O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1414 I SÉRIE-NÚMERO 38

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para dar explicações, tem a palavra o Sr. Deputado Manuel dos Santos.

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr. Presidente, Sr.ª Deputada, vou referir-me a três questões.
A primeira é muito simples: registei a ameaça de que "daqui a três meses cá estaremos..., ou não, logo se vê!". Estamos, aliás, todos a tremer, como V. Ex.ª calcula!
Em relação à primeira questão que referiu, ainda bem que a coloquei! Se calhar até a coloquei por isso, é que sabia que havia poucos, mas alguns, responsáveis na futura AD e, portanto, quero crer que V. Ex.ª tenha estado na origem desse desmentido.
Já agora, quero dizer-lhe que quem deu essa notícia para os jornais foi a outra componente da AD, o PP! Começam muito bem com o PP a dar a notícia e VV Ex.as a desmentirem! Começam, realmente, muito bem!...

Vozes do CDS-PP: - Não desconverse!

O Orador: - Mas é evidente que não podia ouvir outras palavras da parte da Sr.ª Deputada. A Sr.ª Deputada é responsável, a Sr.ª Deputada sabe que isso não tem o mínimo de fundamento, mas também não é muito preocupante, porque não vão formar Governo e, portanto, não há quaisquer problemas. De qualquer forma, ainda bem que lhe dei a oportunidade de mostrar aqui o seu bom senso e a sua competência. É lamentável é que esse bom senso e essa competência não sejam generalizados nas bancadas do PSD e do CDS-PP.
Relativamente à acusação que vos fiz, mantenho-a, Sr.ª Deputada.

O Sr. Jorge Roque Cunha (PSD): - Diga, diga!

O Orador: - Volto a afirmar que VV Ex.as apoiaram inicialmente a greve dos médicos.

Vozes do PS: - Muito bem!

Protestos do PSD.

E o vosso líder só descobriu 100 dias depois a possibilidade da ilegalidade! Só a partir dessa altura é que começou a colocar a questão! Inicialmente, o PSD apoiou a greve e só deixou de a apoiar quando percebeu que a greve era ilegal ou, melhor, impopular.

Aplausos do PS.

Vozes do PSD: - Isso é falso!

O Orador: - Agora já se fala em "ilegal", termo que, aliás, utilizei cinco ou seis vezes, o que vem dar completa razão à actuação da Sr.ª Ministra da Saúde. Aliás, por isso mesmo é que utilizei um adjectivo que não queria utilizar, pois o que queria dizer é que o PSD deixou de apoiar a greve quando percebeu que era impopular. Foi a partir desse momento que os senhores se desmarcaram da greve!

O Sr. Jorge Roque Cunha (PSD): - Isso é falso!

O Orador: - Essa posição não é responsável, pelo que mantenho exactamente o que disse, ou seja, os senhores são objectivamente responsáveis por uma greve que lesou significativamente os interesses de Portugal.

Aplausos do PS.

O Sr. Jorge Roque Cunha (PSD): - Isso é mentira!

O Sr. Presidente: - Para uma interpelação à Mesa, tem a palavra o Sr. Deputado Luís Marques Mendes.

O Sr. Luís Marques Mendes (PSD): - Sr. Presidente, quero fazer uma interpelação breve, na sequência desta última intervenção do Sr. Deputado Manuel dos Santos, sobre a questão da greve dos médicos, sobretudo porque, no dia 18 de Dezembro, fui eu quem subiu à tribuna para, cara a cara, sem rodeios, denunciar e criticar aquela greve. E critiquei aqueles que a estavam a desencadear e o Governo! O Partido Socialista, conforme registei na altura, foi de um silêncio total.
Ora, se o Sr. Deputado Manuel dos Santos interpreta que até aí, o PSD, porque estava calado, apesar de o Deputado Paulo Mendo já o ter denunciado na comissão parlamentar, apoiava a greve, então, tenho de dizer que a bancada do Partido Socialista, que só a critica depois de ter acabado, a apoiou até agora e, portanto, é de uma desonestidade política e intelectual a toda a prova.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Também para interpelar a Mesa, tem a palavra o Sr. Deputado Francisco de Assis.

O Sr. Artur Torres Pereira (PSD): - É para dizer que também já protesta contra a greve!...

O Sr. Francisco de Assis (PS): - Sr. Presidente, de facto, quando o PSD agendou esta discussão, fê-lo na convicção de que a greve ainda estaria a decorrer. E o Sr. Deputado Marques Mendes não encontrou melhor motivo para abordar este assunto, que estava preparado antecipadamente, do que respondendo à questão do Sr. Deputado Manuel dos Santos.
É evidente que a posição do Partido Socialista, em relação à questão da greve, foi clara desde o primeiro momento, o comportamento do Governo foi prudente e cauteloso e...

O Sr. Luís Queiró (CDS-PP): - Isso é verdade!...

O Orador: - ... a conclusão de todo o processo veio dar razão à actuação do Governo.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - O PS teve sempre posições claras, porque as nossas posições não são tomadas em função da popularidade ou impopularidade dos acontecimentos,...

O Sr. Jorge Roque Cunha (PSD): - É preciso ter "lata"!

Páginas Relacionadas