O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1396 I SÉRIE - NÚMERO 38

O Orador: - O Dr. Paulo Mendo, depois de dizer aquilo que o Sr. Deputado começou por ler, continuava dizendo: "Passam, no entanto, a ser de uma insustentável desumanidade quando doentes que, pela sua idade, forte incomodidade da doença de que padecem e progressivo agravamento, devem ser tratados sem espera mas ai são inscritos por tempos inadmissíveis, só porque o respectivo serviço público não tem possibilidade de os atendem.

Aplausos do PSD.

O Sr. Jorge Roque Cunha (PSD): - Sejam sérios!

O Orador: - Sr. Deputado, a cassette pode ser velha, mas não faça com que ela seja truncada. O Dr. Paulo Mendo não merece isso e esta Câmara, seguramente, também não.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sabe, Sr. Deputado, o problema não é ser-se capaz, como o Sr. Deputado disse no início da sua cassette, de responder às questões que o Sr. Deputado ou outros Srs. Deputados desta Câmara coloquem, por mais relevantes que essas questões vos possam parecer e admito que vos pareçam, Sr. Deputado -, o problema é ser capaz de encontrar aqui respostas para resolver os problemas das pessoas.
Não estou aqui, como o senhor também não está; para resolver apenas as dúvidas existenciais de colegas Deputados, por meritórias que elas possam ser; o senhor e eu, como todos os nossos colegas desta Câmara, estamos aqui para encontrar soluções para resolver os problemas das pessoas.
Neste momento existe um problema real, que os senhores não podem mais ignorar, que os senhores não podem mais esconder.

O Sr. Acácio Barreiros (PS): - O problema é o senhor não saber nada sobre saúde! Esse é que é grave!

O Orador: - E o problema que se coloca aqui, hoje, é simples: ou os senhores concordam com o que o Governo hoje disse, no sentido de que o problema é dramático, mas não tem solução,...

O Sr. Acácio Barreiros (PS): - Não foi isso que o Governo disse!

O Orador: - ... e, então, também os senhores se demitem de encontrar as soluções para resolver o problema das pessoas, ou, então, fazendo coro com a bancada do PSD e com as outras bancadas desta Câmara, trabalham para encontrar uma solução.

O Sr. Acácio Barreiros (PS): - Responda lá a uma pergunta!

O Orador: - Nós encontrámos, testámos e apresentámos os melhoramentos necessários no programa especial de combate às listas de espera, estão aqui hoje para votação e lançamento imediato no terreno, pelo que queiram os senhores dizer se se demitem, se "cruzam os braços" ou se estão na disponibilidade e com a vontade política suficiente para, finalmente, começar a ajudar o Governo a trabalhar e a fazer alguma coisa para resolver o problema das pessoas.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: É preciso dizer que, neste debate, o centro das nossas preocupações são os cidadãos que estão em lista de espera, que estão sem acesso aos cuidados de saúde, em todo o País e nos mais diversos serviços, centros de saúde e hospitais.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - O que é preciso dizer também é que, neste debate que hoje aqui fazemos sobre o problema das listas de espera, quem define a intervenção do PCP é o PCP, independentemente da opinião que o Sr. Deputado Luís Marques Guedes ou a bancada do PSD possam ter sobre este assunto.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - É que o PSD vem aqui, como já ficou provado pelas respostas que deu às perguntas do PCP, não preocupado com a questão das listas de espera mas preocupado em fazer politiquice, em fazer chicana política, com um problema que é real, que é sentido, com um problema que é de todos os portugueses.

Aplausos do PCP.

Pela parte do PCP, criticamos todos os governos que não levam a cabo uma correcta política de saúde, criticámos os governos do PSD e criticamos os governos do PS, e não fomos nós que aprovámos os últimos Orçamentos do Estado com uma situação de crónico subfinanciamento do Serviço Nacional de Saúde, foram os senhores!

Aplausos do PCP.

Aliás, o problema do Sr. Deputado Luís Marques Guedes é que sabe que é o projecto de lei do PCP que resolve o problema das listas de espera, não é o do PSD; por isso é que tem de espernear e esbracejar aqui, no Plenário, para convencer alguém que quer resolver este problema, quando 0 projecto de lei do PSD, o projecto de lei que o Sr. Deputado aqui defende, tem outros fins bem diversos e pouco abonatórios para o Serviço Nacional de Saúde.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Sr. Jorge Roque Cunha (PSD): - Defenda o seu projecto de lei! Defenda-o!

O Orador: - A origem deste debate e da apresentação do projecto de lei do PCP é, de resto, tão óbvia quanto dra-

Páginas Relacionadas
Página 1397:
22 DE JANEIRO DE 1999 1397 mática. Este debate e este projecto de lei existem porque milhar
Pág.Página 1397
Página 1398:
1398 I SÉRIE-NÚMERO 38 do Governo do Partido Socialista para a promoção e monitorização do
Pág.Página 1398
Página 1399:
22 DE JANEIRO DE 1999 1399 A Oradora: - ... mas acho que essa é bem pior. O Sr. Lino
Pág.Página 1399
Página 1400:
1400 I SÉRIE - NÚMERO 38 A Sr.ª Eduarda Ferronha (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Berna
Pág.Página 1400