O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5605 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004

 

dizer "adorámos o vosso país, adorámos a vossa gente e estamos convosco até à final"! Vários adversários nossos saíam dos estádios a dizer isso, porque Portugal soube recebê-los, e isso é muito importante para um país turístico como é o nosso!
Mas o desporto continua: seguem-se os Jogos Olímpicos, o Campeonato do Mundo de Futebol e Portugal está na primeira linha da capacidade organizativa! É isso que celebramos hoje, é por isso que queremos felicitar as entidades responsáveis e os responsáveis desportivos.

Aplausos do CDS-PP, do PSD e do PS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Fazenda.

O Sr. Luís Fazenda (BE): - Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Sr.as e Srs. Deputados, saudamos a Selecção Nacional presente no Euro 2004 e o seu êxito! Quem não vibrou com os jogos, com o inesperado, com o empréstimo de identidade à vida de um jogo que, por momentos, se sobrepôs a outros jogos da vida? Quem não sentiu o entusiasmo popular, até parecendo, na génese das nossas gentes, na sua identidade, que, na arbitrariedade de uma mundialização iníqua, há, pelo menos, algumas dimensões em que os países se podem afirmar por um prémio igual e num código igual? Talvez reflectindo aquilo que gostariam de ver numa mundialização diferente e talvez assim percebendo que o apego à bandeira fez de nós, por escassos momentos, bandeirantes de novas expedições internas, tributos à identidade, que são aspectos essenciais, que nós marcamos, destes tempos mais recentes.
Sr. Presidente, sem embargo da saudação à Selecção Nacional de Futebol, sem embargo das alegrias que partilhámos, não apagamos as críticas sobre critérios de despesa pública nem outros debates que teremos de ter, nomeadamente sobre as dívidas das autarquias e alguns passivos da realização deste evento. Por outro lado, gostaríamos de acentuar que a reincidência em eventos com projectos de mobilização nacional pode ter aspectos importantes, mas são, em si mesmo, uma efemeridade. O País precisa de projectos de mobilização nacional que não radiquem apenas em eventos, Portugal não pode ser apenas um país de eventualidades! É, por isso, dispensável uma certa retórica à volta daquilo que não é estruturante e que é apenas uma eventualidade.
Sr. Presidente da Assembleia da República, saudamos a Selecção Nacional de Futebol e o seu êxito no Euro 2004. Contudo, fazemos um voto: o de que este êxito desportivo, esta partilha de alegria, leve a um aumento da participação desportiva no nosso país, porque, como sabemos, de ano para ano, e há muitos anos, apesar de êxitos desportivos, a prática desportiva por parte da nossa população, das cidadãs e dos cidadãos, tem vindo a decair. O voto que fazemos é, pois, o de que sejam alteradas políticas de maneira a que se desenvolva a prática desportiva, a prática da cultura física na cidadania portuguesa.

Aplausos do BE e do Deputado do PS Laurentino Dias.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Bruno Dias

O Sr. Bruno Dias (PCP): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, o PCP não poderia deixar de saudar todos aqueles que, com o seu empenho, com o seu esforço, com a sua dedicação, fizeram deste Campeonato Europeu de Futebol o êxito assinalável que se verificou, tanto no plano desportivo como no planoorganizativo.
Houve quem se referisse a este torneio como um evento mediático, mas foi certamente muito mais do que isso; foi um momento de festa e de exaltação cívica, como disse o Sr. Presidente, que durante semanas exaltou o sentimento de pertença e afectividade do nosso povo para com o nosso país, a sua identidade nacional e a sua bandeira; foi um momento de regozijo e alegria para o País, uma alegria de vitórias que tanta falta tem feito e tanta falta fazia, que não aparece nos outros dias do ano.
Este excelente resultado da Selecção Nacional, o melhor resultado de sempre em competições da modalidade a este nível, é naturalmente algo que saudamos: saudamos os atletas, saudamos a equipa técnica, designadamente e com destaque o seleccionador nacional, a Federação Portuguesa de Futebol, que organizou e dirigiu este torneio, os milhares de voluntários que, com o seu trabalho, deram ânimo e vida a esta organização.
O que, neste momento, todos devemos desejar é a continuação de êxitos para os novos desafios que se aproximam também nesta vertente, designadamente nos Jogos Olímpicos, na qualificação para o Campeonato Mundial de Futebol de 2006, continuando com o fair-play e o espírito competitivo saudável que tem pautado e tem caracterizado a Selecção Nacional.
Estamos perante um acontecimento que mobilizou a população portuguesa e que esteve no centro das atenções do nosso país, da Europa e de todo o mundo. A projecção do País e da sua imagem no plano

Páginas Relacionadas
Página 5607:
5607 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   Na pessoa do Dr. Gilberto
Pág.Página 5607
Página 5608:
5608 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   Apoiou activamente as can
Pág.Página 5608
Página 5609:
5609 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   A Sr.ª Luísa Mesquita (PC
Pág.Página 5609
Página 5610:
5610 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   literário de mais de 50 a
Pág.Página 5610
Página 5611:
5611 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   que é um grande patrimóni
Pág.Página 5611
Página 5612:
5612 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   da sua poesia e é por mui
Pág.Página 5612