O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1726 I SÉRIE-NÚMERO 51

neste Plenário por Deputados do PS, aquando da anterior discussão deste projecto, em Julho de 1997.
Em resposta às invectivas do PP para que o PS votasse o projecto de lei de criação do município de Vizela, dizia o então Deputado Osvaldo Castro: «(...) não o faremos de modo impensado, de modo imponderado e nunca o faremos no tempo e na vossa agenda política!»

O Sr. Carlos Coelho (PSD): - Notável!

O Orador: - «Nós constituiremos b município de Vizela, juntamente com os da Trofa, de Ermesinde, de Rio Tinto, etc., no tempo que esta Assembleia decida e não por razões eleitorais.»

O Sr. Artur Torres Pereira (PSD): - Vê-se!

O Orador: - No mesmo debate, afirmou o Deputado Acácio Barreiros: «E porquê esta Assembleia considerar só a pretensão de Vizela e ignorar, ou adiar, outras propostas de várias vilas e cidades, que igualmente se consideram em condições de ser municípios?»

O Sr. Roleira Marinho (PSD): - Não era o mesmo!

O Orador: - E perguntava o Deputado Acácio Barreiros: «Será que a irresponsabilidade do PP ainda não lhe deu para perceber que anda a brincar com fósforos ao pé de bidões de gasolina?».

Risos e aplausos do PSD.

Solene, prosseguia assim o mesmo Deputado Acácio Barreiros: «(...) queremos dizer aos vizelenses que, com a realização do referendo sobre a instituição das regiões, o PS apresentará nesta Assembleia, e procederá ao seu agendamento imediato, um projecto de lei visando a criação do município de Vizela, não num quadro de confronto mas num. clima de serenidade e de cooperação, respeitando os interesses de Vizela, Guimarães, Lousada e Felgueiras. Nós trabalhamos assim em política. Uns lançam a confusão, nós resolvemos os problemas».

O Sr. Artur Torres Pereira (PSD): - Vê-se!

. O Orador: - O Diário da sessão anota: «Aplausos do PS, de pé».

Risos do PSD.

Estas avisadas palavras, e o aplauso que receberam da bancada socialista, consentiam pensar que o PS iria ser consequente com estes princípios. Puro engano!
Como agora se constata, tratava-se, afinal, de descarada publicidade enganosa, motivada por dificuldades de circunstância e não em obediência a critérios e a princípios. tão eloquentemente afirmados.

Aplausos do PSD.

Sr. Presidente e Srs. Deputados, o Partido Social Democrata tem profundas raízes no poder local em Portugal. Orgulhamo-nos do trabalho empenhado e qualificado de milhares de eleitos que trabalham para corresponder à confiança que os cidadãos neles depositaram.

Somos um partido que acredita no poder local, nas suas insubstituíveis virtualidades e na sua capacidade realizadora.

Sr. Gonçalo Ribeiro da Costa (CDS-PP): - Ainda bem que o disse, senão ninguém percebia.

O Orador: - Somos um partido que entende ajustado o alargamento de competências para os municípios e o reforço da sua capacidade financeira. Por isso, propusemos a esta Assembleia uma nova lei de finanças locais.

O Sr: Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Somos também um partido que não esconde a necessidade de melhor fazer corresponder a organização administrativa do País às profundas alterações sócio-económicas que se verificaram nas últimas décadas.
Com equilíbrio, com sensatez e com rigor, estamos disponíveis para acolher as legítimas aspirações de populações que anseiam por mais desenvolvimento e mais progresso. Não desconhecemos essas vontades e, por isso, foi nossa a iniciativa de revogar a norma-travão e, de propor os procedimentos a adoptar na apreciação destes projectos.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Nada, mas mesmo nada, nos move contra Vizela e os vizelenses.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD)?..- Muito bem!

O Orador: - Respeitamos profundamente os seus anseios, conhecemos os seus problemas e compreendemos, as suas aspirações.
Hoje, estão aqui os vizelenses, na defesa de uma reivindicação que consideram justa. São merecedores do nosso inteiro respeito.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Sr. Gonçalo Ribeiro da Costa (CDS-PP): - Então, seja consequente, vote!

O Orador: - Só que todo o País - e, seguramente, também os vizelenses -, ...

O Sr. Gonçalo Ribeiro da Costa (CDS-PP): - Não fale pelos vizelenses, que eles não querem que fale por eles.

O Orador: compreende que igual respeito é devido aos anseios de Trofa, Fátima, Lixa, Odivelas e todas as outras localidades que aspiram a ser concelho.

Aplausos do PSD.

Também conhecemos os seus problemas e compreendemos as suas aspirações. A todos eles foi garantido, há apenas dois meses, que todos seriam tratados, em absoluta igualdade.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - É por isso que, para nós, a apreciação do projecto de lei de criação do Concelho de Vizela deve

Páginas Relacionadas
Página 1743:
2O DE MARÇO DE 1998 1743 também um texto de substituição, apresentado pelo Partido Social D
Pág.Página 1743
Página 1744:
1744 I SÉRIE - NÚMERO 51 O Orador: - É uma posição de coerência, que contrasta com a teimos
Pág.Página 1744