O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 DE JUNHO DE 1999 3449

O Orador: - É mais do que isso: está correcto, está certo, a sinalização está bem feita e, portanto, tem de estar assim. O Sr. Deputado é que, infelizmente, não sabe do que está a falar - permita-me que lho diga -, porque...

O Sr. Álvaro Amaro (PSD): - Não seja outra vez mal educado!

O Orador: - Não sou! Permita-me que lhe diga que não sabe do que está a falar, porque esta sinalização está correcta e corresponde efectivamente ao IP2.

Protestos do PSD.

Quanto às acessibilidades no Porto,...

O Sr. Presidente (João Amaral): - Os Srs. Deputados querem requerer uma suspensão dos trabalhos?

Vozes do PSD: - Queremos ouvir o Sr. Ministro!

O Sr. Presidente (João Amaral): - Então, podemos continuar...

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: - Sr. Presidente, talvez sugerisse uma pausa nos trabalhos para os ânimos serenarem e depois retomávamos os trabalhos. Temos muito trabalho ainda pela frente e isto...

Protestos do PSD.

O Sr. Duarte Pacheco (PSD): - É o bombeiro! Só lhe falta a farda!

O Sr. Presidente (João Amaral): - Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares, pode fazer o favor de se sentar?

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: - É que, assim, não é possível trabalhar! Isto mais parece...

Protestos do PSD.

O Sr. Presidente (João Amaral): - Sr. Ministro António Costa, quer que eu interrompa os trabalhos?

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: - Muito obrigado, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente (João Amaral): - Sr. Ministro António Costa, agradeço a sua interpelação no meio da resposta do Sr. Ministro João Cravinho, mas creio que a Mesa consegue gerir tudo de acordo com as circunstâncias. Portanto, não há, até agora, qualquer crise e o Sr. Ministro João Cravinho vai continuar a sua resposta, que, neste momento, se dirigia ao Sr. Deputado Pimenta Dias.
Pode continuar, Sr. Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território.

O Orador: - Sr. Presidente, peço desculpa, mas a única crise que existe é no PSD. Essa existe!
Sr. Deputado Pimenta Dias, quanto às acessibilidades no Porto, com especial incidência para as ferroviárias, para as quais o Sr. Deputado chamou a atenção e muito bem, quero dizer-lhe que há um investimento de 215 milhões de contos para as obras de acessibilidade à volta do Grande Porto, das quais metade estão feitas, como sabe: a via férrea foi renovada e duplicada em vários troços, estando em marcha estações, apeadeiros e catenárias. O Sr. Deputado sabe isso perfeitamente, pois é da região, aliás toda a gente sabe. Portanto, 215 milhões de contos em via e em material circulante é um enorme investimento.
Gostaria ainda de dizer-lhe que, efectivamente, o que se está a fazer nos transportes suburbanos, quer de Lisboa quer do Porto, representa a grande aposta na renovação da ferrovia, porque a outra grande aposta, que era ter a Linha do Norte pronta no ano de 2001, foi corripletamente liquidada pelo desleixo, pela incúria, pela incapacidade e, direi até, pela irresponsabilidade do governo anterior,...

O Sr. Duarte Pacheco (PSD): - Pela sua!

O Orador: - ... como se pode provar, e a Assembleia deve inquirir.

Aplausos do PS.

Os suburbanos foram dotados de estacionamento, de interfaces, que, na maior parte dos casos, não estavam previstas, porque eram pura e simplesmente gares de passageiros, sem se entender a intermodalidade, o que está a ser feito, estando a obra já muito avançada. Não está concluída porque é uma obra que demora 6 a 7 anos, mas foi muito avançada por este Governo. Portanto, podemos dizer que as obras estão a ser feitas.
Sr.ª Deputada Maria de Lurdes Pombo, sobre os IP e os IC nada digo. Em relação à modernização da linha ferroviária da Beira Baixa, se tem interesse em saber, posso dizer-lhe que nessa linha, cuja modernização está em curso, o governo anterior, na legislatura de 19927 1995,...

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Não é na anterior, é nesta!

O Orador: - ... investiu 1,566 milhões de contos. Este Governo investiu 5, 867 milhões de contos...

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Em quê?!

O Orador: - ... e tem já adjudicados, neste momento, tendo recebido projectos adjudicados no valor de 718 000 contos, projectos no valor de 8,3 milhões de contos, a transmitir para a futura legislatura.

Vozes do PSD: - Ah!... É para a futura!

O Orador: - Isto significa, Sr.ª Deputada Maria de Lurdes Pombo, que investimos praticamente quatro vezes mais e deixamos, também, dez vezes mais projectos preparados do que o governo anterior.
Estou a ver a sua alegria, Sr.ª Deputada, pois não sabia isto.

A Sr.ª Maria de Lurdes Pombo (PSD): - Sabia, sabia!

O Orador: - Mas agora, que está informada das boas notícias, vai ocultá-las! Mas fica informada.

Aplausos do PS.

Páginas Relacionadas
Página 3439:
18 DE JUNHO DE 1999 3439 ca, a Academia de Medicina, a Ordem dos Médicos, e o Comité Consul
Pág.Página 3439
Página 3440:
3440 I SÉRIE-NÚMERO 95 Marques Guedes tem razão -, porque era do PSD. Daí, o meu espanto po
Pág.Página 3440