O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1268 | I Série - Número 031 | 11 de Julho de 2002

 

Amigos do Cidadão Deficiente, com um projecto para a construção de instalações próprias, que tanta falta fazem ao desenvolvimento das suas actividades, bem como pelo projecto do centro social de Arões e pelas candidaturas das creches da Santa Casa da Misericórdia e da Fundação Luís Bernardo de Almeida, entre muitos outros.
Vale de Cambra é terra de gente dinâmica, hospitaleira e trabalhadora, que reclama ainda benefícios primários e essenciais para a melhoria da qualidade de vida a que se sente com direito, quanto mais não seja pelo que contribui para o PIB.
Deus brindou esta terra com uma beleza indiscritível que encanta quem a visita.
Termino citando Ferreira de Castro: «A terra é verde e o céu é azul; é tudo verde e azul com raras pintas brancas no casario, que mais do que moradias de homens parecem janelas da própria paisagem. (…)
Nas noites de luar, quando o grande balão de oiro surge na lomba das montanhas, o vale enche-se de magia, dum sortilégio que paira desde os píncaros longínquos às águas sussurrantes do Caima. De manhã é o milagre. Todos os dias há um milagre de luz sobre a terra quando o sol nasce em Vale de Cambra».

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Também para tratamento de assunto de interesse político relevante, tem a palavra o Sr. Deputado Aires de Carvalho.

O Sr. Aires de Carvalho (PS): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: O Barreiro assinalou, no passado dia 28 de Junho, o 18.º aniversário da sua elevação a cidade. Tal como o actual presidente da câmara municipal fez questão de sublinhar, comemorar 18 anos significa atingir-se a maioridade, e esse facto deve ser visível em todas as vertentes do nosso comportamento. E assim aconteceu!
Desta vez, as comemorações do Dia da Cidade foram diferentes, conheceram outros contornos, outros registos e outras envolventes. Desta vez, e num programa que não se resumiu apenas ao Dia da Cidade, foi possível envolver aqueles que, sendo do Barreiro, trabalham fora e que, não beneficiando do feriado municipal, têm estado até então privados de se associarem aos festejos da autarquia.
Igualmente a nova autarquia soube receber, sem complexos, com alegria e com o orgulho, próprio de quem sabe que com um pequeno gesto pode valorizar-se e dignificar os agentes do serviço público, mesmo que, como é agora o caso, não sejam da mesma cor política.
Também aqueles que este ano foram homenageados resultaram de um processo diferente e dinâmico, que reuniu à mesma mesa um vasto número de personalidades de reconhecido mérito na comunidade barreirense e identificados com as mais variadas opções políticas.
Foi a este ambiente festivo, saudável e envolvente, que o actual Governo se quis associar com uma prenda aos barreirenses: a aprovação da candidatura apresentada por aquela autarquia, no âmbito da componente 4 do Programa Polis.
Efectivamente, para quem, como os barreirenses, ama o rio, que melhor poderia ter acontecido do que a notícia do início de um programa que irá requalificar e recuperar zonas urbanas e ribeirinhas de duas importantes freguesias do concelho? Com esta notícia, as comemorações só terminaram dias depois, aquando da assinatura do protocolo entre a autarquia e S. Ex.ª o Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, Dr. Isaltino de Morais. Quero, por isso, saudar a decisão do Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, que desta forma contribuiu para a valorização do concelho do Barreiro. Faço-o com alegria, com convicção e, sobretudo, sem complexos. Faço-o porque com esta medida também marco a diferença entre uma postura saudável de oposição em contraponto com a postura, quase doentia, assumida num passado recente por aqueles que, hoje, no Barreiro representam o partido que apoia o actual Governo.
Alguém disse, no passado, que o Barreiro é uma legenda. Efectivamente, temos orgulho pela história daquela terra e pela memória colectiva daquela cidade e daquele concelho, que urge ser valorizado. Continuamos a sentir um profundo respeito pela capacidade de luta daquela gente, pelo seu espírito reivindicativo, pela capacidade de dizer «não» e, por isso mesmo, queremos, num registo diferente, imprimir uma maior vitalidade nos caminhos de Abril. Aliás, foi este o espírito que animou a candidatura do Partido Socialista nas últimas eleições legislativas. Foi este o propósito fundamental de um programa credível que apresentámos e com base no qual vencemos as eleições legislativas no distrito de Setúbal, com vitórias assinaláveis em todos os concelhos. Um programa onde o rigor e a seriedade se conjugavam harmoniosamente com as expectativas de progresso e desenvolvimento, assentes em valores perfeitamente sustentáveis.
Foi esta a diferença, foi esta a nossa marca: a diferença entre a responsabilidade e a demagogia. Aqueles que nos presentearam com painéis, lançando dúvidas sobre a capacidade do PS; aqueles que diziam «fazer agora o que não fizeram em quatro anos», esqueceram-se de um pormenor importante: o marketing eleitoral, por vezes, não consegue ultrapassar a inteligência das populações!
Apesar de, em seis anos, não se ter feito tudo aquilo que outros não fizeram em 10 anos de poder quase absoluto, a população do distrito de Setúbal homenageou-nos com uma grande vitória eleitoral no passado dia 17 de Março. E foi neste quadro vitorioso em todos os concelhos, e também no Barreiro, que se consolidou a vitória obtida nas autárquicas do ano passado.
Foi, pois, neste quadro de opções que os Deputados socialistas eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal realizaram no Barreiro as suas primeiras jornadas parlamentares. Foram dois dias de intensos e sucessivos contactos, testando, área a área, os nossos compromissos com os diversos agentes económicos que, no terreno, desenvolvem diariamente a sua actividade.
Dos projectos mais estruturantes e mais mediatizáveis aos mais modestos, que nem por isso deixam de mobilizar as populações, das acessibilidades à necessidade de equipamentos, da saúde ao ambiente e à solidariedade, da cultura ao associativismo e da segurança à protecção civil, foram jornadas participadas, com um balanço amplamente positivo, já que as nossas preocupações e os nossos compromissos coincidem com o sentir das populações e dos agentes envolvidos nas mais diversas áreas.
Por isso, em nome de todos os Deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, reafirmo, hoje e aqui, que tanto as populações como o Governo podem contar connosco, com a nossa disponibilidade para aplaudir o que estiver bem, mas igualmente com a nossa determinação e o nosso empenhamento no combate político, em prol do

Páginas Relacionadas
Página 1272:
1272 | I Série - Número 031 | 11 de Julho de 2002   sequência dos ferimentos
Pág.Página 1272
Página 1273:
1273 | I Série - Número 031 | 11 de Julho de 2002   para, fora de qualquer de
Pág.Página 1273