O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5249 | I Série - Número 114 | 21 de Abril de 2006

 

substituída pelo subsídio de desemprego, o que isto significa, na verdade, é que muitos destes jovens irão receber apenas um terço daquele que seria o vencimento oferecido por aquele posto de trabalho.

O Sr. Luís Fazenda (BE): - Exactamente!

A Oradora: - Dou-lhe um pequeno exemplo.
Na semana passada, o Museu da Lourinhã divulgou a oferta de um posto de trabalho para um jovem licenciado e oferecia, tão simplesmente, o salário mínimo nacional por uma semana de trabalho completa, com fins-de-semana e tudo. Ora, um terço do salário mínimo nacional anda à volta de 100 euros, Sr. Deputado. Diga-me: como é que vivem estes jovens?! Como é que pagam as refeições?! Como é que pagam o passe para os transportes?! Como é que vivem, durante seis meses, com um terço do salário?! Como é que se sobrevive nestas condições?!
A vossa proposta é uma falsa proposta de resolução do problema do desemprego.

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): - E qual é a vossa?!

A Oradora: - Aquilo que os senhores pretendem introduzir aqui é uma desvalorização do verdadeiro valor do trabalho. É isto que as vossas propostas representam!

Aplausos do BE.

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): - E quais são as vossas propostas?! Não têm!

O Sr. Luís Fazenda (BE): - Temos, temos!

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Agostinho Branquinho.

O Sr. Agostinho Branquinho (PSD): - Sr. Presidente, a Sr.ª Deputada Alda Macedo é do Porto, então sabe que, no mês de Março, foram "cortados" 1434 desempregados na cidade do Porto,…

O Sr. Hermínio Loureiro (PSD): - Sabia?!

A Sr.ª Alda Macedo (BE): - Os senhores manipularam os números do desemprego durante três anos!

O Orador: - … 1486 desempregados em Vila Nova de Gaia, 934 desempregados em Matosinhos, 567 desempregados na Maia e por aí fora, Sr.ª Deputada. Esta é a política de eliminar administrativamente o desemprego em Portugal que tem vindo a ser operada pela propaganda e pela manipulação do Partido Socialista.

Aplausos do PSD.

Protestos da Deputada do BE Alda Macedo.

Sr.ª Deputada, não vou fugir à questão que me colocou sobre o problema do subsídio de desemprego.
Nós, no PSD, sempre promovemos e defendemos a concertação social. Para nós, é importante o que se passa e os acordos que se conseguem alcançar no domínio da concertação social. E não é por hoje estarmos na oposição que começaremos a dizer o contrário daquilo que, durante muitos anos, sob governos da nossa iniciativa, conseguimos implementar no nosso país, que foi o princípio da concertação social. Isto, para nós, é importante, mesmo quando, porventura, não estamos de acordo com algumas das soluções que aí são encontradas.
Portanto, aquilo que lhe posso dizer, no que diz respeito ao resultado da concertação social, é que louvamos o esforço que aí foi feito e que esta será sempre a atitude responsável do PSD.

Aplausos do PSD.

Protestos do BE.

Mas, Sr.ª Deputada, volto a referir-lhe aquilo que disse ao Partido Socialista e ao CDS: o Bloco de Esquerda tem, hoje, uma excelente oportunidade para demonstrar que também está envolvido, que quer contribuir neste esforço importante para combatermos o desemprego de jovens licenciados.

A Sr.ª Alda Macedo (BE): - Com um terço, Sr. Deputado?! O que é que paga com 100 euros?!

Páginas Relacionadas
Página 5268:
5268 | I Série - Número 114 | 21 de Abril de 2006   Assim, a Assembleia da Re
Pág.Página 5268