O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2331 | I Série - Número 59 | 15 De Março De 2001

No caso concreto da Figueira da Foz, Sr. Deputado Pedro Santana Lopes, a A14, que, aliás, tivemos a oportunidade de, aqui, discutir na semana passada com a ausência de V. Ex.ª e de outros Deputados do PSD ligados, nomeadamente, à Figueira da Foz, estará, como sabe, concluída até ao final do ano - parámos de brincar ao faz-de-conta, Sr. Deputado.
Há, como sabe, milhões de contos que foram investidos no porto da Figueira da Foz e a consequente ligação ferroviária - parámos de brincar ao faz-de-conta.

Vozes do PS: - Muito bem!

Protestos do PSD.

O Orador: - Por outro lado, foi também decidida a abertura do concurso da tão famigerada estrada da solidariedade, que o Sr. Primeiro-Ministro António Guterres anunciou naquele distrito, no caso concreto, no concelho de Pampilhosa da Serra - parámos de brincar ao faz-de-conta, Sr. Deputado.
Por outro lado, estão já feitas as assinaturas dos contratos de concessão, ou serão feitas até ao final do ano, do IC1 e do IC8, vias importantes para o distrito de Coimbra - parámos de brincar ao faz-de-conta, Sr. Deputado Pedro Santana Lopes.
Mas não ouvi V. Ex.ª fazer referência, e, como autarca e político deveria tê-la feito, à necessidade que existe de, naquele distrito em concreto e em particular, ser criado um vasto conjunto de sinergias que envolva, por um lado, as instituições universitárias existentes no distrito, que, como sabe, têm um peso social e económico extraordinariamente importante - estas instituições têm estado afastadas, mas o Governo e o Estado não as podem chamar a participar -, e, por outro, as próprias associações empresariais, que têm de ter uma dinâmica própria, e a estas o Estado tem de lançar o repto para o fazer, mas não pode obrigá-las a participar. Quanto a isto, V. Ex.ª não disse rigorosamente nada!
Quanto ao pormenor da extracção de areias, a que fez menção, na Figueira da Foz, deixe-me saudá-lo, Sr. Deputado Pedro Santana Lopes, por, como presidente de câmara, ter tomado, se a tomou, essa atitude decidida e imediata quando observou o fenómeno desastroso da extracção de areias e os riscos que esse facto acarretaria para a Figueira da Foz, pois outros autarcas deste País, em situações, porventura, semelhantes, não o fizeram. Por isso, saúdo essa sua decisão e essa sua atitude.
Mas, Sr. Deputado Pedro Santana Lopes, depois de ter feito menções a obras em curso, para já não falar no EURO 2004 e da importância que ele tem para o distrito de Coimbra - e aqui também parámos de brincar ao faz-de-conta - e de um outro conjunto de investimentos vários, quero colocar-lhe uma questão.
Tenho comigo uma entrevista - e peço desculpa por fazer menção à mesma, mas saberá, com certeza, qual é - do putativo candidato à Câmara Municipal de Coimbra Jaime Ramos, do PSD, onde, a dado passo, ele diz: «(…) Santana Lopes é um mito (…)», e, mais, diz «(…) ele nunca defendeu, da forma que devia ter feito, os interesses do distrito de Coimbra e da região, porque mais do que apostar em ser cabeça de lista, presidente do concelho da região e presidente da Câmara da Figueira da Foz, apostou em ser presidente do partido. Perante essa lógica, não queria aparecer como um indivíduo reivindicativo, que lutava por uma região».

O Sr. Presidente: - Terminou o seu tempo, Sr. Deputado, queira terminar.

O Orador: - Termino já, Sr. Presidente.
Sr. Deputado Pedro Santana Lopes, quem é que tem razão? É o Dr. Jaime Ramos, ou este episódio foi apenas, em jeito de despedida, um balanço daquilo que V. Ex.ª não fez pelo distrito de Coimbra e pela Região Centro?

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Pedro Santana Lopes, se quiser responder desde já, tem a palavra.

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): - Sr. Presidente, se me dá licença, antes de responder, gostava de fazer uma interpelação à Mesa.

O Sr. Presidente: - Agradeço que me diga a matéria da ordem de trabalhos.

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): - Sr. Presidente, é sobre as inscrições dos Srs. Deputados para me pedirem esclarecimentos.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): - Sr. Presidente, eu gostava de saber se o Sr. Deputado Osvaldo Castro se inscreveu e se, depois, retirou a inscrição. Gostava de ter esta informação, porque quero saber se ele tem coragem de dizer ao microfone o que aqui disse em voz baixa.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, à interpelação respondo dizendo que o Sr. Deputado Osvaldo Castro desistiu, de facto, de fazer o pedido de esclarecimento.

Vozes do PSD: - Ah!…

O Sr. Presidente: - Quanto à segunda parte, Sr. Deputado Pedro Santana Lopes, peço licença para considerar que não foi…
Sr. Deputado Pedro Santana Lopes, pretende ainda responder ao Sr. Deputado Ricardo Castanheira?

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): - Sr. Presidente, se me der licença…

O Sr. Presidente: - Tem todo o direito de responder, Sr. Deputado.
Faça favor.

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Ricardo Castanheira, eu sei que está a ser terminado, que será terminada no final do ano que vem, o resto do chamado IP3, o troço da ligação de Figueira da Foz a Coimbra, e por isso fiz uma ligeira excepção ao, agora, Sr. Deputado Jorge Coelho. Mas, Sr. Deputado Ricardo Castanheira, esta obra vem na sequência de muitos, porque o projecto do IC8 está pronto, como sabe. Não é lan

Páginas Relacionadas