O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3940 | I Série - Número 072 | 02 de Abril de 2004

 

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: - Muito bem!

A Oradora: - No Iraque, existe actualmente liberdade de associação, de informação e de expressão. Os iraquianos têm-se manifestado regularmente pelas mais diversas causas. Participaram recentemente em grandes marchas contra o terrorismo.
Por ocasião do aniversário da intervenção da coligação no Iraque, o Bloco de Esquerda trouxe aqui um debate, mas eu não vi, no Iraque, nenhuma grande manifestação contra a coligação.

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: - Muito bem!

A Oradora: - Srs. Deputados, somos a favor de um sistema democrático no Iraque, somos a favor da criação de um Estado laico e de condições para o estabelecimento das liberdades individuais.
Estamos com a União Europeia e não nos acusem de a dividir com esta participação, porque se tivéssemos que fazer a história das divisões, iríamos parar a outro lado.

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Muito bem!

A Oradora: - Srs. Deputados, somos pelo multilateralismo no plano europeu e no plano da comunidade internacional. Multilateralismo, Sr. Deputado José Vera Jardim, é certamente o caminho que queremos continuar a seguir. No entanto, não reforçamos o multilateralismo e as suas instituições se permitirmos o desrespeito das suas resoluções por criminosos que agem contra o direito e contra a humanidade.

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: - Muito bem!

A Oradora: - Se fosse preciso tirar consequências sobre a relação entre o resultado das eleições francesas e outros resultados eleitorais que aqui foram evocados para demonstrar o mal fundamentado das nossas posições, bastaria vermos o resultado das eleições francesas, o qual demonstra que nada tem a ver com o Iraque.

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): - Muito bem!

A Oradora: - Falou-se também na hipótese de retirar as nossas forças do Iraque. Essa retirada seria, certamente, desastrosa e irresponsável.

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: - Muito bem!

A Oradora: - A nossa presença no Iraque, Srs. Deputados, está enquadrada num mandato das Nações Unidas, e cremos que assim continue a ser.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Aliás, recordo, Srs. Deputados, que a primeira coisa que fez um candidato democrata - repito, um candidato democrata -, quando um país da coligação anunciou que iria retirar-se do Iraque, foi justamente pedir que não o fizesse.

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Muito bem!

A Oradora: - Nós manteremos as nossas forças, se assim nos for pedido, desejavelmente com a continuação do enquadramento das Nações Unidas e sempre que isso nos for possível. Isto, Srs. Deputados, não é seguidismo. Seguidismo é correr atrás do mais fácil para agradar a toda a gente.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

E o curioso, Srs. Deputados, é que somos acusados de seguidismo justamente pelos mesmos que recomendam que sigamos o exemplo de outro governo e de outro país a propósito da retirada das nossas forças.

Páginas Relacionadas
Página 3944:
3944 | I Série - Número 072 | 02 de Abril de 2004   Aplausos do PSD e do CDS-
Pág.Página 3944