O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0644 | I Série - Número 012 | 15 de Outubro de 2004

 

de Outubro passado, que diz que o Sr. Secretário de Estado Arons de Carvalho "(…) enviou ao director do PÚBLICO uma carta na sua qualidade de secretário de Estado pressionando o meu afastamento destas páginas por delito de opinião".
Portanto, se V. Ex.ª foi ofendido não foi por mim, que reproduzi estas palavras.

O Sr. José Sócrates (PS): - Já foi desmentida!

O Orador: - Se as desmentiu, não ouvi o desmentido.
Em relação a coisas às escondidas, quem fala disto é o Sr. Deputado relativamente ao Primeiro-Ministro do seu governo, Eng.º Guterres, quando diz que às escondidas ele recebeu o Dr. Balsemão e o Dr. Carlos Monjardino e que, também às escondidas, disse aos portugueses que o negócio que tinha feito com eles - a expressão é sua - provocavam a transferência de anúncios para a televisão privada com grande prejuízo da RTP, que ficou mais dependente dos fundos públicos.
Diz também que o apelo do Presidente da TVI Carlos Monjardino e a vontade de dar um sinal de simpatia para com a poderosa SIC terão influenciado o governo nessa deliberação. Mais: diz que o seu governo mentiu aos portugueses dizendo que esta medida era imposta pela União Europeia, quando não o era.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Alberto Arons de Carvalho (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Alberto Arons de Carvalho (PS): - Sr. Presidente, é para interpelar a Mesa, no sentido de explicar a toda a Câmara e ao Sr. Deputado Guilherme Silva…

Protestos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, já hoje foi usada essa figura para dar esclarecimentos à Câmara. Não esqueçam, por favor.
Tem a palavra, Sr. Deputado Alberto Arons de Carvalho.

O Sr. Alberto Arons de Carvalho (PS): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, na própria segunda-feira passada, enviei ao jornal Público uma resposta sobre esta acusação que me é feita pelo crítico, entre aspas, Eduardo Cintra Torres.
Em relação à segunda matéria, tenho pena que o Sr. Deputado Guilherme Silva não seja mais rigoroso naquilo que lê ou, pelo menos, naquilo que finge ler mas que não está a ler.

Aplausos do PS.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Essa é boa! O livro está publicado!

O Sr. Francisco Louçã (BE): - Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Francisco Louçã (BE): - Sr. Presidente, para esclarecer este debate, solicito-lhe que distribua o texto que tem vindo a ser citado e que faz autoridade para a bancada do PSD, porque é um artigo que se chama A Brutalidade Dum Governo Perigoso - e o "governo perigoso" é o Governo de Santana Lopes - e que, pelos vistos, é citado abonatoriamente pela bancada do PSD.

Protestos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Julgo que toda a gente terá lido este texto, mas, já que V. Ex.ª requer a sua distribuição, fá-la-ei.
Sr.as e Srs. Deputados, quero prevenir, à puridade, o Governo e a Câmara que o modo como decorreu este debate deve considerar-se absolutamente excepcional. Como disse, era a estreia do Sr. Primeiro-

Páginas Relacionadas
Página 0646:
0646 | I Série - Número 012 | 15 de Outubro de 2004   Pausa. O quadro e
Pág.Página 646
Página 0647:
0647 | I Série - Número 012 | 15 de Outubro de 2004   O Sr. João Rebelo (CDS-
Pág.Página 647
Página 0648:
0648 | I Série - Número 012 | 15 de Outubro de 2004   porque é no cumprimento
Pág.Página 648
Página 0649:
0649 | I Série - Número 012 | 15 de Outubro de 2004   Pelo enaltecimento dos
Pág.Página 649
Página 0650:
0650 | I Série - Número 012 | 15 de Outubro de 2004   A Sr.ª Odete Santos (PC
Pág.Página 650