ministro da Educação, o valor da propina única e até disseram que gostavam que fosse um valor maior e falaram em 80 contos; que na área do emprego não apresentaram nada nesta Assembleia da República em dois anos!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Apresentaram um diploma relativo ao recenseamento dos jovens com 17 anos para votarem aos 18 anos, mas teve de ser a Juventude Social-Democrata a corrigi-lo para que os jovens com 18 anos também pudessem ser eleitos. E no resto fazem uns «números»!
Sr. Deputado, concorda com esta forma de fazer política brincando com coisas sérias, jogando para a bancada, ou acha que é da bancada que se deve fazer política lá para fora falando para 120 000 jovens desemproados, para 20 000 jovens licenciados desempregados em que o Estado investiu mais de 10 milhões de contos para que se licenciassem?! Acha bem que se nada faça quando há 26% dos empresários a dizer que vão contratar jovens no próximo ano e que só 4% dos empresários vão contratar jovens licenciados?! O que é que acha disso? É porque, numa altura em que o Governo nada faz nesta área, decorridos dois anos, ouvi a Juventude Socialista, numa altura em que a Juventude Social-Democrata com o Grupo Parlamentar do PSD apresentam aqui diplomas concretos para ajudar a resolver este problema, que não é um paraíso, quando - repito - o Governo nada faz nada, ouvi-o falar em números!
Não sei se participou na campanha eleitoral, deve ter participado porque foi eleito Deputado, mas era lá dito que as pessoas não são números. Estaremos a falar do mesmo partido?! Ou as pessoas que eram pessoas, agora transformaram-se em números?!...

O Sr. Carlos Coelho (PSD): - Memória curta!

O Orador: - Em concreto: votam ou não a favor destes diplomas? Vão arranjar subterfúgios, vão encontrar alibis para fugir à resolução deste problema ou vão querer votar ao nosso lado esta matéria e a partir de agora começar a fazer oposição e ser alternativa a sério ao Governo?

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - A palavra, para responder aos dois pedidos de esclarecimento, ao Sr. Deputado Gonçalo Almeida Velho.

O Sr. Gonçalo Almeida Velho (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Nuno Correia da Silva, olhe para trás e verá que o único Deputado da Juventude Centrista-Gerações Populares da sua bancada não está presente.

O Sr. Nuno Correia da Silva (CDS-PP): - Estão cá todos, porque sou o único!!

O Orador: - Não tale do líder da minha organização de juventude porque estou tão ou mais habilitado para falar deste assunto como o senhor e seguramente que o líder da minha juventude está tão ou mais preocupado com este problema do que eu.

Vozes do PSD: - Não parece!

O Orador: - E quero dizer-lhe mais, a si e ao Sr. Deputado Jorge Moreira da Silva: este problema, como há bem pouco disse nesta Casa, não é um problema com o qual, comigo, devam fazer qualquer tipo de chicana política. Fui ali acima ser sério e é isso que peço às Gerações Populares e à Juventude Social-Democrata.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - O facto de o desemprego ter diminuído em 24 000 jovens é motivo da nossa satisfação, mas queira acreditar que não estamos contentes. Sé estaremos contentes quando o reduzirmos, se possível, a zero.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Quanto à pergunta concreta relativa ao trabalho da Sr.ª Ministra para a Qualificação e o Emprego

Páginas Relacionadas