O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

19 DE JUNHO DE 1998 2837

vestimento, mas não se pode dizer, pura e simplesmente, que se ignorou, que se desprezou, que se subalternizou o Porto e o Norte.
É que muitos desses projectos que o Sr. Deputado nos veio aqui dizer que estão neste momento em curso, são projectos pensados, gizados e iniciados pelos governos do PSD e este Governo apenas se limitou a dar continuidade, a tentar concretizar e agora até já está a inaugurar algumas dessas obras.

Vozes do PSD- - Muito bem!

O Orador: - A propósito do Metro do Porto, que é uma obra realmente que já devia estar se não concluída pelo menos muito próxima da sua conclusão, ainda nem sequer se iniciou. Esse projecto foi realmente pensado há muitos anos, mas foi o governo anterior e o Sr. Ministro das Obras Públicas Ferreira do Amaral, que várias vezes se deslocou ao Porto, que, em concertação de esforços com a Câmara Municipal e com a Junta Metropolitana do Porto, disse que concordava com esse projecto e que, ao contrário do que o Sr. Deputado aqui afirmou, disponibilizou alguns milhões de contos. Se a memória não me atraiçoa, nessa altura, anunciou 20 milhões de contos para se dar início a esse projecto.
Também é verdade que mais tarde, já no decurso do actual Governo, e com todos os episódios, o actual Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território disse que estariam disponíveis para comparticipar de uma forma superior nesse projecto. Mas a verdade é esta: com todos os episódios rocambolescos, o Metro do Porto ainda não viu a luz do dia, ainda não está sequer feita a adjudicação ao consórcio internacional que vai executar essa obra importante para o Norte do País e, em particular, para a Área Metropolitana do Porto. Como tal, não se diga que o PSD e os seus governos não apoiaram, não estiveram de acordo com este projecto, porque isso é uma falsidade.
Quanto a um conjunto de outras infra-estruturas, como vias rodoviárias, foi o PSD que avançou com a IP4, com a auto-estrada até Amarante, com a Via de Cintura Interna do Porto. Pena foi que esta só se tivesse feito na margem norte, nesse caso no Porto, quando deveria ter sido feita em simultâneo, na margem sul, em Vila Nova de Gaia. Também disse isso aqui várias vezes, e lamento que o Governo não tenha feito a Via de Cintura Interna em simultâneo nas duas margens. Estou a referir-me, naturalmente, aos governos do PSD.
Mas não se diga que no tempo dos governos do PSD não se fez nada em matéria rodoviária na nossa Região, muito pelo contrário. O actual Governo é que ainda não lançou praticamente quase obra nenhuma nova, a não ser continuar as obras que já estavam pensadas e gizadas pelo governo anterior.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Sr. Deputado, já ultrapassou o seu tempo. Tem de terminar.

O Orador: - Quem é que fez a ponte do Freixo? Quem é que fez a ponte de S. João? Julgo que não foi o Governo do PS mas os governos do PSD que as pensaram e as conseguiram executar.
Para terminar, mesmo quando o Sr. Deputado se reporta à Cimeira Ibero-Americana, tem de ser justo. Quem é que propôs que a Cimeira Ibero-Americana deste ano fosse realizada no Porto? Foi exactamente o Primeiro-Ministro Prof. Cavaco Silva, que conseguiu convencer os seus Pares, numa das últimas Cimeiras Ibero-Americanas, para que ela se realizasse no Porto. Não foi obra do actual Primeiro-Ministro, nem do actual Governo. Sejamos justos. Por isso é realmente importante que o Sr. Deputado não falte à verdade!
Sr. Deputado, para terminar,...

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Sr. Deputado, tem de terminar mesmo!

O Orador: - A pergunta é muito simples: o senhor considera-se satisfeito com os projectos, com o investimento que está a ser feito no Porto? Acho que, realmente, não devia sentir-se, porque não está a representar os interesses dos eleitores.
(O Orador reviu.)

Aplausos do PSD.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Ainda há-de ser presidente da Junta de Freguesia das Devesas!

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Sr. Deputado Fernando Jesus, pretende responder já?

O Sr. Fernando Jesus (PS): - Sim, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Então, tem a palavra.

O Sr. Fernando Jesus (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Manuel Moreira, V. Ex.ª fez-me apenas uma pergunta, ou seja, se eu estaria ou não satisfeito com o trabalho que este Governo tem desenvolvido na região, porque o resto foram considerações, tentou dizer que o Governo do PSD é que fez, é que planeou, é que desenvolveu.
Perante a acusação sistemática do PSD de que este Governo não governa, só planeia, só dialoga, é caso para dizer que V. Ex.ª acaba de confirmar que foi o PSD que planeou e que nós estamos a executar, pelo que não desmentiu nada do que eu disse da tribuna.

Vozes do PS: - Bem lembrado!

O Orador: - Quanto a saber quem é que executou a ponte do Freixo - e fico-me por aqui nas respostas, porque o resto, de facto, são considerações e cada um fica com a sua opinião -, ainda bem que fala nisso, porque eu chamo-lhe uma passagem de betão.

Vozes do PS: - Exactamente!

O Orador: - É útil, com certeza para o tráfego da região, mas é uma passagem! Veja o cuidado que o seu governo pôs na bela ponte Vasco da Gama, que, há dias, inaugurámos, em comparação com a passagem de betão que está no rio Douro,...

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - ... ainda por cima enquadrada num centro histórico reconhecido mundialmente, como é o Douro. Por isso deveria ter tido o cuidado do seu embelezamento, para que ela fosse digna daquela região. Está ali um

Páginas Relacionadas
Página 2839:
19 DE JUNHO DE 1998 2839 que a outra ETAR está em concurso e prestes a ser adjudicada? O se
Pág.Página 2839
Página 2840:
2840 I SÉRIE - NÚMERO 92 Vozes do PS: - Muito bem! A Oradora: - Sr. Presidente, Sr.ªs
Pág.Página 2840