O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2838 I SÉRIE-NÚMERO 82

mamarracho de betão, que devia envergonhar o governo que a mandou executar!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Naturalmente que é uma passagem útil para os carros passarem, mas compare o embelezamento e os custos de uma ponte e de outra. É isto que estamos aqui a discutir.
Com certeza que foram vocês que mandaram construir a ponte, com o fim infeliz que se conhece, que ainda se encontra nos tribunais.

Protestos do Deputado do PSD Manuel Moreira.

Mas agora compare: vocês, em Lisboa, fizeram o que fizeram, e bem; no Porto, fizeram o que fizeram, e muito mal!
Quanto à subalternização do Porto, é evidente que não vou agora entrar em diálogo consigo, porque a população do Porto, toda ela, já percebeu há muito anos, e continua a perceber no dia-a-dia, que vocês abandonaram o Porto, sempre. O Sr. Deputado, que está nesta Casa desde oitenta e tal, fez, e continua a fazer, intervenções assíduas sobre o Porto. Eu não estava cá e não pude testemunhar se, nessa altura, estava ou não com o mesmo interesse, mas o que é certo é que o seu partido não o ouvia. A nós, vão-nos ouvindo e as realizações aí estão para quem quiser ver. E o senhor não desmentiu uma única!

Aplausos do PS.

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Foram várias!

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Moura e Silva.

O Sr. Moura e Silva (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Fernando Jesus, de facto, não seria justo esperar que aqui viesse criticar o Governo ou até procurar justificar as muitas promessas feitas e não cumpridas. Contudo, vale a pena desmistificar a responsabilidade acerca dos muitos problemas com que o Porto se depara há muito tempo e, de alguma forma, apurar e responsabilizar politicamente aqueles que muito prometem, muito falam e pouco cumprem.
Julgo que percebi das suas palavras alguma satisfação pelo investimento público que está a ser feito no Porto. Lamento dizer-lhe mas, de facto, não estou de acordo. Esperava que aqui viesse encontrar comparação, mesmo medindo algumas proporções, para as muitas obras feitas na região de Lisboa e que não têm sido feitas na cidade do Porto ou na Área Metropolitana do Porto, se assim quiser. Esperava que o Sr. Deputado viesse falar, por exemplo, da rede de saneamento, do tratamento de esgotos, do tratamento do rio Douro, que, como sabe, continua a ter um tratamento especial para o saneamento da cidade do Porto. Há quem diga até que as tainhas são o melhor filtro! Ou seja, numa parte lindíssima visitada por muitos turistas, o postal que aquela cidade apresenta é vergonhoso, é um postal que precisava ser melhorado. Nem a Sr.ª Ministra do Ambiente, que, curiosamente, é dessa região, é capaz de perceber que o Porto precisa de tratamento nessa área!
Mas é verdade que recordamos aqui uma célebre conferência de imprensa dada num barquinho, pelo rio Douro acima, pelo Sr. Presidente da Câmara do Porto, com uma série de mapas e de painéis, em que anunciava a recuperação, nos dois anos seguintes, dessa bacia do Douro. Infelizmente, já passaram muitos mais anos e o problema persiste.
Estou até convencido - e permita-me que diga isto com alguma responsabilidade, sem ser em tom de brincadeira - que o senhor parece que compara a grande exposição que é a Expo 98 com o Museu da Fotografia e com uma recente exposição de borboletas que lá se realizou. É muito pouco!
Esperava que o senhor viesse aqui criticar os políticos, os presidentes das câmaras da Área Metropolitana do Porto e os responsáveis pela Área Metropolitana do Porto, que não foram capazes de desenvolver programas turísticos no sentido de proporcionarem aos espanhóis que vêm visitar a Expo 98 fixarem-se na região do Porto.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Sr. Deputado, já ultrapassou o tempo. Faça favor de terminar.

O Orador: - Ou seja, os políticos do Porto, os presidentes das câmaras do Porto e os responsáveis pela Área Metropolitana do Porto não foram capazes, de facto, de ter uma visão de futuro, de ter uma visão de acordo com os interesses daquela região. Portanto, não vale a pena criticar os outros, quando localmente não se é capaz de trabalhar em defesa dos seus próprios interesses.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Fernando Jesus.

O Sr. Fernando Jesus (PS): - Sr Presidente, Sr. Deputado Moura e Silva, respondo já à primeira questão que colocou sobre se estou ou não satisfeito com os investimentos feitos na Área Metropolitana do Porto e no Porto. De duas, uma: ou ouviu mal a minha intervenção, e só pode ter sido isso, ou, então, a pergunta não faz sentido. É que, no final da minha intervenção, eu disse que não estávamos satisfeitos nem acomodados, nós e o Governo, com os recursos que têm sido investidos no Porto. Acabo exactamente assim.
Agora, o que fiz aqui, com dados irrefutáveis e que ninguém negou até agora,...

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - ... foi elencar um rol de coisas que este Governo lançou no Porto e que estão em desenvolvimento.
Quanto à despoluição do Douro, o Sr. Deputado lembrou o protocolo, que eu também referi, e uma célebre conferência de imprensa dada pela Sr.ª Ministra, pelo Douro acima. Desculpe que lhe diga, Sr. Deputado, mas a conferência de imprensa não foi dada pelo Douro acima mas, isso sim, no edifício da Alfândega do Porto. Foi em 1996, nesse edifício, que a Sr.ª Ministra do Ambiente, o Sr. Primeiro-Ministro, um Ministro e todos os autarcas da Área Metropolitana do Porto assinaram um protocolo que, entre outras coisas, assegura também a garantia das condições de acesso aos fundos comunitários para um investimento total de 118 milhões de contos, protocolo esse que está em pleno desenvolvimento. O senhor sabia que a ETAR do Freixo já está adjudicada e em construção e

Páginas Relacionadas
Página 2839:
19 DE JUNHO DE 1998 2839 que a outra ETAR está em concurso e prestes a ser adjudicada? O se
Pág.Página 2839
Página 2840:
2840 I SÉRIE - NÚMERO 92 Vozes do PS: - Muito bem! A Oradora: - Sr. Presidente, Sr.ªs
Pág.Página 2840