O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4516 | I Série - Número 108 | 04 de Abril de 2003

 

certamente, nos recordamos do dedo em riste do Deputado Ferro Rodrigues, ameaçando a Câmara com a pomposa proclamação, que passo a citar: "Ficam a saber desde hoje: não há monopólio da unidade à direita em Portugal".
Na verdade, a actual liderança socialista parece ter decidido extremar a posição do PS, empurrando-o para alianças com partidos que não partilham hoje, nem algum dia partilharam, a nossa concepção de democracia e de liberdade.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Por isso se impõe a pergunta: é esta uma opção política assumida, ou é mais uma brincadeira a fingir do Partido Socialista?
Os portugueses merecem saber se estão perante um PS com vocação e vontade de, um dia, governar o País, ou se estamos perante um PS irresponsável, radicalizado, colado e a reboque da extrema-esquerda e que, entre outros desvarios, apresenta, num dia, uma moção de censura ao Governo de Portugal - repito, uma moção de censura ao Governo de Portugal - e, no dia seguinte, com indisfarçável desplante, afirma que "foi a brincar", que só foi apresentada porque se sabia que não teria qualquer consequência prática.

O Sr. Jorge Nuno Sá (PSD): - Muito bem!

O Sr. João Moura (PSD): - É uma vergonha!

O Orador: - "Se fosse para ser aprovada, não seria apresentada!", disseram os mais destacados líderes socialistas.

O Sr. Jorge Nuno Sá (PSD): - Bem lembrado!

O Orador: - Curiosa forma de dignificar o Parlamento!
Esta é uma atitude que se poderia esperar de partidos marginais, que assumiram a sua posição nas franjas do sistema, não é própria de um partido que se quer responsável, com sentido de Estado e motivado para ser alternativa ao Governo de Portugal.
Há matérias e opções políticas que não deixam espaço para ambiguidades.
Terá o PS, enquanto partido, decidido conscientemente caminhar para uma aliança, para uma frente, ou, melhor dizendo, para um "bloco de esquerda", ou será isto somente um devaneio de um seu líder de transição? O País merece uma resposta clara e sem ambiguidades,…

O Sr. Marco António Costa (PSD): - Muito bem!

O Orador: - … porque esta opção não é táctica ou, sequer, estratégica e muito menos poderá ser conjuntural. Esta é uma escolha estrutural, decisiva para toda e qualquer posição que o PS queira assumir na sociedade e na vida nacional.
Que PS é este? É o PS das alianças com partidos que discordam da nossa integração na União Europeia? É o PS de uma futura coligação com partidos que estão contra a nossa associação na NATO? É o PS das alianças com partidos cuja democraticidade interna todos sempre contestámos?

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - E cujos aliados sempre estiveram do outro lado da "cortina de ferro", acorrentados ao bloco soviético?

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - É o PS da coligação com partidos que não admitem a votação secreta nas suas eleições internas?

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Que têm dúvidas sobre a ausência de democracia na Coreia do Norte?

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Que têm o ditador Fidel Castro como referência?

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Este é o PS que quer um líder a acotovelar-se nas manifestações de rua para conseguir estar ao lado dos líderes comunistas e bloquistas?

Vozes do PSD e do CDS-PP : - Muito bem!

O Orador: - No fundo, a questão é esta: o PS, hoje, é o partido das declarações da Dr.ª Ana Gomes de há duas semanas, ou é o partido das declarações da Dr.ª Ana Gomes desta semana?

O Sr. Jorge Nuno Sá (PSD): - Exactamente!

O Orador: - É o partido do Dr. Francisco de Assis de há um ano atrás, que, como líder parlamentar, fazia acordos com um "deputado limiano", ou é o partido do Dr. Assis de hoje, que afirma peremptória e taxativamente que as alianças à esquerda são desejáveis?

O Sr. Marco António Costa (PSD): - Muito bem!

O Orador: - É o partido do histórico Dr. Jaime Gama, ou é o partido da "última geração" do Dr. Mário Soares?

O Sr. Marco António Costa (PSD): - Muito bem!

O Orador: - É o partido do Eng.º Guterres, que sempre recusou acordos com a extrema-esquerda, ou é o partido do Dr. Ferro Rodrigues, determinado a "cair nos braços" do PCP e do Bloco de Esquerda?

O Sr. Marco António Costa (PSD): - Muito bem!

O Orador: - O ziguezague, a desorientação e o desnorte têm de ter limites!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Vitalino Canas (PS): - Isso é um discurso para o Governo!

Páginas Relacionadas
Página 4545:
4545 | I Série - Número 108 | 04 de Abril de 2003   Srs. Deputados, o quadro
Pág.Página 4545