O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1335 | I Série - Número 033 | 12 de Julho de 2002

 

O Orador: - Percebeu-se agora, na sua intervenção, Sr.ª Deputada Odete Santos, que os senhores confundem uma coisa básica.

A Sr.ª Odete Santos (PCP): - O pedido de esclarecimento é dirigido a mim?!

O Orador: - Os senhores confundem convicções com ódio, e é por isso que quando pensam que estão a ser convictos não estão a fazer mais nada do que a exercer o vosso ódio.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Por outro lado, compreendo a vossa irritação: o PCP aprovou, com o Partido Socialista, uma lei que era «público», só «público» e nada mais do que «público»…

O Sr. Paulo Pedroso (PS): - O Sr. Deputado não leu!

O Orador: - O PCP pensou que tinha dado o «golpe do baú», que tinha encontrado a solução ideal, e ao ver esse sistema destruído é natural que o PCP, que tinha feito essa aliança com o PS, agora esteja tão incomodado.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - As perguntas que lhe quero fazer, Sr. Ministro, versam directamente sobre uma ou duas questões concretas.
Em primeiro lugar, pensando na situação da União Europeia, gostaria de saber como é que esse sistema dos três pilares está articulado na União Europeia.
Em segundo lugar, para responder àqueles que tanto falam na União Europeia, que tanto a invocam, designadamente os socialistas, gostaria de saber…

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, esgotou o seu tempo. Tem de terminar.

O Orador: - Vou terminar, Sr. Presidente.
Continuando, gostaria de saber, a propósito de todos os avanços, se este não é, finalmente, o avanço que nos põe a par da União Europeia.
Por outro lado, queria que nos falasse também das discriminações positivas.
A terminar, Sr. Presidente, direi que há uma diferença entre uma centena ou umas centenas de trabalhadores que, em dia de trabalho, escolheram vir manifestar-se contra V. Ex.ª, Sr. Ministro,…

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

Protestos do PCP.

A Sr.ª Odete Santos (PCP): - Francamente!

O Orador: - … o milhão e meio de reformados que esperam que se faça justiça e milhões de jovens que esperam o direito de optar e a liberdade de uma proposta que é solidarista, mas também liberalizadora.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

O Sr. Presidente: - Sr. Ministro da Segurança Social e do Trabalho, tem a palavra para responder.
Dispõe de 5 minutos.

O Sr. Ministro da Segurança Social e do Trabalho: - Sr. Presidente, Sr. Deputado Luís Fazenda, questionou-me sobre o porquê de uma nova lei passados dois anos.

O Sr. Luís Fazenda (BE): - Passado um ano!

O Orador: - Há razões técnicas para tal, que resultam de um enquadramento e de uma arquitectura, constante, aliás, do Livro Branco da Segurança Social, que era difícil transpor para esta nova lei.
Mas tive oportunidade de referir - já o fiz várias vezes publicamente e fi-lo hoje na minha intervenção inicial - que uma parte importante do acervo da actual lei é mantida e que, felizmente, é consensual no espectro democrático português.
O Sr. Deputado disse que o meu discurso foi ideológico. Mas os senhores têm o monopólio da ideologia?! Não, o que os senhores têm é o monopólio do verbo, porque não contam em gerir a verba!. Isso é outra questão.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Risos do BE.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Olha quem fala!

O Orador: - Os senhores têm um medo terrível de dar opção aos portugueses e aos mais jovens!

O Sr. Patinha Antão (PSD): - Exactamente! Porque perdem o poder, o controlo, não confiam na pessoas!

O Orador: - Quer dizer, preferem, aliás na boa senda da unicidade, que seja uma central sindical ou um partido político a dizer aos jovens onde é que eles devem pôr os tostõezinhos todos da sua poupança!

O Sr. Patinha Antão (PSD): - Exactamente!

O Orador: - Os senhores odeiam a liberdade de escolha! Os senhores odeiam este valor democrático fundamental para a coesão social!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Luís Fazenda (BE): - É falso!

O Orador: - Aliás, é interessante verificar - e isso conforta-me como membro, que tenho muita honra de ser, deste Governo - que enquanto ontem e hoje, e provavelmente…

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Amanhã, e depois...!

O Orador: - Exacto, diz bem, enquanto que, provavelmente, amanhã e depois, 1500 pessoas, sempre as mesmas, se manifestam contra clichés e contra ideias,…

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP). - Cada vez menos!

Páginas Relacionadas
Página 1338:
1338 | I Série - Número 033 | 12 de Julho de 2002   Em segundo lugar, acusam-
Pág.Página 1338
Página 1339:
1339 | I Série - Número 033 | 12 de Julho de 2002   diferentes das actuais, p
Pág.Página 1339
Página 1340:
1340 | I Série - Número 033 | 12 de Julho de 2002   a aumentarem as suas cont
Pág.Página 1340
Página 1341:
1341 | I Série - Número 033 | 12 de Julho de 2002   caritativa, onde ficariam
Pág.Página 1341
Página 1353:
1353 | I Série - Número 033 | 12 de Julho de 2002   dois requerimentos de bai
Pág.Página 1353