O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2729 | I Série - Número 69 | 06 de Abril de 2001

 

A Oradora: - Agora, não é séria e passa a ser original, ou é o contrário?!

Risos do PSD.

V. Ex.ª, Sr. Deputado tem de se decidir!
Em todo o caso, gostaria que o Sr. Deputado fosse sincero e dissesse que não tinha dormido no travesseiro, depois de o Engenheiro Guterres lhe ter dado a orientação, e por uma questão de convicção, porque acredita na família, acredita que a família é a base da sociedade portuguesa, e isso podia levar-vos a mudar de posição, mas não por uma questão de oportunismo político…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - … e, pura e simplesmente, como V. Ex.ª acabou de dizer, por uma questão de táctica.
Para nós, a família está acima disso. Não é uma questão ideológica, é uma questão de convicção profunda, porque acreditamos que a família está muito acima da ideologia, coisa que V. Ex.ª , Sr. Deputado Barros Moura, não consegue aqui justificar, porque, ontem, pensava e dizia uma coisa e, hoje, pensa a mesma coisa de ontem mas consegue dizer, perante esta Assembleia e perante o País, precisamente o contrário.
Penso, então, que deviam dizer: «Errámos, na altura. Enganámo-nos, na altura» e por isso pedir desculpa ao PSD e, acima de tudo, às famílias portuguesas,…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): Muito bem!

A Oradora: - … porque estão a dar o dito de há 165 dias pelo não dito de hoje. Mas penso que isto fica com a consciência de cada um.
Sr. Deputado Barros Moura, sei que, quando logo à noite se olhar ao espelho, vai dizer assim: «realmente, penso isto, mas disse o contrário». Agradecia que o fizesse.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos à Sr.ª Deputada Ana Manso, tem a palavra a Sr.ª Deputada Sónia Fertuzinhos.

A Sr.ª Sónia Fertuzinhos (PS): - Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Ana Manso, gostava de focar alguns aspectos da sua intervenção.
A Sr.ª Deputada disse que a família ficou, durante muito tempo, fora da discussão política. Parece-me que é a má consciência do PSD a falar mais alto.

Protestos do PSD.

O PS tem uma política de família. Pode é não ser a do PSD, e nós não queremos que seja.

Protestos do PSD.

Se os Srs. Deputados me deixarem falar, vão perceber que aquilo que estou a dizer tem razão de ser.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, agradeço que façam silêncio, já que também foram ouvidos em silêncio.
Faça favor de continuar, Sr.ª Deputada.

A Oradora: - Muito obrigada, Sr. Presidente.
Eu só queria que os Srs. Deputados me ouvissem, porque vão perceber que aquilo que tenho para dizer tem alguma razão de ser.
Retomo, dizendo que o PS apoia um Governo que tem, de facto, uma política de família, que a concretiza e que tem conseguido resultados nesta área. Refiro o plano global para uma política de família, que a Sr.ª Deputada pensa ser mais um plano global (sei que é isso que pensa), mas não é. É um plano através do qual o Governo assume compromissos claros, propondo-se atingir objectivos. E, ao contrário do que a Sr.ª Deputada possa pensar, já existe uma balanço deste plano que nos permite avaliar a eficácia dessa mesma acção.
Poderia voltar a recordar o Programa Creche 2000, podia voltar a recordar os resultados no pré-escolar, podia voltar a recordar a resposta no apoio diversificado aos idosos - ao contrário do PSD, pensamos que os idosos têm de ter repostas diversificadas - e também podia falar das melhorias nas infra-estruturas para a conciliação entre vida profissional e familiar.
A Sr.ª Deputada referiu também as iniciativas do PSD. Sr.ª Deputada, as iniciativas do PSD não passaram de uma «via-verde», que mais não foi do que um nome bonito…

O Sr. António Capucho (PSD): - Cinco dias!

A Oradora: - … para esconder o vazio de propostas que o PSD tem nesta matéria.

O Sr. António Capucho (PSD): - Não, não!

A Oradora: - Quanto ao «cartão de família», o PSD tinha chumbado uma iniciativa mais ou menos idêntica do PS, mas cujo objectivo era o mesmo; quanto ao vosso projecto de lei relativo aos idosos, nós chumbámo-lo e justificámos porque o fizemos.
Mas, acima de tudo, nós temos os resultados nesta área, portanto a Sr.ª Deputada Ana Manso, hoje, devia era estar satisfeita, porque vai poder contribuir para uma lei de bases de família,…

Protestos do PSD.

… devia ficar satisfeita, porque esta Câmara, mais uma vez, está a discutir a área da família. Ao contrário do que possa pensar, aqui ninguém dá lições a ninguém, e o PS nesta matéria não as aceita. Na área da família, sabemos o que queremos, temos resultados a apresentar e temos, ainda, metas a atingir.

Protestos do PSD.

Páginas Relacionadas
Página 2730:
2730 | I Série - Número 69 | 06 de Abril de 2001   Portanto, Sr.ª Deputada, s
Pág.Página 2730