O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4639 | I Série - Número 110 | 11 de Abril de 2003

 

Empenhámo-nos até ao último minuto, designadamente através da cimeira das Lajes, para que tudo pudesse resolver-se de forma pacífica e para que, não sendo isso possível, se contasse com a envolvência das Nações Unidas.
Infelizmente, um ditador como Saddam Hussein não só perseguiu o seu próprio povo e sobre ele exerceu represálias durante 30 anos como provocou esta guerra.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

É ele o responsável pelas vítimas com as quais estamos todos solidários, designadamente com os jornalistas, que para levarem junto da opinião pública o máximo de verdade sobre esta guerra puseram em risco a sua própria vida.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Temos de estar solidários com o esforço que é feito a favor de um direito fundamental que Saddam não consagrava: o direito de informação. Foi por isso que esses homens morreram, que esses homens se sacrificaram!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Mas se há também razões para manifestarmos um regozijo especial, os motivos desse júbilo e dessa congratulação residem no facto de termos posto fim ao regime tirânico de Saddam Hussein.

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Srs. Deputados, não estamos aqui a viver algo que seja apenas nosso ou apenas da comunidade internacional. O que estamos a viver aqui é, antes de mais, o estado de espírito do povo iraquiano, que manifestou ontem a sua satisfação por ver cair quem o tiranizou durante 30 anos.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Srs. Deputados, o que desejamos é uma coisa muito simples - e vamos ver a profundidade com que se vivem as convicções: é que os movimentos pacifistas, que tiveram as posições que todos conhecemos, convirjam agora, com a mesma força, no apoio ao povo do Iraque e mostrem regozijo pela sua libertação.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - Libertação com um exército de ocupação?!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Telmo Correia.

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: O CDS-PP dividirá o tempo de que dispõe e, quanto aos votos apresentados sobre os jornalistas mortos e vítimas de agressões ou prisões no Iraque, falará mais detalhadamente o Sr. Deputado Nuno Teixeira de Melo.
De uma forma muito breve, queria apenas dizer que o impasse que se gerou na comunidade internacional tornou esta guerra inevitável. A partir de certo momento, esta guerra era, efectivamente, inevitável, fruto do impasse gerado na comunidade internacional.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

Protestos do PCP.

O Orador: - Pergunto agora àqueles que, há uns dias atrás, na rua ou onde quer que fosse, exigiam a paz e a retirada imediata das forças dos aliados, o que é que teria acontecido nessa situação.

Vozes do CDS-PP e do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Os aliados teriam retirado, Saddam teria ficado no poder e não teríamos assistido à alegria de ontem do povo iraquiano.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Não teriam morrido milhares de civis e de crianças!

O Orador: - Estavam, há uns dias atrás, a exigir a paz e a retirada imediata das forças da coligação…

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - O Papa também!

O Orador: - … e a fazer outra coisa, de que agora, se calhar, se estão a esquecer. Estavam a fazer o verdadeiro papel do "amigo da onça", dizendo: "foram para lá, mas agora vai correr mal, vai ser como no Vietname, a guerra nunca mais vai acabar, os aliados não conseguem entrar nas cidades, a vitória é impossível". E mais: notava-se a satisfação e a felicidade de muitos ao dizerem que o povo iraquiano tinha todo o direito a resistir, porque era a luta do povo iraquiano, não era a luta contra a ditadura!
Perguntem agora aos que se manifestam no Iraque se era a luta do povo iraquiano e se não era contra a ditadura!

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, acabamos por assistir a uma realidade curiosa: a alguns portugueses a manifestarem-se nas nossas ruas pela liberdade do Iraque e do povo iraquiano, contra a intervenção dos aliados; e o povo iraquiano a manifestar-se contra Saddam, pela liberdade, pela paz e pelo progresso de um futuro Iraque,…

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

… que queremos uno, livre, democrático e independente.

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - Livre?! Democrático?!

Orador: - Vai ser democrático, Sr. Deputado!

Protestos do PCP.

Termino, dizendo que aquilo a que assistimos hoje nas ruas de Bassorá ou nas ruas de Bagdade não é estranho para nós, portugueses. É a conquista da liberdade! Foi o que muitos e muitos portugueses sentiram a seguir ao 25 de Abril,…

Protestos do PS, do PCP, do BE e de Os Verdes, batendo com os pés no chão.

Páginas Relacionadas
Página 4645:
4645 | I Série - Número 110 | 11 de Abril de 2003   É o seguinte: A Ass
Pág.Página 4645