O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1279 | I Série - Número 020 | 07 de Dezembro de 2004

 

É preciso, com certeza, dizer a verdade sobre a situação do País, mas é preciso acabar com o recurso permanente ao discurso da "pesada herança", porque é tempo de Portugal olhar para a frente e não passar o tempo e a vida a olhar para trás.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - E Portugal também não precisa governos com a arrogância de quem quer começar tudo de novo, desprezando o que existe e deitando fora tudo o que encontraram apenas porque foi feito por outros.

Aplausos do PS.

O dever de um Governo é melhorar o que encontrou, é corrigir os erros, mas é aproveitar também o que de bom ficar.
Srs. Deputados, o País pede mais rigor, mais seriedade, mas pede também uma nova ambição e uma nova energia.
É tempo de Portugal ter uma estratégia de médio prazo para o seu futuro, coisa que não teve durante estes dois anos. Uma estratégia que ponha de novo Portugal a crescer acima da média europeia,…

O Sr. Guilherme d'Oliveira Martins (PS): - Muito bem!

O Orador: - … que faça do investimento no conhecimento, na inovação e na difusão tecnológica a sua principal aposta; uma estratégia que recoloque na agenda política o combate às desigualdades sociais, o combate à pobreza e o combate às assimetrias regionais, que tão esquecidas foram nos últimos anos;…

Aplausos do PS.

… uma estratégia modernizadora do País que se comprometa com a requalificação dos serviços públicos e com a melhoria da qualidade de vida; uma estratégia que volte a dar prioridade às políticas de ambiente, às políticas de cidades e à defesa do consumidor; uma estratégia que valorize a posição de Portugal no mundo, assumindo o desafio do projecto europeu, da cooperação lusófona e da dimensão atlântica, e que seja capaz de responder aos novos desafios da economia global.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Em síntese, Srs. Deputados, uma nova estratégia, com crescimento, coesão, qualidade de vida, valorização de Portugal no mundo.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Estas são as palavras-chave de uma nova agenda: uma nova agenda para o futuro de Portugal; uma nova agenda para um novo começo; uma nova agenda para restaurar a esperança no nosso país.

Aplausos do PS, de pé.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Guilherme Silva.

O Sr. Guilherme Silva (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, Srs. Membros do Governo, Sr.as e Srs. Deputados: Estava a ouvir o Sr. Deputado José Sócrates e a perceber a gravidade que é os socialistas não terem ainda a consciência do grande mal que fizeram a Portugal.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Risos do PS.

Dizia o Sr. Deputado José Sócrates que aos governos cabe corrigir e melhorar o que encontram. Nós corrigimos e melhorámos!

Páginas Relacionadas
Página 1195:
1195 | I Série - Número 020 | 07 de Dezembro de 2004   O Sr. Presidente: - Te
Pág.Página 1195