O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3486 I SÉRIE - NÚMERO 96

de substancial está alterado e a falta de médicos continua a ser uma praga no distrito de Viana do Castelo.
No que diz respeito ao resto, estamos consigo. Vamos concluir o IC1; vamos concluir a auto-estrada; vamos apostar na educação e na formação. Mas, então, Sr. Deputado, para quando o pleno funcionamento do centro de formação profissional, que também ficou ao dispor da população do distrito e que hoje continua «às moscas»?
O ensino superior politécnico deve merecer o seu aprofundamento, mas foi o PSD, foram os governos do PSD que levaram o ensino superior a Viana do Castelo. Vamos continuar a apostar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, mas agora vamos exigir do novo Governo um outro patamar do ensino superior, o ensino universitário, no distrito de Viana do Castelo. Para quando? Vamos dialogar. Não estamos aqui a exigir mas a dizer que é necessário, que contem connosco para esta caminhada conjunta.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Deputado, faz agora um ano que o senhor deixou aqui um alerta, um clamor profundo sobre o reforço do PIDDAC para 1997 destinado ao distrito de Viana do Castelo, que passou a ser metade daquilo que era anteriormente. Sr. Deputado Rui Solheiro, espero que o alerta que aqui deixou, que é também o de todos os Deputados desta Câmara, seja hoje ouvido pelo Partido Socialista e pelo Governo, no sentido de o PIDDAC para 1998 destinado ao distrito de Viana do Castelo ser reforçado.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Rui Solheiro, tem ainda mais três Deputados inscritos para pedir esclarecimentos. Como o tempo já escasseia, permito-me sugerir que responda dois a dois.

O Sr. Rui Solheiro (PS): - Com certeza, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Muito obrigado.
Tem a palavra, para pedir esclarecimentos, o Sr. Deputado Antonino Antunes.

O Sr. Antonino Antunes (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Rui Solheiro, mais uma vez o ouvi com muito agrado, e é a segunda vez que o ouço falar nesta Câmara.
Recordo que há um ano V. Ex.ª disse sensivelmente o mesmo que hoje aqui reproduziu. Não vou repetir o que, com muita pertinência, foi já dito pelo meu ilustre colega Deputado Roleira Marinho. De qualquer forma apenas quero fazer-lhe uma observação e uma pergunta.
O Sr. Deputado referiu que a região do Alto Minho é uma das mais pobres ou a mais pobre do litoral português. É uma afirmação que aqui temos reproduzido por várias vezes. Mas V. Ex.ª, mais uma vez, veio fazer alusão aos 10 anos de governo do PSD.
Sr. Deputado, faço-lhe apenas esta pergunta: onde é que esteve o PS do distrito de Viana do Castelo durante esses 10 anos? O que fez o PS do distrito de Viana do Castelo durante esses anos? Mas, Sr. Deputado, quero dizer-lhe que teria sido bom que nestes dois anos o Governo do PS tivesse feito pelo distrito de Viana do Castelo ao menos aquilo, que não foi pouco, que durante o período dos governos de Cavaco Silva foi feito, durante o qual V. Ex.ª e todos os alto-minhotos, com certeza, ficaram, apesar de tudo, mal habituados.
Pergunto-lhe também, Sr. Deputado: onde é que está o PS do distrito de Viana do Castelo? Que críticas tem feito esse PS neste dois anos de governação, durante os quais o distrito de Viana do Castelo, a região do Alto Minho, tem, na realidade, ficado sucessivamente para trás? Não vou aqui falar de novo no RIME, no PIDDAC, porque tudo isto é sobejamente conhecido.
Tenho efectivamente pena, Sr. Deputado, que, na realidade, V. Ex.ª venha aqui de ano a ano, no curto período que temos o prazer de o ver nesta Assembleia. repetir este discurso e que o Governo o não ouça. Mas espero firmemente que durante os 10 meses que passa na região do Alto Minho V. Ex.ª se lembre de fazer com que o PS, em conjugação connosco, Deputados na Assembleia. «puxe esta carruagem para a frente», por forma a fazer-se realmente algo mais por Viana do Castelo.
Sr. Deputado, por que é que V. Ex.ª, tendo-se referido às infra-estruturas viárias, não falou na suspensão do ICl entre Vila Praia de Âncora e Valença? Acredito que este troço não o afecte muito, mas afecta consideravelmente o distrito de Viana do Castelo, nomeadamente Caminha e Vila Nova de Cerveira, acima de tudo. Não me admiro que V. Ex.ª ainda se sirva da tão famosa estrada que o seu Governo não teria feito mas que ficou feita, a que liga Monção a Melgaço, e acredito que V. Ex.ª, para chegar a Melgaço, não vá por Viana do Castelo mas use o trajecto Braga/Ponte de Lima, razão por que V. Ex.ª está tão preocupado com a conclusão da Ale não manifesta assim tanta preocupação com a conclusão do IC1 a norte de Viana do Castelo.

(O Orador reviu.)

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Para responder, se assim o desejar, tem a palavra o Sr. Deputado Rui Solheiro.

O Sr. Rui Solheiro (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados Roleira Marinho e Antonino Antunes, pensei, sinceramente, que hoje ia ouvi-los, pelo menos, reconhecer que são os grandes responsáveis - grandes como pertencendo ao partido que governou este país durante 10 anos com maioria absoluta - pelo estado em que se encontra o distrito de Viana do Castelo. É urna questão de seriedade política, cujo bom exemplo foi, aliás, dado pelo vosso líder da altura e Primeiro-Ministro durante 10 anos - relembro-o hoje outra vez -, num comício em Viana do Castelo, quando, em campanha para as eleições presidenciais, pediu desculpa à população da região do Alto Minho...

O Sr. Roleira Marinho (PSD): - Isso é humildade, Sr. Deputado!

O Orador: pelo atraso em que deixou aquela
região.
Era o que mais faltava, Srs. Deputados, que vocês, que de verdadeiramente estruturante nada fizeram durante 10 anos, durante 120 meses, de poder absoluto, quisessem que este Governo, em 20 meses, recuperasse todo esse tempo perdido!

Protestos do PSD.

Páginas Relacionadas
Página 3489:
18 DE JULHO DE 1997 3489 Vozes do PS: - Muito bem! O Orador: - Aliás, o Sr. Dep
Pág.Página 3489
Página 3490:
3490 I SÉRIE - NÚMERO 96 transparência, de modernização, e fê-lo com empenho, assumindo tod
Pág.Página 3490