O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1987 | I Série - Número 043 | 07 de Setembro de 2005

 

A medida de ensino do Inglês é claríssima na proposta de protocolo, na proposta de regulamento. A medida de formação contínua de professores em Matemática está quantificada, vai começar em Outubro, envolve mais de 7000 professores e todas as escolas com responsabilidade de formação de professores de 1.º ciclo.
Portanto, não sei do que se fala quando se exige maior rigor na apresentação das medidas, porque, em minha opinião, mais rigor do que isto só pode haver com a concretização e esta ocorrerá a partir de Outubro.

Aplausos do PS.

Em relação aos exames de Matemática, o Sr. Primeiro-Ministro já manifestou por várias vezes a posição do Governo sobre esta questão. Tenho pena de ter falado em vão. Mas, repito, o País tem um problema grave com o ensino e a aprendizagem da Matemática. É preciso que todos tenhamos consciência disto, e é um problema que não se resolve com mais um exame ou com menos um exame.

O Sr. Pedro Duarte (PSD): - Não foi isso o que eu disse!

A Oradora: - Não é com isto que se resolve; isto foi o que o anterior governo fez. Ou seja, o anterior governo tinha um problema com o ensino e a aprendizagem da Matemática e colocou um exame, não fazendo mais nada. Tinha provas de aferição, tinha resultados dos exames do PISA, mas, em matéria de análise e revisão curricular, nada fez, e é isto que é preciso fazer.

Aplausos do PS.

Portanto, se não fui clara, vou repetir por forma a ser clara.
Srs. Deputados, os exames são instrumentos muito importantes para a avaliação dos alunos e para a avaliação do desenvolvimento curricular. Até esta data, em Portugal, tanto ao nível do ensino secundário como ao do ensino básico, os exames têm servido apenas para seriar alunos, para penalizar alunos, em momento algum serviram para fazer a análise e a revisão curricular que se exige,…

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Muito bem!

A Oradora: - … para fazer a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem que se exige. E, portanto, é isto que vamos fazer. Vamos manter os exames como medida de avaliação do que passa nas escolas, em termos de condições de ensino e de aprendizagem,…

Vozes do PSD: - Ah!…

A Oradora: - Mas os senhores só se interessam pelo exame! É inacreditável!

Protestos do PSD.

É inacreditável que eu tenha descrito quatro, cinco, seis medidas, que eu tenha apresentado um programa, que eu tenha dito que o problema é gravíssimo e que não se resolve com o exame e que os senhores continuem a insistir na "bandeira" do exame!

Protestos do PSD.

Óptimo, ficam com o exame!

Aplausos do PS.

Srs. Deputados, eu mando-lhes os resultados dos exames para os senhores se entreterem a olhar para os números dos alunos que repetem de ano, dos alunos que "chumbam", se isso vos dá um grande prazer e um grande gosto.
Sobre a colocação e a fixação dos professores, a medida já tinha sido anunciada, e é uma medida de natureza política da maior importância. Desde 1990, pelo menos, que consta de um relatório de avaliação do insucesso escolar como uma das medidas mais importantes de combate ao insucesso escolar e, até hoje, não tinha sido implementada. Pode ter sido intenção de vários governos implementá-la, acredito que sim, mas, até hoje, não foi implementada. De facto, até à data da fixação das normas do próximo concurso este problema tem de estar, e estará, tecnicamente resolvido.

Vozes do PS: - Muito bem!

Páginas Relacionadas
Página 1983:
1983 | I Série - Número 043 | 07 de Setembro de 2005   Se, no que diz respeit
Pág.Página 1983
Página 1984:
1984 | I Série - Número 043 | 07 de Setembro de 2005   alterações na gestão e
Pág.Página 1984