O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5606 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004

 

internacional é algo que é de registar e de sublinhar. É, de facto, com muita alegria, que valorizamos este bom resultado.
Queremos também fazer uma referência aos adeptos portugueses, que foram inexcedíveis no apoio à Selecção Nacional, que manifestaram, desde a primeira à última hora, um desportivismo saudável com uma festa que continuou para além do Euro, sem agressividade e sem violência. Foi dos adeptos também, e desde logo, esta festa do desporto.
Pela nossa parte, Sr. Presidente e Srs. Deputados, há igualmente que formular votos no sentido de que este evento deixe marcas para o futuro. Não estamos apenas a falar dos estádios, dos equipamentos, das infra-estruturas, mas sim de muito mais do que isso; falamos, desde logo, com certeza, da experiência acumulada para eventos futuros, que possam ser também uma realidade no futuro próximo, mas falamos de algo que, para nós, é mais importante do que termos muita gente (que já temos) mobilizada para ir ver um belo jogo de futebol: queremos cada vez mais gente a praticar desporto, futebol e outras modalidades. Temos de incrementar a prática desportiva no nosso país. E esta referência, que fazemos aos atletas que não são medalhados, aos técnicos que não são medalhados, que, no dia-a-dia, nos clubes e nas colectividades, vão dando vida ao desporto nacional, que vão promovendo a prática desportiva, que vão instigando os jovens do nosso país a praticar desporto, num país que seja mais saudável e mais amante da prática desportiva, é algo que deve merecer e recolher o empenho e o esforço de novas políticas que têm de ser implementadas.
O desporto é, em si, uma causa nobre e justa. Nós, hoje, estamos em festa; no futuro, temos de ter cada vez mais intervenção, cada vez mais trabalho, para que situações como esta sejam o corolário de uma política nacional de maior prática desportiva, de democratização do desporto. É por isso que nos batemos diariamente.

Aplausos do PCP e do PS.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro.

O Sr. Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro (José Luís Arnaut): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Saudamos a Assembleia da República por esta iniciativa e, principalmente, pela forma vigilante e rigorosa como sempre acompanhou todo o processo relativo ao Euro 2004. Um agradecimento muito especial a todos os Srs. Deputados que integraram a Comissão de Acompanhamento dos Recursos Públicos envolvidos no Euro 2004 e um agradecimento também àqueles que, sendo hoje Deputados, como antigos governantes permitiram viabilizar este evento em Portugal, com especial destaque para os Srs. Deputados José Sócrates e Miranda Calha.
Queria hoje, perante vós, fazer uma referência ao empenho e disponibilidade do Exército, da Força Aérea e da Marinha.
Destaco o trabalho do INEM bem como de todos os que trabalharam na área da saúde, desde a prevenção, passando pelo apoio psicológico, até aos hospitais de retaguarda.
Destaco a excelente prestação dos aeroportos, pois era uma área de particular preocupação - entre 10 de Junho e 5 de Julho, os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, em termos globais, registaram mais de 19.600 movimentos, por onde passaram qualquer coisa como 1,7 milhões de passageiros.
Ainda em termos de transportes, deixo um destaque especial à CP, à Refer, ao Metro de Lisboa e do Porto, à Carris e à Fertagus, bem como aos diversos serviços de transportes urbanos de todas as cidades envolvidas no Euro 2004.
Deixo, igualmente, uma referência para os serviços de apoio a visitas protocolares, pois acompanharam, de forma inexcedível e permanente, as cerca de 60 personalidades, desde casas reais, Parlamento Europeu, Comissão Europeia e vários membros de Governos e de diversos Parlamentos, que visitaram o nosso país.
Em matéria de segurança, faço uma referência muito especial, de reconhecimento e de agradecimento sincero, a todas as forças - PSP, GNR, Polícia Judiciária, SEF, SIS -, bem como a todas as entidades privadas que, com eficácia, colaboraram.
Uma palavra, ainda, para o sistema de justiça, que se mostrou sempre disponível e eficaz.
Uma última referência, muito especial, aos 4800 voluntários, sem os quais, sem a sua participação activa, a sua simpatia, a sua disponibilidade e competência o Euro 2004 jamais teria sido o que foi. Esse trabalho foi coordenado pelo Instituto Português da Juventude, que organizou, igualmente com sucesso, a animação das festas das cidades.
Dois minutos é muito pouco, mas é o tempo suficiente para vos dizer que fomos capazes.
Fomos capazes no domínio da organização. E, a esse nível, personalidades insuspeitas da UEFA e da FIFA consideraram o Euro 2004 o melhor campeonato europeu de futebol de sempre.

Páginas Relacionadas
Página 5607:
5607 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   Na pessoa do Dr. Gilberto
Pág.Página 5607
Página 5608:
5608 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   Apoiou activamente as can
Pág.Página 5608
Página 5609:
5609 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   A Sr.ª Luísa Mesquita (PC
Pág.Página 5609
Página 5610:
5610 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   literário de mais de 50 a
Pág.Página 5610
Página 5611:
5611 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   que é um grande patrimóni
Pág.Página 5611
Página 5612:
5612 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   da sua poesia e é por mui
Pág.Página 5612