O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0874 | I Série - Número 021 | 14 de Maio de 2005

 

Aplausos do BE.

Protestos da Deputada do PS Fernanda Asseiceira.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Teresa Caeiro.

A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: De facto, ouvem-se coisas extraordinárias às sextas-feiras de manhã, algumas das quais são verdadeiramente inesperadas. Ficámos, portanto, a saber que a avaliação e os exames são mecanismos de selecção social, ao contrário da avaliação contínua,…

Vozes do PCP e do BE: - Não sabiam?!

A Oradora: - … que, como é evidente, abrange toda a população, independentemente do contexto social.

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - Não sabiam?!

A Oradora: - Muito obrigada, ficámos a saber que, para o Bloco de Esquerda, os exames são um mecanismo de selecção social.

Aplausos do CDS-PP.

Srs. Deputados, o sistema educativo precisa de tudo menos de andar em constantes mudanças e solavancos, que afectam, nomeadamente, aquilo que parece preocupar tanto o PCP, que é a estabilidade emocional dos alunos e dos pais.
Mas, muito mais do que isso, Sr.ª Deputada Luísa Mesquita e Srs. Deputados do PCP, afecta a qualidade, o rigor e a exigência do nosso ensino, de cuja falta nos queixamos tão amargamente, mas que parece não preocupar VV. Ex.as.

O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): - Pois!

A Oradora: - É verdade que a marcação dos exames aconteceu num ano escolar com problemas no seu arranque, problemas que são conhecidos, mas que, entretanto, foram ultrapassados, como VV. Ex.as bem sabem.
Mas também é verdade que as aulas foram efectivamente dadas pelos professores e que os alunos estudaram as matérias e estavam presentes, independentemente do seu contexto social, Srs. Deputados,…

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - Muito bem!

A Oradora: - … na expectativa de que esses exames se realizassem. E agora, desculpem-me a repetição, teria de ser reavaliada a forma como esses alunos iriam ser avaliados.
Ora, Srs. Deputados, o CDS reafirma aqui hoje, de novo, a sua conhecida orientação, no sentido da existência de exames no fim de todos os ciclos, básico e secundário, e recomenda, aliás, provas internas mais frequentes e anuais.

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

A Oradora: - O CDS é favorável e defenderá a introdução progressiva de exames nacionais finais em todas as transições de ciclo,…

Vozes do CDS-PP: - Claro!

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - E no pré-escolar!…

A Oradora: - … no 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade.

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - E com reguadas e palmatórias!…

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - E a cantar o hino!…

Páginas Relacionadas
Página 0875:
0875 | I Série - Número 021 | 14 de Maio de 2005   A Oradora: - E dizemos ist
Pág.Página 875