O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2314 | I Série - Número 055 | 14 de Novembro de 2002

 

O Sr. Guilherme Silva (PSD): - Sr. Presidente, o que me parece grave é interrompermos um debate,…

Risos do PS, do PCP e do BE.

… com a importância e a nobreza que o debate do Orçamento tem, com questões completamente laterais e que só as vésperas…

Protestos do PS, do PCP e do BE.

Srs. Deputados, sabemos que VV. Ex.as têm essa tendência de não deixar pessoas falar,…

Protestos do PS e do PCP.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, peço que criem as condições para que se possa ouvir o orador.

O Orador: - … como, aliás, a iniciativa de fazerem esta interpelação confirma.
O que me parece é que não se devia consentir que este debate fosse interrompido por iniciativas que só se justificam dadas as vésperas do Congresso do Partido Socialista.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Protestos do PS e do PCP.

É preciso desviar as atenções, e eu gostaria que a Mesa da Assembleia não pactuasse em circunstância alguma e fosse firme, no sentido de não perturbarmos o debate do Orçamento do Estado com estas questões laterais.
Sr. Deputado António Costa, eu já uma vez lhe disse, e vou repeti-lo aqui: V. Ex.ª lidera o seu grupo parlamentar, não queira impor no meu grupo parlamentar restrições às iniciativas que entendemos tomar, sem violação das regras, seja do Regimento, seja da Constituição, sejam elas quais forem.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Protestos do PS e do PCP.

Os Deputados do meu grupo parlamentar que participam numa comissão de inquérito parlamentar, que é à porta aberta, têm todo o direito de fazer as conferências de imprensa que entenderem, respeitando as regras parlamentares e as regras democráticas, para anunciar as posições que entendem tomar, as diligências que entendem requerer, no âmbito dessa Comissão. E quero dizer que essa Comissão, sim, é suficientemente importante e suficientemente relevante para justificar que se comunique ao povo português, aos nossos cidadãos, aquilo que são as iniciativas da coligação e dos Deputados destes grupos parlamentares que têm assento nessa Comissão de Inquérito.

Protestos do PS e do PCP.

VV. Ex.as não sabem ler! Façam o favor de ler…

Protestos do PS e do PCP.

Façam o favor de ler!

Protestos do PS e do PCP.

Aquilo que se diz nesse comunicado é a avaliação que fazemos de uma determinada fase dos trabalhos desta Comissão. E é exactamente porque não há conclusões e as queremos tirar que anunciamos…

Protestos do Deputado do PS José Magalhães.

O Sr. Hugo Velosa (PSD): - Estão muito preocupados com o que lá consta!

O Orador: - VV. Ex.as sabem que é possível tirar essas conclusões que aí estão!

O Sr. António Costa (PS): - É uma vergonha!

O Orador: - V. Ex.ª ignora que houve um acidente grave…

Protestos do PS e do PCP.

V. Ex.ª ignora que houve um acidente grave nas obras do Metro? Essa é uma das conclusões.

Protestos do PS.

VV. Ex.as precisam…

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Guilherme Silva, peço-lhe o favor de se conter nos termos regimentais.

O Orador: - VV. Ex.as precisam de alimentar a vida política parlamentar com fait divers. Nós não vamos atrás dos vossos fait divers,…

Protestos do PS e do PCP.

… vamos continuar o nosso rumo quer na Comissão de Inquérito, que VV. Ex.as sabem que está a correr e que vai, com certeza, tirar, a seu tempo, as conclusões, não estas que foi possível tirar nesta fase mas as conclusões finais…

Protestos do PS e do PCP.

As conclusões finais serão tiradas na sequência das diligências, salvo se VV. Ex.as, como é usual, abandonarem os trabalhos da Comissão. Que não seja esta atitude de agora um prenúncio também para mais um abandono!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Protestos do PS e do PCP.

O Sr. Presidente: - A referência do Sr. Deputado Guilherme Silva a que os Srs. Deputados da oposição não sabem ler, deve entender-se como não sabendo interpretar o espírito das pessoas que escreveram o comentário, porque é óbvio que todos têm altos graus de literacia. Isto é absolutamente inquestionável e não pode ser tomado como motivo de ofensa.

Páginas Relacionadas
Página 2309:
2309 | I Série - Número 055 | 14 de Novembro de 2002   guião e que a proposta
Pág.Página 2309