O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5604 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004

 

Todos os cidadãos portugueses que participaram nos eventos desportivos, conseguiram, com o seu civismo, com a sua hospitalidade, fazer do desporto uma festa sem violência, sem agressividade. O desporto ficou honrado, o nosso país teve maior visibilidade e aquilo que nos parece que também ficou visível foi, de algum modo, a alegria de as pessoas se reverem - e sem imposições - nos símbolos nacionais: o verde e o vermelho, a cor da liberdade, que foi sinónimo de alegria.
Para todos aqueles que, como equipa, trabalharam, que tornaram possível este evento, que lhe deram corpo e conteúdo, e pelos resultados que alcançaram, e que são importantes para o futebol, mas que nós queremos que sejam também importantes para todo o desporto, vai o nosso voto de saudação neste momento.

Aplausos de Os Verdes, do PS e do PCP.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Telmo Correia.

O Sr. Telmo Correia (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo, Ilustres Convidados: Em nome do Grupo Parlamentar do CDS-PP, lembro hoje que o Euro 2004 foi, desde o seu início, uma aposta importante, uma aposta consensual e uma aposta unânime do País. Se quisermos, o Euro 2004 revelou um pouco do que é habitualmente Portugal, porque foi o desafio perante os grandes acontecimentos, foi a mobilização perante um desafio tão importante, apesar de - mesmo hoje não resisto a dizê-lo - algumas vozes cépticas que não deixámos de ouvir no início desta organização: os que achavam que não era boa ideia, os que achavam que não estávamos à altura, os que achavam que certos aspectos iriam funcionar mal.

Vozes do PS: - Vocês!

O Orador: - E destaco um aspecto que me parece da maior importância. Todos nos lembramos (não estou a falar de ninguém em concreto) daqueles que alertavam para os riscos do País, designadamente do ponto de vista da segurança, para os riscos do ponto de vista da saúde. Ora, temos hoje de dizer que tudo funcionou de forma impecável e que é extraordinário, designadamente no sector da segurança, o orgulho que temos no trabalho que foi feito pelas nossas forças de segurança ao longo do Euro.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

O Orador: - O Euro tem, naturalmente, uma parte desportiva e uma parte organizativa. Na parte desportiva, gostaria de salientar uma coisa muito simples: é verdade que queríamos ter ido um bocadinho de nada mais longe, mas também é verdade, Sr. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Sr. Comendador Scolari, que nunca tínhamos ido tão longe! Pela primeira vez, Portugal esteve numa final de um acontecimento como o Euro 2004.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Nesse sentido, o orgulho que o País viveu, o orgulho que o País sentiu, a forma como saímos todos para as ruas e para os estádios, vestidos com a bandeira verde e rubra, é inesquecível, do nosso ponto de vista, como são inesquecíveis, vitória após vitória, todos os momentos que fomos vivendo nesse crescendo de alegria que a Selecção nos deu. Do ponto de vista desportivo, queria unicamente, em nome do CDS-PP, agradecer sinceramente o vosso trabalho. E uma vez que os jogadores não puderam estar aqui, queria pedir-lhe, Sr. Comendador, que dê um abraço aos "nossos rapazes" em nosso nome, porque eles mereceram.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Do ponto de vista organizativo, quero dizer que o mérito do Euro 2004 é de todos: é do Governo que o preparou e que apresentou a candidatura - e eu felicito, normalmente e com naturalidade, o Eng. José Sócrates como uma das pessoas que mais se empenhou nessa candidatura; mas é também do Governo que o organizou, que felicito nas pessoas do Sr. Ministro José Luís Arnaut, do Sr. Ministro Marques Mendes, como Ministro dos Assuntos Parlamentares, e do Sr. Secretário de Estado do Desporto, Hermínio Loureiro.
Tudo correu impecavelmente. Neste Campeonato Europeu de Futebol fomos mais longe do que alguma vez tínhamos ido; vimos, como eu vi, os nossos adversários saírem derrotados dos estádios mas a

Páginas Relacionadas
Página 5607:
5607 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   Na pessoa do Dr. Gilberto
Pág.Página 5607
Página 5608:
5608 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   Apoiou activamente as can
Pág.Página 5608
Página 5609:
5609 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   A Sr.ª Luísa Mesquita (PC
Pág.Página 5609
Página 5610:
5610 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   literário de mais de 50 a
Pág.Página 5610
Página 5611:
5611 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   que é um grande patrimóni
Pág.Página 5611
Página 5612:
5612 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   da sua poesia e é por mui
Pág.Página 5612