O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2711 | I Série - Número 048 | 06 de Fevereiro de 2004

 

ue existia na sociedade portuguesa pela imposição a milhares de portugueses e às suas famílias da participação numa guerra colonial que consideravam injusta.

Vozes do PCP: - Exactamente!

O Orador: - Esse arremesso e essa evocação das dificuldades do processo de descolonização demonstram bem que estes que o fazem têm dificuldade em reconhecer o apoio que, nessa altura, existia na comunidade internacional em relação aos movimentos de libertação dos PALOP e em relação à condenação da ditadura fascista.

Aplausos do PCP.

De facto, Sr. Presidente e Srs. Deputados, a descolonização pode ter tido dificuldades,…

Vozes do CDS-PP: - Ah!…

O Orador: - … mas era uma urgência para todos os portugueses. Não era, porventura, uma urgência para todos os que continuam a olhar o colonialismo com saudade, bem patente nas intervenções que aqui ouvimos.

Aplausos do PCP.

Protestos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Luís Campos Ferreira.

O Sr. Luís Campos Ferreira (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O contributo que, antes e depois do 25 de Abril, o Dr. Mário Soares deu para a defesa da liberdade e da democracia é inegável, é inquestionável e é digno de mérito. E esse contributo, com toda a certeza, ficará lavrado na História de Portugal.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. Vicente Jorge Silva (PS): - Acho bem!

O Orador: - Mas essa responsabilidade, esse estatuto que o Dr. Mário Soares tem (porque quanto mais alto é o estatuto, quanto mais importância se tem, quanto mais responsabilidades se tem, também mais cuidado tem de ter-se com aquilo que se diz) não lhe permite dizer tudo.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Dr. Mário Soares, ao abrigo desse estatuto, não pode dizer tudo!

Protestos do Deputado do PS Vicente Jorge Silva.

Esse estatuto não lhe dá impunidade de dizer tudo!

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - E, quando chama "tumor" a líderes de partidos democráticos, quando chama a partidos democráticos "partidos de extrema-direita", o Dr. Mário Soares não está a ser feliz, o Dr. Mário Soares não está a agir de acordo com aquilo que foi o seu trajecto histórico e político.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Protestos do PS.

Naturalmente que os visados sentem aquilo que o Dr. Mário Soares doutrinou em Portugal - o direito à indignação.

Páginas Relacionadas
Página 2703:
2703 | I Série - Número 048 | 06 de Fevereiro de 2004   as questões sobre a e
Pág.Página 2703
Página 2704:
2704 | I Série - Número 048 | 06 de Fevereiro de 2004   A Câmara guardou, de
Pág.Página 2704