O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2016 | I Série - Número 050 | 18 de Outubro de 2002

 

à disposição do governo regional - sem se intrometer na gestão regional, o que é louvável - uma quantia cifrada em 9 milhões de contos.

O Sr. António Costa (PS): - Muito bem!

O Orador: - Simplesmente,…

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - O "simplesmente" é que é pior!

O Orador: - … na fase que agora atravessamos, o que está em causa é a reconstrução do parque habitacional. Pelas regras comunitárias, não é possível drenar fundos comunitários para a reconstrução do parque habitacional, razão pela qual o governo regional necessita de um concurso superior da solidariedade nacional, o que, aliás, tenho a certeza, o Sr. Deputado é o primeiro a compreender. E é o primeiro a compreender, porque também tenho a certeza de que não lhe é indiferente a sorte de 1500 famílias que continuam a viver em pré-fabricados e em garagens, porque o Governo…

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - Regional!

O Orador: - … do PSD/CDS-PP, em vez de concentrar o esforço da República, nos próximos dois anos, como seria natural, quis estendê-los por quatro. E sabe porquê? Por causa das eleições legislativas que os senhores vão ter dificuldade em ganhar nos Açores.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Narana Coissoró, a quem peço igualmente que seja breve.

O Sr. Narana Coissoró (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Medeiros Ferreira, a pequena nota que vou fazer não é propriamente sobre a substância, sobre a coisa material, sobre os problemas dos Açores, porque não é esse o ponto da minha observação.

O Sr. Medeiros Ferreira (PS): - Mas isso é o que vem ao caso!

O Orador: - Mas apreciei a maneira como a ética republicana funciona, sob o ponto de vista do debate parlamentar. V. Ex.ª quis silenciar os apartes, dizendo "façam intervenções, não façam apartes". Ora, um debate parlamentar sem apartes…

O Sr. Medeiros Ferreira (PS): - Eu adoro apartes!

O Orador: - Adora?! Mas todas as vezes que havia um aparte, V. Ex.ª dizia: "O Sr. Deputado Guilherme Silva, depois, terá oportunidade de fazer a sua intervenção" ou "O Sr. Deputado Narana Coissoró, depois, terá oportunidade de fazer a sua intervenção". Quer dizer, apartes não, intervenções, sim. Ora, isto é contra a ética republicana e contra a ética parlamentar.
O segundo ponto que quero sublinhar na sua intervenção foi o facto de o Sr. Deputado ter dito - e não foi um pequeno deslize, quero sublinhá-lo, e não vou deixar passar isso - que a maioria é o bloco de direita.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - É bem metido!

O Orador: - Ora, essa é a resposta inconsciente - ou consciente, porque, da sua parte, não há inconsciências - de que a esquerda, hoje, é hipnotizada pelo Bloco de Esquerda.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

Essa é a confissão cabal do homem prestigiado nos jornais, entre os comentadores políticos, na bancada parlamentar e no mundo académico, de que este Parlamento se transformou em dois blocos: o Bloco de Esquerda, que comanda a esquerda, e o bloco de direita.

O Sr. José Magalhães (PS): - Que é comandado pelo PP!

Risos do PS.

O Orador: - E é bom que o País saiba pela sua boca que o PS é, hoje, parte do Bloco de Esquerda.
Em terceiro lugar, Sr. Deputado Medeiros Ferreira, o que nós ouvimos são críticas legítimas da oposição. O único problema é que VV. Ex.as não podem esconder os vossos próprios defeitos estruturais, que talvez sejam defeitos estruturais da política portuguesa.
V. Ex.ª disse que há políticos que fogem a vir aqui, ao Parlamento,…

O Sr. José Lello (PS): - Os Ministros!

O Orador: - … repetindo a campanha…

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, o tempo de que dispunha esgotou-se. Tem de concluir.

O Orador: - … de que se deve vir ao Parlamento dizer, justificar… Não quero retomar a discussão que antecedeu a sua intervenção, mas V. Ex.ª, como Deputado respeitado que é, deve dizer que o homem mais categorizado, partidariamente, na bancada do Partido Socialista, deu um péssimo exemplo quando disse que, quando o Parlamento pede contas, é palermice. V. Ex.ª tem de responder a isso.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Medeiros Ferreira.

O Sr. Medeiros Ferreira (PS): - Sr. Presidente, em primeiro lugar, saúdo o Sr. Deputado Narana Coissoró e, em segundo lugar, quero dizer-lhe que, quando falo da ética republicana, falo de um assunto que, sei, nos é comum.

O Sr. Narana Coissoró (CDS-PP): - Eu sou republicano!

Páginas Relacionadas
Página 2041:
2041 | I Série - Número 050 | 18 de Outubro de 2002   O Sr. Presidente: - Sr.
Pág.Página 2041
Página 2042:
2042 | I Série - Número 050 | 18 de Outubro de 2002   debate sobre o crédito
Pág.Página 2042