O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2004 | I Série - Número 050 | 18 de Outubro de 2002

 

O Sr. Guilherme Silva (PSD): - Posso interpelar a Mesa, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - Quer indicar o tema da sua interpelação, Sr. Deputado?

O Sr. Guilherme Silva (PSD): - Sr. Presidente, tem a ver com a Assembleia da República, com o seu prestígio e a sua dignidade.

O Sr. Presidente: - É vago, mas, em todo o caso, tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Guilherme Silva (PSD): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o Sr. Deputado Eduardo Ferro Rodrigues, ontem à noite, em Barcelos, comentando uma iniciativa parlamentar da maioria, acabou a insultar Deputados desta Câmara, usando mesmo a expressão "palermas".

Risos do PS.

Sr. Presidente, trata-se de um grave insulto a Deputados e, portanto, também de um grave insulto a este Parlamento.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado Eduardo Ferro Rodrigues tem o direito de discordar das iniciativas dos demais Deputados e dos demais grupos parlamentares, mas o Sr. Deputado Eduardo Ferro Rodrigues, que infelizmente não se encontra presente, não tem o direito de insultar seja quem for.
Todos percebemos que o Sr. Deputado Eduardo Ferro Rodrigues está desesperado, só que em democracia as regras são para todos. E a sua primeira regra elementar é a de nos respeitarmos, independentemente das divergência que, natural e saudavelmente, temos.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - O insulto não faz parte da democracia, o insulto não dignifica o Parlamento nem os Deputados.
Por isso, Sr. Presidente, em nome do PSD quero exercer aqui o direito de expressar um veemente protesto pelas declarações insultuosas, que a todos nós ofende, feitas pelo Sr. Deputado Eduardo Ferro Rodrigues.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Pelo teor da intervenção do Sr. Deputado Guilherme Silva verifica-se que se tratou de um protesto legítimo da sua bancada, que não requer resposta por parte da Mesa.
De qualquer modo, a Mesa apela para que todas as Sr.as e Srs. Deputados mantenham o clima cordato que é próprio das democracias estabilizadas.
Sr. Deputado António Costa, pede a palavra para que efeito?

O Sr. António Costa (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra ao abrigo da figura regimental usada pelo Sr. Deputado Guilherme Silva.

O Sr. Presidente: - E eu concedo-a nas mesmas condições.
Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. António Costa (PS): - Sr. Deputado Guilherme Silva, vejo que "enfiou uma carapuça".

Protestos do PSD.

E como dizia Vasco Santana, num conhecido filme português, "chapéus há muitos"!... E mais não digo, Sr. Deputado Guilherme Silva!!
Agora, o que as Sr.as Deputadas e os Srs. Deputados da maioria terão de compreender…

Vozes do PSD: - Ahhh!!

O Orador: - … é que a operação que lançaram para intimidar o Partido Socialista e desmotivá-lo da batalha que trava para manter elevados padrões éticos na vida pública não nos perturba,…

Aplausos do PS.

Risos do PSD e do CDS-PP.

… porque essa é uma batalha que prosseguiremos.

A Sr.ª Elisa Guimarães Ferreira (PS): - Muito bem!

O Orador: - Os senhores sentem-se incomodados, e eu compreendo-os:...

Vozes do PSD: - Ah!...

O Orador: - ... é do convívio com um senhor que exerce funções de Ministro de Estado e da Defesa Nacional e que se recusou a vir à Assembleia da República prestar esclarecimentos!

O Sr. José Junqueiro (PS): - Bem lembrado!…

Protestos do PSD e do CDS-PP.

O Orador: - O vosso incómodo condu-los a quererem criar uma nuvem onde tudo caiba e onde todos pareçamos iguais. Mas, Sr. Deputado Guilherme Silva, nós somos diferentes, nós não nos confundimos, nós não somos iguais!

Protestos do PSD e do CDS-PP.

Aplausos do PS.

O Sr. Deputado Eduardo Ferro Rodrigues disse: querem uma comissão de inquérito? Então, constitua-se uma comissão de inquérito que eu estou totalmente disponível para prestar todos os esclarecimentos que considerem necessários.
Sr. Deputado, que diferença há entre esta atitude e a cobardia que o Sr. Ministro de Estado e da Defesa Nacional revelou perante as gravíssimas acusações constantes do relatório da Polícia Judiciária sobre o seu comportamento!…

Páginas Relacionadas
Página 2043:
2043 | I Série - Número 050 | 18 de Outubro de 2002   O Sr. Presidente: - Srs
Pág.Página 2043
Página 2044:
2044 | I Série - Número 050 | 18 de Outubro de 2002   Há modus in rebus, há f
Pág.Página 2044