O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 DE JANEIRO DE 1999 1147

Esta decisão colide mesmo com uma outra anterior decisão do Ministro João Cravinho, que mandou elaborar um plano estratégico para o desenvolvimento económico da cidade de Coimbra e sua região envolvente, com a designação "Coimbra, Cidade da Saúde", aproveitando todas as potencialidades com que tem vindo a afirmar-se na área da prestação de cuidados de saúde
Finalmente, esta decisão foi tomada sem ter sido feita, previamente, qualquer acção de informação e sensibilização dirigida às populações, o que permitiu que se instalasse um clima de suspeição e de descontentamento
Sobre este clima de descontentamento, queria aqui expressar o nosso mais veemente protesto pelas atitudes irresponsáveis e demagógicas do PPD/PSD que,...

Vozes do PS: - Bem lembrado!

O Orador - ... tendo deixado o País numa situação caótica em matéria de lixos industrias, aparece, agora, a organizar e mobilizar manifestações de rua, mascarando-se de ambientalista fervoroso e convicto E como já não pode mandar vir escorias de alumínio da Suíça, mandou vir agora Pimenta, de Bruxelas, criticar a queima de resíduos indústrias perigosos nas cimenteiras, esquecendo-se que ele tinha assinado, em 1987, um despacho que homologava a utilização, também pelas cimenteiras, das cinzas produzidas pelas centrais térmicas de Sines e de Abrantes, que têm na sua composição cádmio, crómio e zinco Cem todas estas contradições, a mascara de ambientalistas caiu.
Sr. Presidente, Srs. Deputados Por se tratar de um assunto da maior importância para o nosso país e dada a falta de informação e formação existente nesta matéria, exige-se de todos nós uma postura de grande seriedade e rigor, caso contrário, estamos a contribuir para que os resíduos industriais perigosos continuem irresponsavelmente espalhados e abandonados ao acaso por todo o Portugal.

Aplausos do PS

O Sr Presidente - Para pedir esclarecimentos, inscreveram-se os Srs Deputados Paulo Pereira Coelho, Calvão da Silva, Manuel Alegre, Carmen Francisco e Silva Marques
Tem a palavra o Sr Deputado Paulo Pereira Coelho.

O Sr Paulo Pereira Coelho (PSD): - Sr Presidente, Sr Deputado João Rui de Almeida, sinceramente, a sua intervenção desiludiu-nos Esperávamos que, como Deputado legitimamente eleito pelas populações de Coimbra, pudesse seguir o exemplo do cabeça de lista do seu partido no círculo eleitoral de Coimbra e que tivesse trazido aqui a voz da indignação das populações de Coimbra.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Sr. Rui Namorado (PS) - Ou é surdo ou ouviu mal!

O Orador: - De facto, V. Ex.ª perdeu uma oportunidade de juntar a sua voz indignada à dos eleitos nas listas do Partido Socialista que a têm manifestado localmente, à da Universidade, que penso que V Ex.ª também respeita e que tem sido insultada pela Ministra do Ambiente, à de todos aqueles de cujo nome VV. Ex.as as costumam usar e abusar, quando vos convém, em nome da esquerda que dizem defender.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - É que são esses mesmos que, ontem, estiveram a debater este problema, enquanto VV. Ex.as primaram pela ausência.
Ficou claro que não bastava o papel ingrato, reconhecemos, mal feito, também reconhecemos, feito pelo Sr. Deputado Acácio Barreiros...

O Sr Acácio Barreiros (PS): - Isso, vindo da sua parte, é um elogio!

O Orador: - para vir V. Ex.ª fazer o que fez!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Em nome das populações de Coimbra, a minha indignação por tão fraca prestação!

O Sr Rui Namorado (PS): - Mas você representa as populações de Coimbra?!

O Orador - Sr. Deputado Rui Namorado, se quiser falar, inscreva-se. O seu partido tem muito tempo disponível, pelo que pode dar largas à sua indignação! Tem todo o tempo para isso, Sr. Deputado Rui Namorado! Em Coimbra, ainda não o ouvimos falar em nada - lamentavelmente -, passada mais de uma semana após a decisão! Sr Deputado, fale, diga qualquer coisa!

Protestos do Deputado do PS Rui Namorado.

É disso que precisamos. É isso que os conimbricences esperam de si. Eles votaram em si, estão à espera de uma resposta sua e o senhor está calado, o senhor não diz nada! Diga qualquer coisa, Sr Deputado.

Protestos do Deputado do PS Rui Namorado.

Exerça o seu direito à indignação! Pelo menos isso, Sr. Deputado!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr Deputado Rui Namorado, o seu lugar estará sempre, sempre reservado, se o senhor souber pôr-se ao lado das populações. Mas se preferir pôr-se ao lado do Governo, não sei se estará assim tão seguro! Tenha cuidado com isso!

Protestos do Deputado do PS Rui Namorado.

Sr. Presidente, Sr. Deputado João Rui de Almeida, como dizia, pensávamos nós que V. Ex.ª, ao usar da palavra dizendo que falava em nome dos Deputados eleitos nas listas do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Coimbra, vinha aqui dizer, não que discordava, não que era difícil aceitar a decisão da Ministra, mas, sim, como já aqui o disse o seu cabeça de lista, que era uma decisão inaceitável. Era isso que esperávamos e não que V. Ex.ª viesse aqui suavizar esta infeliz decisão da Sr.ª Ministra do Ambiente.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado João Rui de Almeida, responde agora ou em conjunto aos vários pedidos de esclarecimento?

Páginas Relacionadas
Página 1142:
1142 I SÉRIE - NÚMERO 31 - a redução dos resíduos é fazê-los entender que a produção de res
Pág.Página 1142
Página 1143:
7 DE JANEIRO DE 1999 1143 O Sr. Paulo Pereira Coelho (PSD): - Ah! O Sr. Artur Torres
Pág.Página 1143
Página 1144:
1144 I SÉRIE - NÚMERO 31 é um tecnocrata, não caia nessa tentação inaceitável do cinismo. S
Pág.Página 1144
Página 1145:
7 DE JANEIRO DE 1999 1145 O Sr Presidente: - Sr Deputado Silva Marques, o Regimento da Asse
Pág.Página 1145
Página 1146:
1146 I SÉRIE - NÚMERO 31 Infelizmente, também verificámos hoje, Sr Presidente e Srs Deputad
Pág.Página 1146
Página 1148:
1148 I SÉRIE - NÚMERO 31 O Sr. João Rui de Almeida (PS): - Prefiro responder em conjunto, S
Pág.Página 1148