O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0235 | I Série - Número 005 | 24 de Setembro de 2004

 

estarmos nas vésperas das Jornadas Europeias do Património, destaco, ainda, as significativas intervenções na área de valorização do património histórico, em particular nos conjuntos monásticos, classificados como património mundial pela UNESCO, da Batalha e Alcobaça.
Como disse anteriormente, muitos outros exemplos poderiam ser referenciados, mas trata-se de uma matéria que, de um modo especial, será avaliada com todo o rigor pela população do distrito de Leiria. Com efeito, é esse o objectivo central que nos anima e que mobiliza os nossos esforços no apoio à acção governativa da actual maioria.
Neste particular e face à disparidade de valores e à notável inversão - e sublinho "notável inversão" - da atitude política perante a região, suscita-me apenas citar um conhecido poeta neoclássico, o já falecido inglês Alexander Pope: "errar é humano, perdoar é divino".
Estão, pois, VV. Ex.as, Srs. Deputados do Partido Socialista, "perdoados" pelo esquecimento a que remeteram o distrito de Leiria e estejam certos de que tudo faremos no futuro para continuar a assegurar a vossa indispensável presença nas bancadas da oposição.
Sr.as e Srs. Deputados, ao terminar esta minha intervenção desejo saudar toda a Câmara e, através dela, o novo Governo constitucional, reiterando a plena convicção no caminho traçado para o País e manifestando a certeza de que Leiria, uma vez mais, estará na linha da frente da recuperação económica do nosso país.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado José Miguel Medeiros.

O Sr. José Miguel Medeiros (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Paulo Batista Santos, V. Ex.ª - como, aliás, é hábito dos Deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria, a cuja atitude presto homenagem pelo acto de estoicismo político… - vem fazer a defesa do indefensável, tal como faz nas suas declarações à imprensa local e nas intervenções que, ano a pós ano, faz nesta Assembleia, preocupado com o distrito, tal como todos nós.
De facto, compreendo as suas dificuldades e quero felicitá-lo pelo seu estoicismo, que reconheço, e também por compreender a sua lealdade para com o partido e o Governo que apoia.
No entanto, não posso deixar de dizer-lhe que, no distrito de Leiria, a população cada vez mais tem consciência de que os senhores falam e têm os votos, enquanto o Partido Socialista não tem os votos mas, quando é governo, faz. Essa é a diferença que nos separa.

Vozes do PS: - Muito bem!

Vozes do PSD: - Ehhh!…

O Orador: - Aliás, isto que digo é uma evidência a todos os níveis. Desde as auto-estradas e respectivos acessos, aos hospitais, aos centros de saúde, tudo foi obra dos governos do Partido Socialista.

Protestos do PSD.

O Sr. Miguel Anacoreta Correia (CDS-PP): - Só betão!

O Orador: - Como já vai sendo tempo de falarmos do que está a ser feito agora e do futuro, devo dizer-lhe, Sr. Deputado, que estava à espera que viesse aqui colocar outros problemas.
Por exemplo, hoje, de manhã, fui confrontado com o facto de que os meus filhos não têm professores. Isto no distrito de Leiria! Mas um outro filho meu, que está a estudar no distrito de Coimbra, também não tem professores! A resposta a esta questão é que eu gostaria de ter tido aqui, hoje.

Aplausos do PS.

É que escolas temos e, quanto a professores, quando o Partido Socialista era governo, também não havia falta. Agora, os senhores estão no Governo, até falam em e-Government, de que são os paladinos. Fica bem usar esta palavra que está na moda e é uma expressão moderna. No entanto, não há dúvida alguma de que, no vosso caso, o e significa "erro" pois o vosso é o "Governo dos erros". De facto, o Governo tem sido um desastre nacional.
Dr. Paulo Batista, meu querido amigo, tenho muito respeito pelas suas qualidades como Deputado, como pessoa que se preocupa com a sua terra, tal como eu próprio, e reconheço que, de facto, a sua tarefa

Páginas Relacionadas
Página 0237:
0237 | I Série - Número 005 | 24 de Setembro de 2004   O Sr. Vieira da Silva
Pág.Página 237
Página 0238:
0238 | I Série - Número 005 | 24 de Setembro de 2004   são apenas modelos de
Pág.Página 238
Página 0239:
0239 | I Série - Número 005 | 24 de Setembro de 2004   O Sr. Presidente: - In
Pág.Página 239
Página 0240:
0240 | I Série - Número 005 | 24 de Setembro de 2004   médicos e à forma como
Pág.Página 240
Página 0241:
0241 | I Série - Número 005 | 24 de Setembro de 2004   equipa de gestão e os
Pág.Página 241
Página 0242:
0242 | I Série - Número 005 | 24 de Setembro de 2004   Protestos do Deputado
Pág.Página 242