O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3051 | I Série - Número 78 | 04 de Maio de 2001

 

Foi um gesto que teve a dimensão mediática que a figura do Primeiro-Ministro sempre empresta a estas circunstâncias, mas foi igualmente um momento de relativa nebulosidade nas reais intenções do Executivo, como também é timbre, marca e símbolo de cultura política do actual poder.

Risos do PS.

Antes do referido acto, tive a oportunidade de questionar o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, em plena Assembleia Municipal, se conhecia o projecto e quais as novas ligações a esse concelho.
Ouvi, como todos os presentes, que não, que ninguém lhe havia dado conhecimento do traçado.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Será que há traçado?

O Orador: - Tive aí, confesso, a minha primeira dúvida. Um autarca socialista, eleito Deputado pelo distrito, não conhecia o projecto?
Chegado à Guarda, questionei outro autarca, neste caso do PSD, se alguém lhe havia dado conta do projecto. A resposta foi a mesma. Qualquer coisa não bate certo, pensei eu. Terá havido aqui uma falha técnica na tão propalada política do diálogo?
Mas o melhor era mesmo ouvir com atenção as explicações técnicas e, naturalmente, os discursos políticos.
E tudo começa assim: um assessor do Sr. Secretário de Estado das Obras Públicas,…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Um boy!

O Orador: - … munido da tecnologia da época, afirma logo de entrada: «Este Governo têm o maior plano de auto-estradas da Europa e, em termos relativos, do Mundo».

Risos do Deputado do PSD Luís Marques Guedes.

Bonito, disse eu para mim mesmo.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Não está mal!

O Orador: - São entradas de «leão». Veremos as saídas.
A minha natural expectativa, como certamente a de muitos presentes, era a de saber o que iríamos ouvir da tão falada auto-estrada. E digo tão falada, porque - é bom recordar - o PSD tinha deixado mais essa boa herança para o Governo Socialista em 1995,…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Herança desperdiçada!

O Orador: - … altura em que estava em concurso internacional a célebre auto-estrada A14, entre Aveiro e Vilar Formoso.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Essa mesmo que o primeiro governo do Eng.º Guterres começou por aceitar, depois suspender, depois adiar.
Era essa mesmo que o então Ministro João Cravinho dizia ter de anular, porque o seu custo, estimado na altura em 130 milhões de contos, era demasiado face aos custos da duplicação do IP5, então estimados em 80 milhões de contos. Eram os milhões e não as pessoas e o desenvolvimento que contavam.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - É verdade!

O Orador: - E, afinal, o que vamos ter agora, ao fim de seis anos de hesitações à moda socialista, e quais os seus custos?
Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Depois daquela conversa técnica do referido assessor, mas de clara «encomenda» política, do tal plano mundial que fez rir os mais tristes, ficámos então a saber que o Governo do Partido Socialista pensa dar início, por volta de meados de 2002 - ou seja, daqui por um ano -, à construção da referida estrada, que é nova em 40%, que tem variantes unidireccionais em 24% e que duplica a actual em 31%. Feitas as contas, faltam ainda 5%. Sabem para que são? Serão para o Estado as construir. É lá dito no documento oficial.
Agora, sinceramente, digam-me: alguém entende isto?
E quanto aos custos? Estes estão estimados em 140 milhões de contos, considerando apenas o investimento inicial.
Nessa altura, muitos de nós, presentes nessa sessão, pensámos que o ex-ministro João Cravinho coroaria de vergonha por anos antes ter dado também aquela justificação para a não construção da auto-estrada, tal como o PSD sempre defendeu.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - O Governo do Partido Socialista só queria, então, gastar 80 milhões de contos. Foi adiando, adiando, e agora gastará 140 milhões de contos, não numa auto-estrada mas, sim, numa via que mais parece um tricô em jeito de ponto de cruz.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - E é pena que assim seja. É pena porque com menos dinheiro e mais firmeza na decisão, coisa a que o Governo é avesso, já o País tinha beneficiado com uma verdadeira auto-estrada.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Assim, desperdiçaram-se recursos, gastou-se o tempo e prejudicou-se o País, com uma solução ainda carregada de dúvidas, mas que ao fim de seis anos parece já evidente que dará razão, em 40%, ao PSD.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Mas talvez ainda mais grave seja o facto de que esta opção, para além de desvalorizar o potencial

Páginas Relacionadas
Página 3081:
3081 | I Série - Número 78 | 04 de Maio de 2001   O Sr. Presidente (Narana Co
Pág.Página 3081
Página 3082:
3082 | I Série - Número 78 | 04 de Maio de 2001   Senão vejamos: às restriçõe
Pág.Página 3082