O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1500 | I Série - Número 036 | 01 de Julho de 2005

 

No dia 27 de Junho - António Filipe, Ana Drago, José Soeiro, Henrique Rocha de Freitas, Armando Alves e Francisco Madeira Lopes.
No dia 28 de Junho - Miguel Tiago, João Teixeira Lopes, António Filipe; Heloísa Apolónia, Bernardino Soares, Susana Amador, Nuno Magalhães, Agostinho Lopes e Jorge Machado.
Em termos de expediente é tudo, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, deu entrada na mesa o voto n.º 18/X - De pesar pelo falecimento do Prof. Emídio Guerreiro, subscrito pelo PSD.
Cada grupo parlamentar terá dois minutos para se poder pronunciar sobre o voto, sendo o mesmo votado em seguida.
Tem a palavra a Sr.ª Secretária para proceder à respectiva leitura.

A Sr.ª Secretária (Rosa Maria Albernaz): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o voto é o seguinte:

A morte do Prof. Emídio Guerreiro representa o desaparecimento de um grande português, um grande democrata e um grande combatente pela Liberdade.
A luta pela Liberdade foi mesmo a grande causa da sua vida. Fê-lo em Portugal e no estrangeiro. Fê-lo antes e depois do 25 de Abril.
Sempre com a mesma convicção lutou contra Franco, Hitler e Salazar.
Teve um papel importante na construção da Democracia portuguesa, assumindo o cargo de Deputado à Assembleia Constituinte e o de Secretário-Geral do então PPD ao longo do "Verão quente", em 1975.
Não sendo hoje militante nem Deputado social-democrata, o Grupo Parlamentar do PSD recorda o seu empenho nos valores da Liberdade, da construção da Democracia e da solidariedade no nosso país, particularmente no período em que exerceu cargos no PPD.
No momento da sua perda, a Assembleia da República associa-se à dor dos seus familiares e amigos e expressa a sua profunda homenagem à memória do Prof. Emídio Guerreiro.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Fernando Rosas.

O Sr. Fernando Rosas (BE): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: O Bloco de Esquerda associa-se, naturalmente, a este voto de pesar.
O Prof. Emídio Guerreiro, em cuja festa do centésimo aniversário tive o privilégio de participar, foi um grande lutador da democracia, que atravessa grande parte da História política do século XX português.
Combateu a ditadura militar nos movimentos de Fevereiro de 1927 e posteriormente. Exilado em Espanha, combateu nas trincheiras da guerra civil do lado republicano e contra o franquismo. Novamente exilado e internado nos campos de concentração do sul de França, fugiu para integrar as fileiras da resistência francesa. Foi companheiro próximo do general Humberto Delgado, a cujo assassinato assistiu praticamente impotente e foi um dos primeiros a alertar para o seu desaparecimento e a denunciar a polícia política que o tinha executado. E ainda aparece, no início da política democrática pós 1974/1975, como dirigente do Partido Social-Democrata, tendo, só depois disso, abandonado a política.
É uma grande figura de civismo, de homem público e de democrata, que tive o privilégio de, quer como pessoa quer como historiador, entrevistar, que, naturalmente, no momento do seu desaparecimento, merece com toda a justiça a homenagem solene desta Câmara.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Quero associar-me, em meu nome e em nome da minha bancada, a este voto de pesar pela morte do Prof. Emídio Guerreiro. Julgo que é das situações em que se pode entender como mais adequada a apresentação de um voto de pesar.
O Prof. Emídio Guerreiro representa bem os valores que nesta Casa procuramos defender, de luta pela liberdade e pela democracia. Foi um resistente contra todas as formas de totalitarismo e de ditadura, que, em vários países, mas sobretudo em Portugal, empregou a sua vida na luta contra a ditadura, na luta pela democracia e na luta pela liberdade.
Penso que podemos dizer que, até ao fim da sua vida, o Prof. Emídio Guerreiro, mesmo tendo abandonado a vida estritamente político-partidária em 1975, nunca deixou de ter uma intervenção cívica, política e pública de altíssimo nível e importância, que julgo que, até ao fim dos seus dias, quis dar a todos os portugueses e a todos os que acompanharam o seu percurso.
Solidarizamo-nos, pois, com os seus familiares e com esta homenagem muito justa à memória do Prof. Emídio Guerreiro.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Mota Soares.

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Quero, obviamente, em nome

Páginas Relacionadas
Página 1542:
1542 | I Série - Número 036 | 01 de Julho de 2005   de causa, com critério de
Pág.Página 1542
Página 1543:
1543 | I Série - Número 036 | 01 de Julho de 2005   Aplausos do PS. Por
Pág.Página 1543
Página 1544:
1544 | I Série - Número 036 | 01 de Julho de 2005   O Orador: - De resto, cop
Pág.Página 1544
Página 1545:
1545 | I Série - Número 036 | 01 de Julho de 2005   sempre fomos contra e ago
Pág.Página 1545
Página 1546:
1546 | I Série - Número 036 | 01 de Julho de 2005   Aplausos do PS. Ent
Pág.Página 1546
Página 1547:
1547 | I Série - Número 036 | 01 de Julho de 2005   militante do Partido Soci
Pág.Página 1547