O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2710 | I Série - Número 048 | 06 de Fevereiro de 2004

 

O Orador: - Quer falar na descolonização? Eu digo-lhe: os senhores acham que a descolonização portuguesa foi exemplar. É a vossa opinião. A do meu partido, que eu aqui subscrevo, é a de que não foi exemplar. E não só não foi exemplar como foi uma vergonha para o nosso país!

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Essa é que é a verdade!

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

Foi uma vergonha que degenerou em guerras civis,…

O Sr. António Filipe (PCP): - Isto é que é uma vergonha!

O Orador: - … com milhões de mortos, em ditaduras comunistas, que continuaram a perseguir os cidadãos,…

Protestos do PS e do PCP.

… e, até hoje, estamos à espera que seja feita justiça aos espoliados, aos portugueses que perderam tudo e a quem nunca foi feita justiça. Esperamos que seja esta maioria a fazê-la!

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

Protestos do PS e do PCP.

Em relação ao resto, Sr. Deputado, a história do colonialismo em Portugal não é só a história da ditadura…

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, o tempo de que dispunha esgotou-se.

O Orador: - Vou terminar, Sr. Presidente, dizendo ao Sr. Deputado Vicente Jorge Silva que a história do colonialismo em Portugal não é só a história da ditadura, é, como também sabe, a da República.
Nós não somos colonialistas, nunca fomos, não conhecemos herança, nem somos herdeiros, mas sabemos que a vossa intenção é a de tentar fomentar a divisão e fazer o mesmo que fizeram em 1975 contra o nosso partido: tentar insultar-nos, tentar tratar-nos de radicais, para, a seguir, tentar afastar-nos da política.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, o seu tempo esgotou-se.

O Orador: -Não conseguiram em 1975 e não conseguirão agora!

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Em primeiro lugar, quero assinalar os termos manifestamente impróprios, mesmo num debate político acalorado, com que o porta-voz do CDS-PP se referiu ao Dr. Mário Soares,…

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Volta Soares! Estás perdoado!

O Orador: - … que, aliás, contrastam com a sensibilidade que o próprio CDS-PP tem vindo a manifestar ultimamente quando lhes são dirigidas determinadas críticas ou a membros do seu partido que exercem funções governativas.
De facto, a forma saudosista como muitos continuam a olhar para o colonialismo e a forma como sempre arremessam e evocam as dificuldades do processo de descolonização demonstram bem uma evidente dificuldade não só na rejeição do colonialismo que existia em 1975 mas também agora face à rejeição

Páginas Relacionadas
Página 2703:
2703 | I Série - Número 048 | 06 de Fevereiro de 2004   as questões sobre a e
Pág.Página 2703
Página 2704:
2704 | I Série - Número 048 | 06 de Fevereiro de 2004   A Câmara guardou, de
Pág.Página 2704