O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3053 | I Série - Número 78 | 04 de Maio de 2001

 

O Orador: - Termino, Sr. Presidente, com a pergunta seguinte: Sr. Deputado, V. Ex.ª, afinal, foi eleito por que distrito, pelo distrito da Guarda ou por outro qualquer?

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Antes de dar a palavra ao Sr. Deputado João Cravinho, porque fui informado que o Sr. Deputado Álvaro Amaro responderá conjuntamente aos dois pedidos de esclarecimento, informo que se encontram a assistir à sessão, mais uma vez, cerca de 400 alunos das nossas escolas, o que é muito estimulante para todos nós, sendo 49 da Escola Básica 2,3/S Padre José Agostinho Rodrigues, de Alter do Chão; 34 da Escola Básica 2,3 de Nuno Gonçalves, de Lisboa; 16 da Escola Secundária de Campos Melo, da Covilhã; 41 da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos, com Ensino Secundário, Pedro da Fonseca, de Proença-a-Nova; 46 da Escola Básica do 1.º Ciclo, n.º 1, de Lagos; 120 da Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos de Corga; 50 da Escola Secundária da Boa Nova, de Leça da Palmeira, e vamos ainda aguardar, se, entretanto, ainda não chegaram, 43 da Escola Secundária de Odivelas.
Peço para eles uma calorosa saudação de todos nós.

Aplausos gerais, de pé.

Após esta pausa refrescante, tem a palavra o Sr. Deputado João Cravinho, para formular o seu pedido de esclarecimento.

O Sr. João Cravinho (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Álvaro Amaro, quero apenas fazer um esclarecimento, que, aliás, já fiz várias vezes e espero que desta seja definitivo: nunca houve auto-estrada A14!

Aplausos do PS.

Nunca! Nunca! Nunca!
Isso é uma ficção, é uma falsidade tão repetida, tão repetida, que até, porventura, a única pessoa que se convenceu de que há uma auto-estrada A14 foi o Sr. Deputado Álvaro Amaro. Tanto falsificou a verdade que acabou por acreditar nela!
Por outro lado, Sr. Deputado Álvaro Amaro, eu recebi, em Setembro de 1996, o estudo prévio de uma auto-estrada que iria pelo interior direito a Vilar Formoso. O estudo prévio era o único documento que existia em Setembro de 1996.
Com o habitual à-vontade do Sr. Deputado Álvaro Amaro e de muitos dos seus colegas, esse estudo, entregue em Setembro de 1996, transformou-se numa grande realização prévia do PSD, decidida antes de largar o governo em 1995.
É tudo, Sr. Presidente.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para responder aos dois pedidos de esclarecimento, tem a palavra o Sr. Deputado Álvaro Amaro.

O Sr. Álvaro Amaro (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: No que se refere ao pedido de esclarecimento do Sr. Deputado Carlos Santos, confesso, com todo o respeito, que não percebi nada. Creio que tivemos dificuldade em perceber aquele arrazoado de coisas, mas, de qualquer maneira, só lhe quero dizer duas coisas: em primeiro lugar, que fui eleito, obviamente e com muita honra, pelo distrito da Guarda e, em segundo lugar, que mal fora se alguém nesta Câmara fosse contra a construção de auto-estradas.
É que há bocado ouvi o Sr. Deputado Fernando Serrasqueiro, eleito pelo distrito de Castelo Branco, dizer esta coisa terrível: que nos governos do PSD nós não conhecíamos a palavra «auto-estrada».

Risos do PSD.

Mas o actual Primeiro-Ministro, quando disse estas coisas interessantes que há pouco citei, ao menos, teve a hombridade de dizer que, quando chegou ao poder, havia 1000 km de auto-estradas reais, de verdadeiras auto-estradas.

Vozes do PSD: - Não era no papel!

O Orador: - Ora, nestes seis anos, o que o Governo socialista fez nesta matéria foi zero - nem o dossier fez, não gastou um tostão, ainda não fez nada. Sete anos depois da eleição do Engenheiro Guterres, o Governo dará, porventura, início às obras sem gastar um tostão.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Investimento zero!

O Orador: - Sr. Deputado João Cravinho, com todo o respeito, só quero que V. Ex.ª recorde uma coisa: em política, nada é definitivo, e não pense que o será pelo facto de o senhor dizer «espero que este esclarecimento seja definitivo»! Não, Sr. Deputado João Cravinho, em política nada é definitivo.
Quer ver por que é que nada é definitivo, Sr. Deputado? Se não for verdade, negue que o senhor afirmou aqui que a opção do governo do PSD, que o senhor tinha herdado, custava 130 milhões de contos.

Vozes do PSD: - Exactamente!

O Orador: - Então, se custava, existia!

Vozes do PSD: - Exactamente!

O Orador: - Então, negue isto, Sr. Deputado!
Mais: se ela existia, tinha custos, e foi o senhor que justificou por que é que não seguia a opção do PSD!

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Exactamente!

O Orador: - Não fui eu que falsifiquei a verdade, Sr. Deputado João Cravinho! Eu estava presente, tive muita honra em fazer parte desse governo que deu prioridade até à construção do lanço entre Celorico e Vilar Formoso e que lançou o concurso internacional para o projecto da A14, entre Aveiro e Vilar Formoso.

Páginas Relacionadas
Página 3050:
3050 | I Série - Número 78 | 04 de Maio de 2001   Aplausos do PS. O Sr.
Pág.Página 3050
Página 3051:
3051 | I Série - Número 78 | 04 de Maio de 2001   Foi um gesto que teve a dim
Pág.Página 3051
Página 3052:
3052 | I Série - Número 78 | 04 de Maio de 2001   do interior do País e os es
Pág.Página 3052
Página 3054:
3054 | I Série - Número 78 | 04 de Maio de 2001   Mas, mais, Sr. Deputado: o
Pág.Página 3054