O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3781 | I Série - Número 089 | 21 de Fevereiro de 2003

 

Quanto ao Partido Socialista, quero dizer que ele tem, de facto, uma meia posição, porque, como eu aqui disse ontem, tem o coração na Av.ª da Liberdade, com o Deputado Manuel Alegre,…

O Sr. Honório Novo (PCP): - Vocês só se manifestam no Largo do Caldas!

O Orador: - … poeticamente e de coração, com o Dr. Mário Soares, e, depois, tenta ter a cabeça mais razoável aqui, na Assembleia, ou na posição do Conselho de Segurança.

Protestos do PS.

É aqui que estão. Muito bem!
No que diz respeito ao voto que apresentam, Sr. Deputado José Vera Jardim…

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, o seu tempo esgotou-se. Tenha a bondade de concluir.

O Orador: - Vou concluir, Sr. Presidente.
Quanto ao voto que apresentam, há duas diferenças essenciais. Primeiro, entre muitas coisas com que concordamos, os senhores dizem que Portugal nunca poderá apoiar uma intervenção sem um mandato expresso do Conselho de Segurança.

O Sr. José Vera Jardim (PS): - Exactamente!

O Orador: - Já ontem lembrei que isto não é o mesmo que defenderam para o Kosovo.
No entanto, digo-lhe que eu, pessoalmente, e esta bancada consideramos que numa situação em que haja uma aliança internacional e um veto de um único país com direito de veto e que essa posição seja irrazoável, neste caso, Portugal deve considerar se deve ou não apoiar - é a diferença de opinião.

Vozes do PCP: - É, é!

O Orador: - Segundo, os senhores valorizam os meios persuasivos, o diálogo. Porém, digo-lhe que o Iraque é um Estado delinquente e que, se não fosse a pressão militar, nunca cooperaria.

Vozes do CDS-PP e do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Foi a pressão militar que obrigou o Iraque a cooperar, não tenhamos dúvidas sobre isto! Por esta razão, o nosso voto, que é aquele que refere claramente a aliança transatlântica, é o único que votaremos e apoiaremos.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

O Sr. Presidente: - As palavras do Sr. Deputado Telmo Correia causaram profunda ofensa aos Srs. Deputados Bernardino Soares e João Teixeira Lopes. Para que, depois, não digam que não dou a palavra quando há ofensas, vou dá-la aos dois, mas, desde já, peço para serem sintéticos, porque, de facto, o tempo já vai longo.
Tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares para exercer o direito regimental da defesa da honra.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Serei muito sintético, Sr. Presidente.
Julgo não ser preciso indicar a ofensa, Sr. Presidente, mas não pode passar em claro o que o Sr. Deputado Telmo Correia disse, que quem, como o PCP, tem uma posição contra esta guerra, ilegítima e injusta, está no fim da linha, ao lado da ditadura de Saddam Hussein.
Ora, nós estivemos, sempre, contra a ditadura de Saddam Hussein, mesmo quando ele massacrou o povo curdo, muitos militantes da oposição, incluindo milhares de comunistas, os senhores é que não estiveram.

O Sr. Honório Novo (PCP): - Estiveram ao lado deles!

A Sr.ª Joana Amaral Dias (BE): - Muito bem!

Aplausos do PCP.

Protestos do CDS-PP.

O Orador: - O Sr. Deputado Telmo Correia não pode continuar a dizer isso, e tenha pelo menos respeito, já que não o tem pela frontalidade das posições dos seus pares nesta Câmara, pelas posições, por exemplo, de João Paulo II,…

Vozes do PSD: - Oh!…

Protestos do CDS-PP.

O Orador: - … que, certamente, não será qualificado pelo Sr. Deputado como um aliado de Saddam Hussein, mesmo com as posições que ele teve nos últimos tempos.

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - É verdade!

O Orador: - Sr. Deputado Telmo Correia, se quer provar que não está ao lado da ditadura de Saddam Hussein, diga aqui quando é que o seu partido, no tempo em que o Iraque era aliado dos Estados Unidos da América, se pronunciou contra ela.

Vozes do PCP: - Exactamente!

O Orador: - Diga agora, ou cale-se para sempre!

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, para facilitar o andamento dos trabalhos, vou dar de imediato a palavra ao Sr. Deputado João Teixeira Lopes para exercer o direito regimental da defesa da honra, e só depois a darei ao Sr. Deputado Telmo Correia para dar explicações aos dois.
Sr. Deputado João Teixeira Lopes, tem a palavra, mas peço-lhe também para ser sintético, por favor.

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Telmo Correia, o radicalismo do seu discurso…

Vozes do CDS-PP: - Oh!…

Páginas Relacionadas
Página 3783:
3783 | I Série - Número 089 | 21 de Fevereiro de 2003   Todos desejamos a paz
Pág.Página 3783