O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4318 | I Série - Número 079 | 24 de Abril de 2004

 

O PS, por exemplo, que é subscritor de um acordo de revisão constitucional com o PSD e com o CDS-PP, não deixou, ao longo do debate, de dizer numa ou noutra circunstância que do que a maioria gostaria era de uma espécie de - corrijam-me se a expressão não foi essa - "restauracionismo".

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - É triste, mas foi!

O Orador: - Pergunto ao PS: "restauracionismo" de quê? De quê?!
Se o projecto da maioria fosse aprovado na íntegra, o que estaríamos a restaurar? Não vejo! Não percebo!

O Sr. Medeiros Ferreira (PS): - Nós já explicamos.

O Orador: - E isto demonstra que o PS também não percebe a discussão, porque a discussão não é entre "restauracionismo" de coisa alguma e outra qualquer solução. A discussão é entre quem entende que está amarrado ao modelo de 1976, ao modelo herdado do PREC, portanto, quem entende que as coisas não devem ser mexidas, e quem entende que a democracia pode ainda ser aprofundada.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Muito bem!

O Orador: - Essa é a discussão!

Vozes do CDS-PP e do PSD: - Muito bem!

O Orador: - O PS pode não concordar com o nosso modelo de aprofundamento da democracia,…

A Sr.ª Manuela Melo (PS): - Pois não!

O Orador: - … pode não querer ir tão longe, pode até estar ideologicamente amarrado a uma linguagem pós-revolucionária, mas "restauracionismo", Srs. Deputados?!… Assinam o acordo connosco ao mesmo tempo que nos acusam de "restauracionismo"?! É extraordinário! É inconcebível! É impensável!
O PCP usa - e ainda agora o Sr. Deputado Bernardino Soares concordava, acenando "sim" com a cabeça - a expressão revanchismo. A terminar, deixem-me só dizer-lhes o seguinte, fazendo a defesa desta proposta: a expressão revanchismo não tem um sentido tão pejorativo como teria, por exemplo, vingança. Vingança é mais forte do que revanchismo, significaria um sentimento muito negativo. O revanchismo não…

O Sr. António Filipe (PCP): - Uma aula de linguística às dez e meia da manhã!...

Risos do PCP e do PS.

O Orador: - Ouça, Sr. Deputado António Filipe, e vai perceber onde eu quero chegar!
O revanchismo significaria que queríamos tirar uma espécie de desforra de alguma coisa que tivesse acontecido neste país, só que para que alguém se queira desforrar é necessário, em primeiro lugar, que tenha perdido. Ninguém se quer desforrar a não ser que tenha perdido.
Srs. Deputados do PCP, deixem-me que vos diga que não fomos nós que perdemos!

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Se repararem, se olharem bem para o País verão que não temos a tal democracia com organizações populares de base de modelo soviético a que alguns fazem referência. O País é hoje aquilo a que Otelo Saraiva de Carvalho chama, na sua entrevista à Visão, uma "democracia burguesa e representativa".

Risos do CDS-PP.

É isso que é, de facto! A burguesia não está encarcerada em qualquer gulag, não há apropriação colectiva dos meios de produção, a reforma agrária acabou, o sector privado existe, a economia é liberal, ou seja, foram os democratas que ganharam, não os senhores. Se alguém tem de se vingar são os

Páginas Relacionadas
Página 4312:
4312 | I Série - Número 079 | 24 de Abril de 2004   Aplausos do PS. O S
Pág.Página 4312
Página 4313:
4313 | I Série - Número 079 | 24 de Abril de 2004   Risos do PS. Vozes
Pág.Página 4313
Página 4321:
4321 | I Série - Número 079 | 24 de Abril de 2004   Vozes do CDS-PP: - Muito
Pág.Página 4321
Página 4327:
4327 | I Série - Número 079 | 24 de Abril de 2004   O Sr. Presidente: - Para
Pág.Página 4327
Página 4328:
4328 | I Série - Número 079 | 24 de Abril de 2004   Vozes do PSD: - Muito bem
Pág.Página 4328
Página 4331:
4331 | I Série - Número 079 | 24 de Abril de 2004   afastamento dessa persona
Pág.Página 4331