O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3456 I SÉRIE-NÚMERO 95

Há quatro anos, o PSD pedia uma maioria e um presidente - ainda se recordam?! Agora, fala dos perigos da concentração de poderes.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Há quatro anos, ganhar, para o PSD, era exclusivamente ter a maioria absoluta; agora, há seis eleições que o PSD não sabe o que é ganhar e, pior do que isso, acha que vai ganhar mas não sabe é quando. Isso é que é a pior coisa!

Há quatro anos, o PSD fazia a apologia do homem do leme; agora, andar à deriva, desde que ande, já não é mau!
Há quatro anos, o PSD afirmava-se como o garante da estabilidade; ainda há pouco o Sr. Deputado Carlos Encarnação referia como factor de instabilidade a nomeação de três presidentes para a Junta Autónoma de Estradas. Então, e o PSD, que já vai com três líderes desde que isto aconteceu?

Aplausos e risos do PS.

Por enquanto, porque se isto continua assim não se sabe o que vai acontecer!...

Risos do PS.

Há quatro anos, o PSD dizia que era o único partido que tinha um projecto para Portugal. Recordam-se? Agora, está com o projecto em obras, pelo menos até Setembro, porque ninguém sabe o que pensam do que quer que seja. Até Setembro estão em reflexão e em planeamento.

Aplausos do PS.

Há quatro anos, o PSD fez a descoberta das forças de bloqueio; agora, o PSD quer colonizar as forças de bloqueio. Há quatro anos, o PSD fechou os corredores aos jornalistas; agora corre atrás da comunicação social.

Aplausos e risos do PS.

Há quatro anos, o PSD acusava os outros de só criticarem; agora, o PSD usa e abusa das campanhas negativas.

O Sr. Artur Torres Pereira (PSD): - E as obras públicas?

O Orador: - Já agora, um último exemplo, mais recente, da quebra de investimento real do PSD na construção de soluções alternativas para o futuro: há três meses, no Congresso do PSD - não sei se se lembram -, num recado a Marcelo Rebelo de Sousa, Durão Barroso dizia, e os senhores aplaudiram entusiasticamente, com o mesmo entusiasmo com que tinham aplaudido a formação da AD: «O PSD quando concorre não é para perder por pouco, é para ganhar!». Agora, o PSD não ganhou nem perdeu por pouco, perdeu por muito, e o líder do PSD diz que teve um excelente resultado. Ao que os senhores chegaram!...

Aplausos do PS.

Sr. Presidente, Srs. Deputados: Nesta legislatura, o balanço do PSD não se traduz apenas na falta de ambição, na falta de investimento em afirmar-se como alternativa ao Governo do Partido Socialista; o balanço aponta também para uma sucessão de equívocos do PSD, para um desfasamento em relação ao dia-a-dia dos portugueses e para uma atitude de total arrogância face ao País.

A Sr.ª Maria Celeste Correia (PS): - Exactamente!

O Orador: - Nesta «barafunda» que hoje aqui organizaram, os senhores disseram coisas completamento aberrantes, mas os portugueses que andam nas estradas e em tudo o mais que foi feito, os portugueses que vão aos centros de saúde, aos hospitais,...

Vozes do PSD: - Oh, oh!

O Orador: - ... às escolas e a tudo quanto foi feito neste país, dizem que os senhores caem no ridículo. Ninguém acredita em vós e é por isso que têm os resultados que têm cada vez que se realizam eleições.

Aplausos do PS.

Há quatro anos - é bom que o lembremos -, num debate, Durão Barroso argumentou com os automóveis e os telefones; agora, o PSD refere que é ridículo falar nos telemóveis. Mudam-se os tempos, mudam-se os discursos...
Há quatro anos, Durão Barroso dizia que as propostas do PS para o emprego não passavam de palavras; agora, com a criação de 80 000 empregos por ano, o líder do PSD vai reconhecer que valeu a pena o PS ter ganho as eleições.

Aplausos do PS.

Há quatro anos, Durão Barroso escreveu uma carta aos lisboetas, na qual acusava o PS de fazer promessas irresponsáveis que iriam aumentar os impostos; agora, com o desagravamento fiscal,...

Protestos do PSD.

... essencialmente para as famílias com menores rendimentos, o líder do PSD vai reconhecer que valeu a pena o PS ter ganho as eleições.
Há quatro anos, na mesma carta, Durão Barroso afirmava que as promessas do PS implicavam a subida do custo de vida; agora, com a melhoria generalizada do poder de compra, o líder do PSD vai reconhecer que valeu a pena o PS ter ganho as eleições. Aliás, ao contrário do último debate que aqui houve, hoje já não ouvi nenhum dos Srs. Deputados falar na subida da inflação. E sabem porquê? Porque a inflação já desceu outra vez, este mês. Essa é que é a que a questão concreta!

Aplausos do PS.

Há quatro anos, Durão Barroso também escreveu que a vitória do PS implicava a subida das taxas de juro;...

O Sr. Artur Torres Pereira (PSD): - E as obras públicas?

O Orador: - ... agora, com as taxas de juro a caírem para menos de metade, o líder do PSD vai reconhecer, mais uma vez, que valeu a pena o PS ter ganho as eleições.

Páginas Relacionadas
Página 3439:
18 DE JUNHO DE 1999 3439 ca, a Academia de Medicina, a Ordem dos Médicos, e o Comité Consul
Pág.Página 3439
Página 3440:
3440 I SÉRIE-NÚMERO 95 Marques Guedes tem razão -, porque era do PSD. Daí, o meu espanto po
Pág.Página 3440