O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5269 | I Série - Número 114 | 21 de Abril de 2006

 

Aplausos do PS.

… e a verdade parlamentar mostra-nos que o sistema não funciona fidedignamente.

Aplausos do PS.

Protestos do PSD e do CDS-PP.

Por isso, Sr. Presidente, em nome da verdade parlamentar, sugiro a V. Ex.ª que seja testada a verdade do voto de cada Deputado individualmente considerado.

Aplausos do PS.

Vozes do CDS-PP: - Agora?!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Mota Soares.

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): - Sr. Presidente, ao contrário do que agora aqui foi afirmado pelo Partido Socialista, temos o Sr. Presidente como primeiro garante da verdade democrática neste Parlamento.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

Por isso mesmo, Sr. Presidente, a partir do momento em que a presidência da Mesa nos indica que a votação electrónica está a funcionar fidedignamente e em boa fé, aceitamos a votação electrónica.

Protestos do PS, batendo com as mãos nos tampos das bancadas.

Estas têm de ser as regras de um Parlamento democrático, de um Parlamento moderno e de um Parlamento onde há verdade e transparência, Sr. Presidente!
Por isso mesmo, estamos com a Mesa nesta votação.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, nós, em boa verdade, temos um sistema regimental que nos obriga a uma votação por levantados e sentados, confirmada por voto electrónico. O mecanismo de que dispomos é o da votação por levantados e sentados, confirmada por voto electrónico, que foi aquele que foi anunciado e está presente no quadro electrónico.
Admito que o sistema de confirmação de presenças não seja suficiente para apurar o resultado de voto das presenças confirmadas que não puderam accionar o sistema electrónico; quando muito, assegura uma presença em Plenário.
Neste caso, pedia que os serviços facultassem aos Srs. Deputados que não têm o cartão electrónico…

Vozes do PS: - Não funcionam!

O Sr. Presidente: - Então, pode ter havido uma dificuldade que resulta do facto de terem introduzido o cartão electrónico depois de o sistema ter sido accionado.
Portanto, neste caso, para tranquilidade de todos, repetimos a votação electrónica.
Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Marques Guedes.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Sr. Presidente, como V. Ex.ª sabe - e toda a Câmara -, não existe a figura da repetição de votações.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Com certeza!

O Orador: - O Sr. Presidente, do lugar que ocupa - aí de cima -, deve ter verificado que, porventura, já houve entrada e saída de Deputados desde a realização da votação.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Hermínio Loureiro (PSD): - Exactamente!

Páginas Relacionadas
Página 5268:
5268 | I Série - Número 114 | 21 de Abril de 2006   Assim, a Assembleia da Re
Pág.Página 5268
Página 5291:
5291 | I Série - Número 114 | 21 de Abril de 2006   Protestos do PS. O
Pág.Página 5291