O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5139 | I Série - Número 093 | 28 de Maio de 2004

 

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, em nome pessoal e da Mesa, associo-me às expressivas palavras de congratulação proferidas por todas as bancadas que quiseram usar da palavra sobre a vitória do Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões Europeus.
Sr.as e Srs. Deputados, foram apresentados, sobre esta matéria, três votos diferentes mas, com toda a franqueza, estive a lê-los e parece-me que têm uma convergência muito grande. Proponho, assim, que votemos em conjunto os votos n.os 176, 177 e 178/IX - De congratulação pela vitória do Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões, apresentados, respectivamente, pelo PS, pelo PSD e pelo CDS-PP.

Submetidos à votação, foram aprovados por unanimidade.

Aplausos gerais, de pé.

São os seguintes:

A poucos dias de se iniciar o EURO 2004, o Futebol Clube do Porto conquista o maior troféu a nível de clubes na Europa.
Com este feito, o desporto português brilhou a grande altura a nível internacional, veio confirmar o respeito e os pergaminhos que já alcançou e colocar o futebol português no melhor nível de sempre.
É pois, um estímulo para a nossa selecção, que vai estar em nome de Portugal a disputar o EURO 2004.
O Futebol Clube do Porto alcançou um feito único a nível nacional e apenas uma vez atingido por uma equipa inglesa, o de conquistar em dois anos consecutivos os dois títulos da UEFA - a taça UEFA em 2003 e a Liga dos Campeões em 2004 -, a par de ter conquistado a nível nacional as duas ligas, a Supertaça Cândido de Oliveira e uma taça nacional.
Este feito alcançado pelo Futebol Clube do Porto não é irrepetível, mas não será fácil de igualar e só possível de atingir por equipas organizadas, determinadas, motivadas e com espírito de conquista.
Ontem, em Gelsenkirchen, o Futebol Clube do Porto fez história, não apenas para o clube, mas para a cidade, para a região e para Portugal.
Portugal inteiro vibrou com esta vitória. Desde a cidade do Porto irradiou uma onda de emoção, entusiasmo e alegria para todo o Portugal e para todos os portugueses.
Os portugueses que se deslocaram à Alemanha, os nossos emigrantes e todos aqueles que via televisão assistiram ao jogo demonstraram um entusiástico apoio e adesão, que demonstra bem a importância do fenómeno desportivo e que a participação em eventos desportivos desta dimensão são um meio privilegiado de promoção das nossas cidades, das nossas regiões e de Portugal.
A carreira brilhante, nestas duas épocas, do Futebol Clube do Porto e o culminar com esta vitória merece o aplauso de todos.
A Assembleia da Republica congratula-se com este título desportivo do Futebol Clube do Porto e endereça a todos os seus dirigentes, à equipa técnica, aos jogadores e a todos aqueles que contribuíram para alcançar tantos êxitos o nosso aplauso e reconhecimento.

--

Portugal vestiu-se de azul e branco.
Em 26 de Maio de 2004, a história do desporto português ganhou mais uma página de glória escrita, em que se sentiu que Portugal estava vestido de azul e branco.
Perante assoberbadas expectativas, ao Futebol Clube do Porto pedia-se que continuasse a dar alegrias aos portugueses. Depois da Taça UEFA conquistada na época transacta, todos esperávamos o melhor desta equipa.
De facto, o dia 26 de Maio de 2004 vai figurar entre as mais gloriosas jornadas desporto português! O Porto foi campeão europeu!… O Porto ganhou aquela que é considerada a mais difícil e prestigiante competição entre equipas de futebol! O Porto foi a nossa selecção!
É mais um acontecimento que nos deixa repletos de orgulho do "ser português".
Hoje, como há 17 anos no Estádio do Prater, em Viena, a equipa da cidade invicta ostentou bem alto o estandarte luso! E, mais uma vez, os nossos emigrantes deram uma das mais comoventes provas de ligação ao solo pátrio acorrendo em massa a Gelsenkirchen para apoiar a turma que ostentava as quinas, independentemente das preferências clubísticas individuais.
Esta é uma vitória importante para a cidade do Porto, para os portistas e para os portuenses, mas também para o nosso país, que se orgulha de uma equipa portuguesa cheia de ambição, determinação e coragem,

Páginas Relacionadas