O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2837 | I Série - Número 050 | 12 de Fevereiro de 2004

 

alguns corpos de bombeiros, que realizaram com grande dificuldade algumas despesas extra pela dimensão que atingiram os fogos florestais em algumas zonas do País e que entregaram ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil os seus processos, no sentido de lhes serem devolvidas essas quantias extra que tiveram de dispensar, tendo verificado, com grande espanto, que os seus processos foram devolvidos, estando todo esse processo a ser atrasado e a criar um estrangulamento financeiro em alguns corpos de bombeiros, o que está inclusivamente a dificultar o seu funcionamento e a sua preparação para que no Verão de 2004 estejam, de uma forma plena e eficaz, preparados para eventuais emergências a que tenham de acorrer.
Gostava, pois, de deixar este alerta, na medida em que me parece - e julgo que todas as bancadas o sublinharam - fundamental pensar já no próximo Verão, já que sabemos haver questões que são estruturantes e que não vão ser resolvidas para o próximo Verão, pelo que continuamos com riscos de novos incêndios. É, pois, fundamental que todos os mecanismos de prevenção e de combate a incêndios estejam a funcionar da melhor forma e do modo mais eficaz no próximo Verão, porque não nos podemos esquecer que o Verão de 2003, para além da grande catástrofe em que se saldou, deu-nos, por outro lado, uma grande lição (e Os Verdes já sublinharam isso em diferentes matérias, nesta Assembleia, mas penso que nesta também é importante referi-lo): é fundamental ter consciência de que fica muito mais caro reparar danos do que prevenir, tem muito mais custos financeiros.
Por isso, penso que um grande investimento na floresta portuguesa era fundamental para prevenir para os próximos anos. Penso que é fundamental termos essa noção de médio e de longo prazo e que o investimento, agora, vai colher grandes frutos no futuro, nomeadamente em termos financeiros, que é um factor no qual muitos Srs. Deputados gostam de pensar em primeiro lugar.

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Srs. Deputados, terminámos a apreciação do projecto de lei n.º 408/IX (PSD e CDS-PP) e, com isso, os nossos trabalhos.
A próxima sessão plenária terá lugar amanhã, pelas 15 horas, dela constando um período de antes da ordem do dia e tendo como ordem do dia a discussão conjunta da proposta de lei n.º 107/IX e dos projectos de lei n.os 186/IX (PCP) e 317/IX (PS) e o debate conjunto dos projectos de lei n.os 246/IX (PCP) e 247/IX (PCP).
Srs. Deputados, está encerrada a sessão.

Eram 19 horas e 35 minutos.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

Partido Social Democrata (PSD):
Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto
António Alfredo Delgado da Silva Preto
Francisco José Fernandes Martins
Joaquim Virgílio Leite Almeida da Costa
Manuel Joaquim Dias Loureiro
Maria Assunção Andrade Esteves
Maria Isilda Viscaia Lourenço de Oliveira Pegado
Mário Patinha Antão
Rodrigo Alexandre Cristóvão Ribeiro

Partido Socialista (PS):
Fernando Ribeiro Moniz
Luís Manuel Carvalho Carito
Maria de Belém Roseira Martins Coelho Henriques de Pina
Maria do Rosário Lopes Amaro da Costa da Luz Carneiro
Ricardo Manuel Ferreira Gonçalves

Partido Comunista Português (PCP):
Bruno Ramos Dias

Srs. Deputados não presentes à sessão por se encontrarem em missões internacionais:

Partido Social Democrata (PSD):

Páginas Relacionadas
Página 2832:
2832 | I Série - Número 050 | 12 de Fevereiro de 2004   Portanto, esta Conven
Pág.Página 2832
Página 2833:
2833 | I Série - Número 050 | 12 de Fevereiro de 2004   constitui um instrume
Pág.Página 2833
Página 2834:
2834 | I Série - Número 050 | 12 de Fevereiro de 2004   Só que o êxito deste
Pág.Página 2834
Página 2835:
2835 | I Série - Número 050 | 12 de Fevereiro de 2004   parte do que está a s
Pág.Página 2835
Página 2836:
2836 | I Série - Número 050 | 12 de Fevereiro de 2004   contabilizados para o
Pág.Página 2836