O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 DE JULHO DE 1999 3681

Relativamente aos trabalhos de natureza simples em investimentos nas associações, são mais de 200 associações beneficiadas neste momento, mais de 1,3 milhões de contos, associações de carácter desportivo, cultural e religioso. E dou o exemplo até dos contratos programa: o Centro Diocesano de Viseu vai ser, agora, objecto de outro contrato-programa. O último tinha sido feito na altura das eleições do PSD, com uma assinatura de 100 000 conto se viemos a descobrir agora que desde essa altura das eleições, das promessas feitas meses antes, os senhores não deram nem um tostão ao Centro Diocesano. É, de facto, uma grande vergonha!
Mas vamos à Segurança, à Polícia de Segurança Pública que os senhores quiseram retirar de Lamego e que nósassegurámos em Lamego, onde se modernizaram as instalações, tal como se modernizaram as de Viseu, tal como está a ser construído o quartel da GNR relativamente aos quais os senhores nem tinham projecto. Prometeram durante 10 anos!
Vamos ver o programa «Escola Segura»: dezenas de Risos do PS viaturas, o quadro da PSP completo, a questão dos novos quartéis dos bombeiros ou ainda do Parque de Manobras em Viseu.
E no ambiente, Sr. Deputado, no seu concelho, o investimento de 7 ou 8 milhões de contos no Planalto Beirão, um investimento idêntico no aterro sanitário do
Douro Sul, as ETAR por todo o lado, o encerramento total de todas as lixeiras no distrito de Viseu.
A Habitação social em Oliveira de Frades, Mortágua, Santa Comba Dão ou Nelas ou com o seu crescimento em 59,3% de investimento neste último triénio.
Nas câmaras municipais será celebrado agora com a de Viseu mais um contrato de 90 000 contos de cooperação técnico-financeira. Novos Paços do Conselho em Tabuaço, Armamar, Carregal do Sal, Penalva do Castelo e tantos outros. Equipamentos, lares sociais, piscinas, campos polidesportivos...

O Sr. Carlos Marta (PSD): .- Isso é só virtual!

O Orador: - Terminaria, Sr. Deputado, para dizer-lhe que há, de facto, uma coisa que ainda falta fazer em Viseu: primeiro, e como intróito, explicar o crescimento continuado do PS no meio da desgraça que V. Ex.ª anunciou; em segundo lugar, que reputo de importante, é a construção de uma auto-estrada de quatro vias de cada lado, para ver se ela consegue dar vazão à enorme vergonha que os senhores não sentem ao vir fazer aqui intervenções do caos, como a que o Sr. Deputado, em momento infeliz, aqui veio realizar.
(O Orador reviu.)

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado José Cesário.

O Sr. José Cesário (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Afinal, ficámos todos a saber que, no distrito de Viseu, não há qualquer problema. O distrito de Viseu é um oásis, é um paraíso, estou mesmo convencido de que, a partir de amanhã, a totalidade dos Srs. Deputados desta Casa e aqueles que assistem a esta sessão vão todos viver para Viseu, porque em Viseu não há problemas.

Vozes do PS: - Há, há vários!

O Orador: - Aliás, provavelmente, as queixas apresentadas pelos viseenses estão apenas no espírito, pairam no ar, porque não são a realidade. Os viseenses serão, porventura, todos cegos, apenas VV. Ex.ª são sãos de espírito, porque são os únicos que vêem este paraíso.

Devo dizer-lhe, Sr. Deputado, que percebo perfeitamente o seu drama, ao vir aqui falar do Dr. Durão Barroso, percebo perfeitamente como V. Ex.ª aspira, anseia, pelo momento em que, como Deputado da oposição, vá receber o Dr. Durão Barroso como Primeiro-Ministro, porque isso faz-lhe lembrar os tempos em que o Dr. Durão Barroso era ministro e estava num governo que trabalhava,...

Vozes do PS: - Ahhh...!

O Orador: - ... um governo que não era de promessas, que não era de contratos, que não era um governo só de primeiras pedras, era um governo de obras!

Devo dizer-lhe, Sr. Deputado, que estava convencido de que VV. Ex.ªs eram bons, que os senhores eram bons em matéria de propaganda. É que em matéria de propaganda é bom quem é humilde, e os senhores são tudo menos humildes.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Ficámos a saber, recentemente, que a vossa falta de pudor vai tão longe que Viseu « já tem» quatro auto-estradas, que vive num mundo do virtual, tem uma delegação da Polícia Judiciária a funcionar em pleno, «tem» uma Loja do Cidadão aberta ao público - o Sr. Deputado, depois, há-de dizer-me onde é que ela está localizada -, «tem» um ensino universitário público,«tem» uma faculdade de medicina magnífica...! Até a escola superior de saúde « já está», com certeza, aberta...!
Aliás, era bom que o Sr. Deputado dissesse também o que é que aconteceu às críticas que os senhores fizeram à saída de Viseu do Centro Regional de Segurança Social e da Administração Regional de Saúde e quando é que, exactamente, esses serviços regressaram a Viseu.

O Sr. Rui Namorado (PS): - Quem é que os tirou de lá

O Orador: - Sr. Deputado, há, porém, uma coisa em que os senhores são bons - faço-vos essa justiça: é na limpeza do aparelho de Estado. Hoje pode percorrer-se os departamentos desconcentrados da administração central e, com certeza, só encontramos lá dirigentes de «cartão rosa» e, ainda por cima, nem numa única circunstância foram colocados por concurso público. Onde é que estão os vossos concursos públicos, Sr. Deputado?
É esta a grande diferença entre nós, que tivemos um governo de obras, e vós, que tendes um Governo de meros projectos. É que os senhores gostam de um Governo de trabalhos de natureza simples, mas cumpre-me perguntar: onde é que estão os trabalhos de natureza difícil?

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado José Junqueiro.

Páginas Relacionadas