O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0752 | I Série - Número 015 | 23 de Outubro de 2003

 

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Para dar explicações, tem a palavra o Sr. Deputado Joaquim Ponte.

O Sr. Joaquim Ponte (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Capoulas Santos, eu não quis ofender a sua honra! Por amor de Deus!

O Sr. Capoulas Santos (PS): - Conseguiu!

O Orador: - O que quis aqui dizer - e posso corrigir a terminologia, se for necessário - foi que o Sr. Deputado faltou à verdade, que não disse a verdade, que não foi rigoroso. O que eu disse aqui foi que o Sr. Deputado enganou as pessoas, e "enganar" no sentido de que disse uma coisa e fez outra. Foi exactamente isto que aconteceu, Sr. Deputado! E não retiro nada do que acabei de lhe dizer, mas nunca me passou pela cabeça que, ao dizê-lo, estava a ofender a sua honra, porque não quero ofender a honra do Sr. Deputado, nem a de nenhum Sr. Deputado desta Câmara, porque todos me merecem respeito e consideração.

O Sr. João Pinho de Almeida (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - Apenas apontei aqui factos; o facto de o Sr. Deputado ter dito que era uma questão administrativa e que iria resolver em 1996, que, passados 15 dias, resolveria o problema, e não resolveu coisíssima alguma, …

O Sr. Capoulas Santos (PS): - 25 000 toneladas dessa vez!

O Orador: - … e o facto de o Sr. Deputado ter anunciado às pessoas o aumento de uma franquia de 73 000 t, com base num acordo, que tenho aqui,…

O Sr. Capoulas Santos (PS): - Não foi um acordo! Não há acordo algum!

O Orador: - … com a carta que o senhor enviou ao Sr. Comissário Fischler.

O Sr. Capoulas Santos (PS): - Não houve nenhum acordo!

O Orador: - De resto, esta carta foi enviada ao Sr. Comissário e foi com base nela que o senhor conseguiu as tais 73 000 t, mas nunca os açorianos souberam que havia a intenção de proceder desta maneira.

O Sr. Capoulas Santos (PS): - Não houve nenhum acordo!

O Orador: - Pelo menos esta questão, Sr. Deputado, foi ocultada aos açorianos, e só foi conhecida depois que os senhores perderam as eleições. Foi isto que eu aqui disse, e é isto que aqui repito.
Sr. Deputado Capoulas Santos, não vale a pena estarmos agora "a chorar sobre o leite derramado". O que eu renovo aqui, Sr. Deputado Capoulas Santos, é um pedido, que é também um desafio: aquando das próximas eleições nos Açores, que se disputarão no ano que vem, faça o mesmo que fez em 1996, percorra as ilhas e explique às pessoas os comportamentos que teve enquanto ministro da Agricultura, nomeadamente no que diz respeito à Região Autónoma dos Açores.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Capoulas Santos (PS): - Está a faltar à verdade! Não existe qualquer acordo!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, para exercer o direito regimental da defesa da honra pessoal, o Sr. Deputado Narana Coissoró.

O Sr. Narana Coissoró (CDS-PP): - Sr. Presidente, obviamente que o Sr. Deputado Francisco Louçã não me ofendeu.

Páginas Relacionadas
Página 0762:
0762 | I Série - Número 015 | 23 de Outubro de 2003   Srs. Deputados, procura
Pág.Página 762
Página 0763:
0763 | I Série - Número 015 | 23 de Outubro de 2003   - A fixação dos montant
Pág.Página 763
Página 0764:
0764 | I Série - Número 015 | 23 de Outubro de 2003   Foi, aliás, esse o apel
Pág.Página 764