O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1424 I SÉRIE-NÚMERO 38

rem, com certeza, técnicos de saúde bem formados e bem preparados para enfrentar os desafios da saúde do futuro.

O Sr. Jorge Roque Cunha (PSD): - Os outros foram mal formados?!

A Oradora: - Portanto, comparar estas duas realidades e falar aqui abertamente das nossas insuficiências em termos de recursos humanos, designadamente de recursos humanos médicos, é indispensável, porque evoluir para essas tecnologias implica a existência dessa disponibilidade que em Portugal, infelizmente, não, temos.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Luís Marques Mendes.

O Sr. Luís Marques Mendes (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr.ª Ministra: A sua intervenção de há instantes suscitou-me a vontade de dizer algumas palavras.
A primeira, Sr.ª Ministra, para sublinhar que estamos, por iniciativa do PSD, a discutir um dos temas mais importantes, mais preocupantes e mais momentosos na área da saúde. A Sr.ª Ministra está no Governo há quase três anos e meio e ao fim de três anos e meio de estar no poder a Sr.ª Ministra chega aqui ao Parlamento para falar das listas de espera e, relativamente a esta questão, diz "zero" e é incapaz de apresentar uma única solução.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

Vozes do PS: - É falso!

O Orador: - Mais ainda: a Sr.ª Ministra chega aqui ao fim de três anos e meio de Governo como se estivesse no Governo há seis meses, como se fosse, portanto, uma espécie de "Ministra-estagiária". Como se estivesse no Governo há um ano - o que ainda era admissível -, ao fim de três anos e meio, continua com o mesmo discurso redondo,...

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Olhe que dai saem alguns discursos quadrados!

O Orador: - ... esotérico, sem encontrar solução para um problema e sem ser capaz de apresentar resultados para a resolução deste flagelo das pessoas.
É caso mesmo para dizer que a Sr.ª Ministra, se reparar, se fizer uma análise rápida, fala hoje, três anos e meio depois de estar no Governo, deste assunto, como de qualquer outro da área da saúde, como falava há dois anos e meio, há um ano e meio ou há seis meses!

O Sr. Jorge Roque Cunha (PSD): - É verdade! É sempre a mesma cassete!

O Orador: - Exactamente da mesma maneira! É capaz de nem se dar conta disso, mas o discurso é sempre o mesmo: redondo, esotérico, sem respostas, em que é tudo difícil, é tudo complicado, é tudo para estudar, para inventariar ou para
Diagnosticar, Sr.ª Ministra, ao fim de quase quatro anos de Governo, que é um mandato, os portugueses querem respostas, resultados e soluções para os seus problemas.

Aplausos do PSD.

A Sr.ª Ministra, verdadeiramente, tem sempre um discurso estático,...

Vozes do PS: - Um discurso de Estado!

O Orador: - ... porque é sempre o mesmo, mas a realidade é dinâmica e por isso, se o seu discurso é sempre o mesmo e a realidade é dinâmica, a situação é esta: os problemas nem sequer se mantêm estabilizados, agravam-se, como se vê nas listas de espera para consultas e operações nos hospitais. Por isso é que a Sr.ª Ministra se preocupa muito em dizer que nós exageramos quando dizemos que a situação da saúde está num caos. Digo-lhe, Sr.ª Ministra, que penso que o meu colega Luís Marques Guedes pecou por defeito, porque creio que, verdadeiramente, a área da saúde é um caos total ao fim destes três anos e meio de gestão.
Para já não falar no problema das listas de espera, há o "buraco" financeiro da ordem dos 200 milhões de contos no Ministério da Saúde.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - 250 milhões de contos!

O Orador: - Deixe-me dizer-lhe o seguinte, Sr.ª Ministra: para gerir desta maneira um orçamento do Ministério, francamente, penso que não é preciso haver um ministro. Basta um director-geral minimamente competente.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - A senhora não gere! A senhora, de facto, não administra, a senhora não encontra soluções e por isso, Sr.ª Ministra, é que a situação é esta. Onde está já o discurso sobre as pessoas contra o discurso sobre os números? Onde está já a consciência social, as preocupações sociais, o facto de um caso concreto, uma pessoa concreta, motivar - dizia o actual Primeiro-Ministro, quando estava na oposição - o esforço e o empenho de cada um? Hoje, Sr.ª Ministra, a prova provada de que a situação é um caos, é de incapacidade, é, de facto, uma situação cada vez mais grave é a de que já não interessam as pessoas, já só interessam os números, é que a de que tudo o que, antes, era fácil, agora se tornou difícil. É, de facto, um descalabro.
Sr.ª Ministra, ao fim de três anos e meio, uma ministra que se preze tem de apresentar resultados e a senhora apresenta estudos;...

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - ... tem de apresentar soluções para os problemas e a senhora apresenta diagnósticos e inventariações!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

Páginas Relacionadas
Página 1414:
1414 I SÉRIE-NÚMERO 38 Aplausos do PSD. O Sr. Presidente: - Para dar explicações, tem
Pág.Página 1414