O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5738 | I Série - Número 124 | 18 de Maio de 2006

 

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Ainda para uma intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Odete Santos.

A Sr.ª Odete Santos (PCP): - Sr. Presidente, Sr. Ministro da Saúde, Srs. Deputados: Já está suficientemente definido o objectivo e o âmbito da proposta de lei, com a qual concordamos na generalidade, porque os fundamentos da mesma não são economicistas, mas, sim, éticos.
Daí também que o discurso do PCP seja um em relação às medidas que o Sr. Ministro tem tomado na área da saúde e que relativamente a esta proposta de lei, que se funda na ética e na solidariedade entre as pessoas a posição do PCP, seja outro.
Na generalidade, concordamos com a proposta de lei e assinalamos mesmo, a propósito, que em relação à doação de órgãos por parte de menores, a Convenção de Oviedo é mais restritiva do que a lei de 1993, e essa reserva, pelo menos, devia ter sido posta na Convenção, uma vez que nela se exige que seja só para irmãos ou irmãs. E tal como anunciou e disse em dois pareceres o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, a posição da lei portuguesa é a preferível.
Este problema nasce da realização de um acto médico para além de qualquer utilidade terapêutica do dador, pois o benefício é apenas para o que recebe o órgão. E a dádiva desse órgão por um dador vivo funda-se no princípio ético da solidariedade a que os cidadãos estão obrigados entre si, e ela é mais marcada relativamente aos mais vulneráveis. Este dever de solidariedade radica-se, por sua vez, no facto de que os homens não existem psicológica, cultural e economicamente sem o que recebem de outros seres humanos ao longo de toda a sua vida e não apenas na infância. Esta interdependência entre os seres humanos está na base dos próprios princípios éticos. A dignidade humana de cada um de nós é, afinal de contas, proveniente do reconhecimento pela sociedade dessa dignidade. E a nossa própria autonomia é, ela própria, proveniente, paradoxalmente, do consenso de todos. O valor da solidariedade é, assim, o reconhecimento de uma dívida de assistência para com os outros. Constrói-se a autonomia, recebendo-a da sociedade.
Há, às vezes, conflitos entre essa autonomia e o princípio da solidariedade que têm de ser resolvidos, nomeadamente nesta proposta de lei. Mas a verdade é que a história da Humanidade glorificou aqueles que sacrificaram a sua saúde ou, até, a vida, a sua autonomia, para virem em socorro de outros, ou num acto anónimo, por exemplo de um bombeiro, ou, até, num acto mais conhecido e que perdurará sempre daqueles que sacrificaram a vida para entregar à Humanidade o produto das suas descobertas científicas.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Muito bem!

A Oradora: - É claro que a lei deve ter, e tem, de uma maneira geral, limite do seu sacrifício: é preciso que o benefício para o que recebe o órgão seja suficientemente importante, e esse benefício tem gradações, consoante o órgão que é doado.
É claro que o dador tem de ter liberdade de escolha, tem de ser informado.
É claro que se têm de prevenir pressões morais da própria família, às vezes pouco aceitáveis.
O princípio da solidariedade é idealmente incondicional - idealmente -, porque é sobre este princípio que se funda a igualdade de todos os seres humanos, e esta é um conquista ética de toda a Humanidade; mas trata-se de um ideal frágil, como os factos desde sempre o comprovaram.
Foram aqui invocados exemplos, que são verdadeiros, de negócio de órgãos, de disposição de partes do corpo, nomeadamente pelos pobres, para serem objecto de transplante noutras pessoas. Isso é verdade e deve ser combatido!
Há várias maneiras de o combater: há o Direito Penal, mas há uma outra, de que até esta hora ainda não ouvi falar, que é o verdadeiro combate à pobreza…

Vozes do PCP: - Muito bem!

A Oradora: - … para que as pessoas não tenham de recorrer a essa alienação da sua dignidade - do seu corpo - para poderem sobreviver!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Muito bem!

A Oradora: - Este é o facto mais importante neste combate, e no combate a raptos - que também os há, em que são extraídos órgãos de pessoas para serem vendidos -, o combate ao fenómeno criminoso.
O recurso ao dador vivo deve apresentar benefícios superiores ao recurso a órgãos tecidos e células de cadáveres, ou a outras soluções alternativas, como consta da proposta de lei.
Já foram referidos pelo Sr. Ministro da Saúde dados que consideramos importantes, que também acompanham, por exemplo, os dados que se conhecem da Fundação Eurotransplante, a Eurotransplant International Foundation, que é efectivamente uma estagnação, às vezes, até, um decréscimo dos dadores

Páginas Relacionadas
Página 5730:
5730 | I Série - Número 124 | 18 de Maio de 2006   custos da investigação.
Pág.Página 5730
Página 5731:
5731 | I Série - Número 124 | 18 de Maio de 2006   tecidos não regeneráveis.
Pág.Página 5731
Página 5732:
5732 | I Série - Número 124 | 18 de Maio de 2006   Theory and Moral Practice,
Pág.Página 5732
Página 5733:
5733 | I Série - Número 124 | 18 de Maio de 2006   personalidade do indivíduo
Pág.Página 5733
Página 5734:
5734 | I Série - Número 124 | 18 de Maio de 2006   de lucro ou objecto de com
Pág.Página 5734
Página 5735:
5735 | I Série - Número 124 | 18 de Maio de 2006   Proíbe-se expressamente, S
Pág.Página 5735
Página 5736:
5736 | I Série - Número 124 | 18 de Maio de 2006   A definição relativamente
Pág.Página 5736
Página 5737:
5737 | I Série - Número 124 | 18 de Maio de 2006   confidencialidade, ou seja
Pág.Página 5737
Página 5739:
5739 | I Série - Número 124 | 18 de Maio de 2006   mortos: o aumento da taxa
Pág.Página 5739
Página 5740:
5740 | I Série - Número 124 | 18 de Maio de 2006   passar em 2006. Teremos to
Pág.Página 5740