O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5666 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004

 

Aplausos do PCP, do PSD e do PS.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado João Pinho de Almeida.

O Sr. João Pinho de Almeida (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Esta Comissão cessa agora o seu trabalho e, nesta altura, é importante que assinalemos a forma sempre empenhada e democrática como correram os trabalhos. Esta Comissão teve uma missão específica, a qual se esgota precisamente neste momento.
É importante que reconheçamos também o contributo de todos que contribuíram para este trabalho, antes de mais, o dos funcionários da Assembleia da República que, sempre diligentemente, permitiram que a Comissão fizesse o seu trabalho, essencial para que cumpríssemos os objectivos.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Há que reconhecer o trabalho desenvolvido por todos os Srs. Deputados que integraram esta Comissão, nomeadamente o seu Presidente, que cumpriram o mandato que foi conferido pelo Plenário. Assinalamos o papel do Sr. Presidente da Assembleia da República que colaborou estreitamente com a Comissão, nomeadamente na organização da exposição montada neste Parlamento e que permitiu dar a conhecer um pouco melhor, não só a quem cá trabalha mas também a todos os cidadãos que vieram visitá-la, qual era o empenhamento público, o que é que estava a ser construído em Portugal relativamente a este Campeonato da Europa de Futebol.
Portanto, queremos realçar todo esse trabalho.
Por outro lado, queremos relevar o trabalho específico da Comissão que, como já foi dito, constou não só em acompanhar as obras dos estádios, face mais visível, durante grande parte deste percurso, do que era a realidade do Euro 2004, mas também todas as envolvências relativas à segurança, à saúde, ao turismo, às acessibilidades e aos transportes, tudo realidades que foram suscitando questões numa fase ainda de preparação deste evento.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Esta Comissão contribuiu sempre para o esclarecimento da opinião pública em relação a estas matérias.
Em muitas ocasiões, tal esclarecimento da opinião pública revelou-se fundamental. Questões que foram surgindo, tal como dúvidas naturais ou até receios que também poderiam justificar-se, contaram sempre, por parte desta Comissão, com um trabalho no sentido do esclarecimento público.
Melhor termina este trabalho quanto foi um êxito a realização do Euro 2004, em Portugal.
Por parte do Grupo Parlamentar do CDS-PP, queremos reconhecer o êxito que foi o Euro 2004 em todas estas vertentes, não só quanto ao que aconteceu no nosso país durante aproximadamente um mês mas quanto a tudo o que ficou para o País em termos de recursos, em termos de estima que as pessoas sentem neste momento e que é diferente do que sentiam há uns tempos e, ainda, quanto ao que significou de promoção de Portugal no estrangeiro. Tudo isso é o património que fica do Euro 2004.
Naturalmente, esta Assembleia da República deve honrar-se por ter contribuído para que o trabalho desta Comissão tenho sido o que foi.

Aplausos do CDS-PP, do PSD e do PS.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado António Galamba.

O Sr. António Galamba (PS): - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Encerramos hoje um ciclo. A Comissão Eventual para a Análise e a Fiscalização dos Recursos Públicos envolvidos na Organização do Euro 2004 submete à apreciação o relatório final das suas actividades.
Agora que o evento terminou, com inequívoco êxito organizativo e desportivo, importa sublinhar a visão dos governos PS que souberam conquistar para Portugal a organização do evento, o empenho do Governo PSD/PP em tudo fazer para concretizar o objectivo de organizar "o melhor europeu de sempre" e a intervenção do Parlamento, constituindo-se em parte da solução dos problemas e dos desafios colocados aos portugueses e a Portugal.
Já hoje saudámos o trabalho desenvolvido pelos promotores dos estádios, pela Federação Portuguesa de Futebol, pela Sociedade EURO 2004, pela Sociedade Portugal 2004, pelo seleccionador nacional e restante equipa técnica e pelos nossos jogadores.

Páginas Relacionadas
Página 5671:
5671 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   20 de Agosto (Lei de enqu
Pág.Página 5671
Página 5672:
5672 | I Série - Número 105 | 09 de Julho de 2004   Contudo, não foi possível
Pág.Página 5672