O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0871 | I Série - Número 021 | 14 de Maio de 2005

 

escolas - foi enviada pelo GAVE e, mais recentemente, reenviada.
As provas de Língua Portuguesa e de Matemática, impressas em duplicado, estão efectivamente prontas para serem distribuídas pela Editorial do Ministério da Educação.
Temos, obviamente, de concluir que tem de haver respeito pelos alunos, pelas famílias, pelos professores e por todos aqueles que desenvolveram um trabalho que está efectivamente em marcha e pronto para ser concretizado.
Portanto, apesar de todo este percurso, é verdade que o ano lectivo se iniciou tardiamente,…

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - Para o PS não tem importância!

A Oradora: - … que houve um atraso na colocação dos professores,…

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - Não tem importância!

A Oradora: - … o que provocou uma grande instabilidade no início do ano lectivo,…

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - Não tem importância!

A Oradora: - … que os custos com os exames não estão contemplados no respectivo orçamento…

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - Não tem importância!

A Oradora: - Tem importância! Mas também tem importância o esforço já desenvolvido e o facto de o Partido Socialista estar disposto a assumir, responsavelmente, a orientação deste processo, contribuindo para o encontrar soluções e não para arranjar mais problemas.
Neste processo estão envolvidos mais de 100 000 alunos e respectivas famílias, e merecem o nosso respeito.

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - Ora, ora!

A Oradora: - Contrariamente ao PCP, neste momento, consideramos que é fundamental garantir a estabilidade no final do ano lectivo, a serenidade e a tranquilidade para que os alunos estudem e obtenham bons resultados e o respeito por todos os agentes envolvidos neste processo e por todo o trabalho já realizado.
Estamos empenhados em que, de forma séria e responsável, seja possível ter mais e melhor educação em Portugal.
Foi este o compromisso assumido e vamos cumpri-lo.
Foi também por isto que os portugueses acreditaram em nós e votaram no Partido Socialista!

Aplausos do PS.

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - Mal eles sabiam…!

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Francisco Madeira Lopes.

O Sr. Francisco Madeira Lopes (Os Verdes): - Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Fernanda Asseiceira, estive a ouvir com atenção a sua intervenção e, antes de mais, devo dizer que o Partido Ecologista "Os Verdes" concorda com o objecto deste projecto de resolução apresentado pelo PCP, pelo que vai votá-lo favoravelmente.
Do conhecimento que temos do Programa do Governo e das intervenções anteriores que ouvimos não estranhamos e compreendemos o que os senhores pretendem fazer. E de facto não há aqui uma oposição entre quem deseja e quem não deseja a avaliação.
Entendemos que a avaliação é importante, não só a dos alunos como também a do sucesso das escolas, mas, atenção, essa avaliação não é feita certamente com exames nacionais, ela deve ser feita por órgãos competentes, preparados, com métodos e critérios adequados a cada sistema de ensino. E esta avaliação é que permitirá detectar as falhas, as carências do nosso sistema educativo, as razões do nosso insucesso e abandono escolar; ou seja, permitirá saber se estas se devem à qualificação dos alunos que concorrem no nosso sistema de ensino, ao seu background económico e social ou se dependem, unicamente, do desempenho dos professores ou das escolas. Penso que a resposta é óbvia, que todos a conhecemos. E, portanto, é estar a "mandar areia para a cara das pessoas" dizer que esse insucesso de deve exclusivamente aos professores ou às escolas, fazendo reformas por despacho, e

Páginas Relacionadas
Página 0857:
0857 | I Série - Número 021 | 14 de Maio de 2005   O Sr. Pedro Mota Soares (C
Pág.Página 857
Página 0858:
0858 | I Série - Número 021 | 14 de Maio de 2005   da ciência, verificamos co
Pág.Página 858