O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2815 | I Série - Número 060 | 11 de Novembro de 2005

 

Protestos do Deputados do BE João Teixeira Lopes.

Gostaria de esclarecer duas questões ao Sr. Deputado José Luís Ferreira, de Os Verdes.

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - E o ensino superior?

O Orador: - Já regresso às demais questões, se ainda me restar algum tempo.
Em primeiro lugar, já clarifiquei, em sede de comissão - e isso vai ser clarificado no texto -, que as contribuições para aposentação não se aplicam às universidades nem aos institutos politécnicos, aplicam-se exclusivamente àqueles institutos públicos que, neste momento, já estão a contribuir 10% para a Caixa Geral de Aposentações, e cuja contribuição passará a ser de 13%. Deixei este ponto absolutamente claro na discussão em sede de comissão, e repito-o aqui.
Em segundo lugar, repito também, o parecer favorável conjunto, dos Ministros da tutela e das Finanças, não diz respeito a cada contratação mas, sim, aos plafonds globais do despacho que, antes, era exclusivamente assinado pelo Ministro da tutela e que, agora, passa a ser assinado pelo Ministro da tutela e pelo Ministro das Finanças. Nada de mal vejo nisso.
Quanto à questão do subsídio de desemprego para o ensino superior, desde logo, esperamos que não haja desemprego no ensino superior, Sr. Deputado.

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - Já há!

O Orador: - Muito pouco, ou quase nenhum, Sr. Deputado!
Mas é evidente, já o repeti aqui, que o Governo tem este assunto na sua agenda. Se ele não for resolvido por esta Assembleia a tempo e horas, será resolvido pelo Governo, por decreto-lei.
A pergunta que me fez, Sr. Deputado João Teixeira Lopes, prendia-se com a iniciativa do Governo; com certeza, não se tratava de uma pergunta dirigida aos seus colegas do Parlamento.

O Sr. João Teixeira Lopes (BE): - Ou seja, vai ser aprovado agora!

O Orador: - Sr. Presidente, se bem entendo o quadro electrónico dos tempos, julgo que já tenho tempo negativo, e negativo significa abaixo de zero…

Risos.

É um conceito que, certamente, a Sr.ª Deputada Luísa Mesquita apreciará.

Aplausos do PS.

O Sr. Pedro Duarte (PSD): - Então, não responde?!

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado João Serrano.

O Sr. João Serrano (PS): - Sr. Presidente, se me permite, em primeiro lugar, gostaria de referir aqui a intervenção que o Sr. Deputado Mendes Mota fez há pouco, porque ela só veio demonstrar que, apesar de ontem, por duas vezes, o Sr. Deputado Marques Mendes ter dito que é ele que marca as posições do PSD enquanto seu Presidente, continuam a existir Deputados do PSD que não lhe reconhecem autoridade e, neste caso, razão. Isso foi algo que registei com muita atenção.

Aplausos do PS.

Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, Srs. Membros do Governo, Sr.as e Srs. Deputados, ao apreciarmos a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2006 no tocante à área da administração interna, uma ideia fica desde logo clara: o Governo consegue uma redução da despesa total consolidada em cerca de 2%.
A credibilidade da proposta radica também no facto de, ao contrário do Orçamento do Estado para 2005, não se verificar a suborçamentação das despesas de funcionamento da GNR e da PSP nem haver lugar à transição das dívidas dos subsistemas de saúde. Por outro lado, aumenta-se estrategicamente, em cerca de 57,6%, os investimentos do plano em relação à execução de 2005.
Se há área em que o Governo apresenta uma aposta clara é a da protecção civil.
De facto, a protecção civil regista um aumento de investimento que reflecte as várias reformas de fundo já anunciadas para este sector, designadamente no que toca à profunda reformulação do dispositivo de combate aos incêndios florestais.
Esta opção de fundo deve merecer de todos os portugueses um forte aplauso, tendo em atenção os graves

Páginas Relacionadas
Página 2811:
2811 | I Série - Número 060 | 11 de Novembro de 2005   É sabida a falta de pr
Pág.Página 2811
Página 2812:
2812 | I Série - Número 060 | 11 de Novembro de 2005   possível deduzir fisca
Pág.Página 2812