O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2332 | I Série - Número 59 | 15 De Março De 2001

çado há anos, mas o projecto da ligação entre Pombal e a EN109 está pronto há cinco anos.
O Sr. Deputado Ricardo Castanheira diz que o PIDDAC para o distrito de Coimbra triplicou ou quadruplicou. Sr. Deputado, um dos grandes problemas deste País, como o Sr. Deputado João Cravinho já referiu, é saber qual é a execução dos PIDDAC. E, Sr. Deputado, sabe que, mesmo assim, a cidade de Coimbra passou de terceira para oitava cidade no ranking das capitais de distrito em matéria de investimento no PIDDAC? Mais: em matéria de execução ainda é pior.
O Sr. Deputado saudou a minha decisão quanto à extracção de areias, mas não fui eu quem acabou com ela. Mas fui eu que tive de puxar pela imaginação para ver como é que acabava com o trânsito de veículos pesados que transportavam a areia e deixavam um rasto de água pelas avenidas fora.
Agora, não procure meter ao barulho o meu colega autarca de Castelo de Paiva, porque ele…

Protestos do Deputado do PS Ricardo Castanheira.

Não, Sr. Deputado! Quando o senhor chegou a esta Câmara, já eu cá andava e já tinha entrado e saído desta Assembleia várias vezes…

Protestos do PS e contraprotestos do PSD.

Sr. Deputado, quero apenas dizer-lhe que, provavelmente e quase de certeza, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, em relação às vias circundantes do leito do rio Douro, não teve possibilidade de tomar as medidas que eu tomei quanto à foz do rio Mondego, porque foi uma medida tomada com alguma imaginação.
Quanto à entrevista de um companheiro meu que diz isto, aquilo e aqueloutro e que o Sr. Deputado citou, é pena que não tenha lido os seus artigos. A população de Coimbra e da Região Centro entende que eu defendo tão mal os interesses que… O senhor passou semanas a escrever nos jornais contra uma hipotética candidatura minha à Câmara Municipal de Coimbra, certamente porque não estava nada preocupado com ela, porque entende que o Governo tem feito uma grande obra no distrito de Coimbra.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Manuel Queiró, para formular um pedido de esclarecimento.

O Sr. Manuel Queiró (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Pedro Santana Lopes, antes de mais, gostaria de fazer um comentário ao que acabei de ouvir.
Parece que, em Portugal, não se sabe quem é o responsável, no Estado português, pelo licenciamento da extracção de areias do leito dos rios. Não se sabe, mas há uma coisa que se sabe, sabe-se que a responsabilidade não é das câmaras municipais, de certeza! Pelo menos, até hoje, isto sabia-se. Mas talvez seja necessário, um dia, nomear uma comissão de inquérito parlamentar para se descobrir esse responsável; e, se não o encontrarmos, talvez encontremos pelo caminho a entidade do Estado responsável pela segurança das pontes, porque, segundo parece, também não se sabe.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Confesso a minha alegria por ver que o Sr. Deputado veio a Lisboa para defender os interesses do seu distrito, do centro do País, de Coimbra e da Figueira da Foz, porque esta é uma lição que, a meu ver, todos devemos aproveitar.

O Sr. Basílio Horta (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - Em Lisboa, não faltam políticos; temos governantes, temos Deputados, temos autarcas, temos, porventura, demais. Temos a comunicação social centrada em Lisboa. É muito fácil ter-se protagonismo em Lisboa. Difícil é ter protagonismo nos combates pelas localidades fora de Lisboa.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Deste ponto de vista, cumprimento-o, Sr. Deputado, e gostaria de o ver continuar nesta senda.

Vozes do PCP e do BE: - Oh!…

O Orador: - Sr. Deputado, quanto ao centro do País, ao distrito de Coimbra, sem desprimor por todas as questões que colocou, mas a propósito delas, gostaria de chamar a sua atenção para a ligação entre essas duas cidades, porque, como sabe, ela pode potenciar quase que um polo urbano de importância alternativa suficiente para captar investimento e fomentar o progresso das suas gentes. Esta ligação pode fazer-se de várias maneiras e está prometida de muitas maneiras.
Está prometida, por exemplo, pela margem esquerda, que não há meio de avançar, está prometida pela conclusão do IP3, que está previsto desde 1985, no Plano Rodoviário Nacional original, como uma ligação diagonal, a única ligação diagonal para o interior, em Portugal, da Figueira da Foz até Chaves, e que propiciaria, por exemplo, uma passagem moderna por cima do Douro, que parece que bem falta faz, mas está a ser concluído aos pedacinhos, sendo certo que o pedacinho mais importante, entre Coimbra e Figueira da Foz, não há meio de estar concluído. Aliás, quando se chega ao momento de concluir mais uma dezena de quilómetros, passa a chamar-se A14. E porquê? Por que razão deixou de ser IP3? Para se pagar portagem! Quando se chega ao momento de cumprir uma promessazinha de 10 km, tem de se pagar portagem!
É em relação a esta realidade simples que peço o comentário do Sr. Deputado.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Santana Lopes.

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Manuel Queiró, agradeço a sua saudação e concordo com a generalidade do que disse, mas devo dizer-lhe que os sociais-democratas são reformistas e penso que, de facto, temos de avançar passo a passo. Fico satisfeito… É evidente que são seis anos para cumprir pouco mais do que uma dezena de quilómetros e que o IP3 passa a A14, pelo que vamos pagar portagem, e que temos preocupação com a alternativa a essa via que está a ser construída e será inaugurada para o dia-a-dia das pessoas que circulam entre essas duas localidades. Aliás, gostava de dar apenas um número: hoje em dia, são cerca de 1000

Páginas Relacionadas
Página 2331:
2331 | I Série - Número 59 | 15 De Março De 2001 No caso concreto da Figueira da Foz
Pág.Página 2331