O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3056 | I Série - Número 78 | 04 de Maio de 2001

 

Não lhe parece, Sr. Deputado, que o grande desprezo a que Vila Nova de Famalicão tem sido votada nos últimos anos se deve também, e em muito, ao jogo do poder interno do próprio Partido Socialista, que ali também se joga e que, de resto, tem dado lugar a esta conflitualidade, que já não é latente mas, sim, expressa e de muito mau gosto, nos próprios órgãos de comunicação social, entre o Dr. Agostinho Fernandes, actual presidente de câmara, e o Dr. Fernando Moniz, Governador Civil de Braga, com pretensões a presidente de câmara, infelizmente e para prejuízo do concelho?

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Ricardo Gonçalves.

O Sr. Ricardo Gonçalves (PS): - Sr. Presidente, se os Srs. Deputados Nuno Teixeira de Melo e Virgílio Costa, que são os dois aliados para tentarem conquistar a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, fossem candidatos, um, à câmara municipal e, outro, à assembleia municipal, ainda acreditava que a célebre AD de Famalicão podia ganhar; agora, com o candidato que têm não vão lá, apesar de todo o esforço que fazem.
Aliás, a bancada do PSD ainda não me respondeu o que é que vai fazer com aquele candidato, depois da célebre entrevista a O Independente em que ele disse a violação de uma miúda por cinco rapazes só foi considerada violação porque ela não aguentou com os cinco. Ele disse isto a O Independente e os senhores ainda não me deram uma resposta sobre isso!
Em relação aos dois candidatos, o Sr. Deputado Virgílio Costa esquece-se do seguinte: nós, Partido Socialista, somos capazes de fazer a renovação dos nossos quadros. Por isso mesmo é que o actual presidente de câmara Agostinho Fernandes não volta a ser candidato, o candidato vai ser o Fernando Moniz. Somos capazes de fazer a renovação, apesar de o trabalho da Câmara Municipal de Famalicão ter sido um trabalho válido.
Reconheço que, durante os anos dos governos do PSD, o investimento em Famalicão foi muito baixo. Basta ver que o antigo FEF, em 1995, era de 1, 6 milhões de contos e agora é de quase 3 milhões de contos, tendo tido um aumento de 80%. Ou seja, nunca foi tanto dinheiro do poder central para Famalicão como vai desde que o PS é Governo. Os senhores têm de se referir aos governos anteriores, porque o PSD esteve 16 anos no poder e também na AD também lá esteve, com o CDS.
A variante está adjudicada; o problema foi o de ter de se fazer um novo estudo de impacto ambiental.
O tribunal está em projecto, mas temos instalações alugadas melhores do que as que havia.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - É só projectos! Não passa disso!

O Orador: - A Casa das Artes é inaugurada na próxima semana, custou um milhão de contos, e o hospital está em obras.

Vozes do PSD: - Mais obras!?

O Orador: - A Casa de Camilo vai ser toda recuperada e a questão das águas do Cávado já custou 30 milhões de contos. Quanto aos quartéis da GNR, o de Riba d'Ave está em construção e o projecto do de Joane está a ser ultimado.
No que se refere ao problema do CITEVE, que é fundamental para o concelho,…

Vozes do CDS-PP: - É tudo para o futuro!

O Orador: - ... Famalicão é uma terra que nasceu em volta de uma estação de diligências, porque era o ponto de paragem entre o Porto e Braga, e hoje é uma cidade bonita…

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - Linda! É linda!

O Orador: - … e em grande progresso, com uma economia diversificada, que tem já duas auto-estradas e que vai ter a terceira com as célebres SCUT.

Risos do PSD.

O Governo do PS criou as SCUT, o que vai permitir a auto-estrada entre Famalicão e a Póvoa do Varzim. Aliás, só as SCUT já demonstram a inteligência deste Governo! O senhores nunca conseguiram «tirar as SCUT da cabeça», foi o Governo, e elas vão definitivamente rasgar toda aquela região e todo aquele distrito!
Obviamente que isto faz parte da vossa campanha eleitoral, porque o vosso candidato é tão fraco que…

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, terminou o seu tempo. Faça o favor de concluir.

O Orador: - … os aconselho a que mudem de candidato. Vão os senhores para candidatos que a coisa melhora para o vosso lado!

Risos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Virgílio Costa para responder aos dois pedidos de esclarecimento.

O Sr. Virgílio Costa (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Nuno Teixeira de Melo, muito obrigado pelas suas palavras. Constato que V. Ex.ª conhece bem os problemas do concelho de Famalicão, que os quantifica e qualifica adequadamente, de forma respeitável e civilizada, pelo que agradeço a questão que colocou, à qual, no entanto, não respondo porque queria que continuasse em debate tão-só a proposta que eu aqui trouxe, que era discutir as questões concretas das estruturas de Famalicão.
Sr. Deputado Ricardo Gonçalves, julguei que já tinha aterrado para a realidade, que tinha finalmente percebido que este Parlamento é um sítio onde o debate é desejável mas onde a elevação e a dignidade devem ser apanágio de cada um que solicita a palavra.

Páginas Relacionadas
Página 3053:
3053 | I Série - Número 78 | 04 de Maio de 2001   O Orador: - Termino, Sr. Pr
Pág.Página 3053